Rússia não descarta terrorismo em queda de avião no Mar Negro

Adrian Pingstone / Wikimedia

Avião Tupolev Tu-154 da Russian Airlines

As autoridades russas estão a trabalhar em sete hipóteses diferentes para determinar as causas do acidente que envolveu o avião militar que caiu no domingo no Mar Negro este domingo, e uma delas é a de atentado terrorismo.

Segundo revelou esta quinta-feira o Ministério da Defesa da Rússia, a hipótese de um acto de terrorismo é uma das que está a ser considerada como causa da queda, este domingo, de avião militar russo Tupolev Tu-154.

Embora os dados recolhidos pelas caixas-pretas  permitam concluir que não houve explosão a bordo da aeronave, está a ser considerada a possibilidade de falha mecânica provocada de forma propositada.

“Após uma primeira análise das caixas-pretas, concluímos que não houve explosão a bordo. Mas, além de uma explosão, poderia haver uma ação mecânica de qualquer tipo”, disse o chefe de segurança das Forças Aeroespaciais da Rússia, Sergei Bainetov, citado pela agênca EFE.

“Um atentado terrorista não tem que estar necessariamente associado a uma explosão a bordo”, explicou Bainetov.

“Cada acidente aéreo tem muitos aspectos. As causas podem ser apontadas tanto a um factor humano, como a aspectos técnicas ou às condições externas”, afirmou o militar.

No início das investigações sobre as circunstâncias do acidente, a comissão governamental trabalhava com mais de 15 hipóteses para o ocorrido. No entanto, após uma primeira análise das duas caixas-pretas, as possibilidades foram reduzidas a 7, entre elas a de atentado terrorista.

As primeiras conclusões oficiais sobre as causas da tragédia só serão conhecidas dentro de um mês.

A primeira análise à caixa negra do avião, encontrada esta terça-feira, apontava para erro humano.

No entanto, as autoridades confirmaram que houve um falha técnica instantes antes da queda do avião no mar.

“É óbvio que houve um falha técnica, mas as suas causas devem ser esclarecidas pelos especialistas”, disse o ministro dos Transportes da Rússia, Maxim Sokolov.

O Tu-154 militar russo caiu nas águas do Mar Negro instantes após partir do aeroporto da cidade de Sochi, onde tinha feito uma breve escala para reabastecer combustível.

A bordo da aeronave viajavam 64 membros do Coro do Exército Vermelho da Rússia, 9 jornalistas, 8 militares, 8 tripulantes, 2 funcionários e a famosa médica Elizaveta Glinka.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A cura para todos os tipos de cancro pode estar no nosso sistema imunitário

Em laboratório, uma equipa de cientistas da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, conseguiu usar células do nosso próprio corpo para matar células cancerígenas. O nosso sistema imunitário é a defesa natural do nosso organismo contra …

Foi um asteróide (e nada mais do que um asteróide) que dizimou os dinossauros

Uma equipa internacional de cientistas acaba de reafirmar que foi um asteróide - e nada mais do que este corpo rochoso - que dizimou os dinossauros da face da Terra há cerca de 66 milhões …

Descoberta classe de objetos bizarros perto do enorme buraco negro da Via Láctea

Astrónomos da Iniciativa Órbitas do Centro Galáctico da UCLA (Universidade da Califórnia) descobriram uma nova classe de objetos bizarros no centro da Via Láctea, não muito longe do buraco negro supermassivo chamado Sagitário A*. "Estes objetos …

David Lynch lança curta-metragem no Netflix em dia de aniversário

O realizador norte-americano lançou no Netflix, esta segunda-feira, uma curta-metragem de 17 minutos. David Lynch lançou, esta segunda-feira, no dia do seu 74.º aniversário, uma curta-metragem de 17 minutos no Netflix, escreve o jornal Público. "What Did …

Dois homens confessam ter roubado (e depois devolvido) quadro de Klimt

A dupla de assaltantes disse que tinha roubado a pintura, em fevereiro de 1997, e que a devolveu "como um presente para a cidade". Dois homens confessaram ter roubado, e logo depois devolvido, a pintura de …

Ozzy Osbourne revela que tem Parkinson

O músico britânico, de 71 anos, revelou, esta terça-feira, que foi diagnosticado com a doença de Parkinson. De acordo com o The Guardian, Ozzy Osbourne fez esta revelação durante uma entrevista no programa Good Morning America, …

Jorja Smith regressa ao NOS Alive em 2020

A cantora britânica é a mais recente confirmação do NOS Alive 2020. O Passeio Marítimo de Algés volta assim a receber Jorja Smith pelo segundo ano consecutivo. “A artista que fez história com um dos concertos …

Confirmada a autenticidade de um raro auto-retrato de Van Gogh

Os principais especialistas holandeses da obra de Van Gogh concluíram que um auto-retrato de 1889 foi realmente pintado pelo artista. A notícia é avançada pelo jornal local holandês Dutch News, que recorda que a autenticidade desta …

Serviço de streaming Disney+ chega a Portugal no verão

O serviço de streaming da Disney chega à Europa a 24 de março. Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Itália, Espanha, Áustria e Suíça serão os primeiros países a receber o Disney+. Em Portugal, a plataforma …

Tal como os cães, lobos bebés também brincam ao "busca" (e surpreendem os cientistas)

Brincar ao "busca" com o seu cão não é tão fácil como parece. É uma habilidade tão avançada que muitos cientistas acreditam que só terá aparecido após milhares de anos de domesticação. No entanto, isto pode …