Rússia poderá estar a instalar base aérea avançada na Síria

Fernando Serna / Wikimedia

Dois bombardeiros Tupolev Tu-95 Bear-H e um Antonov AN-124 Condor (ao fundo) da Força Aérea da Rússia. Em primeiro plano, um bombardeiro pesado B-52H Stratofortress da USAF

Pelo menos três aviões de transporte militares russos aterraram na Síria nos últimos dias, disseram dirigentes dos EUA da área da Defesa à AFP, quando Washington se inquieta com um eventual envolvimento de Moscovo no país.

Dois dos aviões são aparelhos de carga Antonov 124 Condor e o terceiro é de transporte de passageiros, ainda segundo estas fontes.

Os aviões aterraram num aeroporto da região de Latakia, no noroeste, um bastião do regime do Presidente Bashar al-Assad.

Os russos também colocaram nesta zona instalações provisórias, com capacidade de abrigar “centenas de pessoas”, e equipamento aeroportuário.

“Tudo isto sugere a instalação de uma base aérea avançada”, prosseguiu uma das fontes, especificando que não tinha informações sobre a eventual presença de armas russas no local.

O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, falou no sábado com Serguei Lavrov, o seu homólogo russo, para lhe transmitir o seu receio de um risco de “escalada” do conflito, se Moscovo se envolver militarmente ao lado das tropas de Al-Assad, segundo o Departamento de Estado.

O regime de Damasco desmentiu a presença das tropas ou de atividades militares russas em solo sírio, depois de conhecidas as inquietações norte-americanas sobre um eventual envolvimento de Moscovo no país em guerra.

A Federação Russa garantiu, por seu lado, que “nunca escondeu que fornece equipamentos militares às autoridades sírias para lutar contra o terrorismo”, mas não quis detalhar a ajuda de Moscovo a Damasco.

/Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Eu não sei como se resolve, mas que tem de se parar este flagelo da guerra, do EI e desta migração descontrolada, não há dúvida.

  2. AIIIIIIii mamamiaa,e ainda a CHINA diz que se a 3ª GUERRA MUNDIAL se der que esta preparada, uiui vai-la vaiii…
    Mais guerra do que esta que se esta a dar !!??….e ainda na se generalizou a todo o PLANETAA õ.õ so vain acontecendo aos bocados, como disse o PAPA FRANCISCO, quando se generalizarrr ,uiuiui aiaiaiai,vai-la vaiii até aCUBATA BARRACA vai abanarrrr………ççççç

RESPONDER

"Janelas de Vinho". Itália ressuscita tradição do tempo da peste

Centenas de bares e restaurantes italianos "ressuscitaram" a tradição antiga das chamadas "Janelas de Vinho" durante a pandemia de covid-19, tentando assim servir os seus clientes com o mínimo contacto pessoal. A tradição remonta aos …

Um dos maiores telescópios do mundo ficou gravemente danificado devido a um cabo partido

O radiotelescópio de Arecibo, um ícone da busca para entender o Universo, sofreu graves danos como resultado do rompimento de um cabo. A causa da quebra e quanto tempo o telescópio demorará a ser consertado …

Pumpkin Island já custou 78 dólares. Agora pode comprá-la por 17 milhões

Se ainda não decidiu onde passar férias fica aqui uma dica: uma ilha privada na costa da Austrália está à venda por 17 milhões de dólares (cerca de 14,5 milhões de euros). A Pumpkin Island …

Desaparecem oito mulheres por dia no Peru, mais três do que antes da pandemia

O número de mulheres desaparecidas no Peru, um fenómeno endémico no país, subiu de cinco por dia, em média, para oito, desde a quarentena decretada para travar a pandemia de covid-19, indicou o provedor de …

EUA já gastaram quase tanto com a covid-19 como com a II Guerra Mundial

Até ao momento, os Estados Unidos da América gastaram quase tanto com a pandemia de covid-19 como gastaram com a II Guerra Mundial. A Segunda Guerra Mundial travou-se entre 1939 e 1945 e deixou milhões de …

Sporting recusou proposta de 32 milhões por Joelson Fernandes

O Sporting CP rejeitou uma proposta de 32 milhões de euros do Arsenal por Joelson Fernandes. Os 'leões' pedem 45 milhões pelo jovem extremo de 17 anos. Continua o leilão pela promessa sportinguista Joelson Fernandes. Depois …

CIA tentou desenvolver um "drone-pássaro" nuclear para espiar a União Soviética na Guerra Fria

Durante a Guerra Fria, a CIA tentou desenvolver um drone nuclear do tamanho de um pássaro para espiar a União Soviética e outros países do bloco comunista. Porém, o projeto nunca foi concluído. De acordo com …

Para combater o desperdício, China acaba com os banquetes tradicionais

Conhecidos pela gastronomia e pelo bom apetite, os chineses terão de adotar a austeridade, invertendo a tradição, que exige que sejam servidos à mesa tantos pratos quantos forem os convidados e mais um. A nova regra …

Com apenas 4 dólares é possível dormir na última Blockbuster. E ainda participa na festa pijama

Já sente saudades de sair de casa para ir alugar um filme e comprar umas pipocas? A última loja da icónica Blockbuster está agora disponível no Airbnb. A antiga loja da cadeia americana pode ser …

Espanha com quase mais 3.000 novos casos. É o maior aumento desde maio

Espanha registou o maior número de infeções de covid-19 desde o final de maio, com 2.935 novos casos nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde, ressalvando que o balanço inclui dados de Madrid …