/

Rússia obrigada a devolver medalhas de 2008

1

limck / Flickr

O quarteto russo Evgeniya Polyakova, Aleksandra Fedoriva, Yulia Gushchina e Yuliya Chermoshanskaya

O quarteto russo Evgeniya Polyakova, Aleksandra Fedoriva, Yulia Gushchina e Yuliya Chermoshanskaya

O Comité Olímpico Internacional decidiu retirar as medalhas de ouro de Pequim 2008, referentes à estafeta feminina 4×100 metros, por ter encontrado duas substâncias proibidas na atleta Yuliya Chermoshanskaya.

Novas análises detetaram que Yuliya Chermoshanskaya correu a estafeta nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, sob o efeito de esteroides.

Por isso, o Comité Olímpico Internacional ordenou esta terça-feira que a Rússia devolva as medalhas de ouro conquistadas pela equipa de atletismo na estafeta feminina 4×100 metros.

Recorde-se que o COI guarda as amostras dos atletas durante uma década para as poder voltar a testar anos mais tarde.

Após a reanálise das amostras à atleta russa, de 30 anos, o teste deu positivo para Stanozolol e Turinabol, duas substâncias proibidas.

A estafeta russa de 4×100 metros perde assim as medalhas conquistadas há oito anos. Em segundo lugar na prova tinha ficado a equipa belga, seguida pela Nigéria.

A equipa também é desqualificada da estafeta, pelo que “as medalhas e os diplomas correspondentes são retirados e deverão ser devolvidos”, refere o comunicado.

Move

1 Comment

  1. Que noticia de treta. Amostras guardadas 10 anos? Porque não e 20 ou 30 ou melhor 100. Depois vamos eventualmente saber que todos recordes mundiais foram feitos depois de fumar um charro. Guardas, acesso, imparcialidade das pessoas que guardaram material durante 10 anos?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.