Rússia classifica movimento jovem como grupo terrorista. Membros podem ser condenados a 12 anos de prisão

Yuri Kochetkov / EPA

A Rússia colocou na lista negra um movimento informal que está a atuar como uma organização extremista e a recrutar jovens para o crime. A decisão da Supremo Tribunal equipara o AUE ao Estado Islâmico e aos Talibã.

Segundo noticiou a Interfax, citada pelo Moscow Times, o grupo AUE tem por base a cultura prisional e é composto maioritariamente por crianças e adolescentes comandados indiretamente por criminosos adultos. As autoridades alertaram que o grupo “representa uma ameaça real à vida e à saúde dos cidadãos, da sociedade e do estado”.

“O Supremo Tribunal russo concedeu o pedido do Gabinete do Procurador-Geral da Rússia e declarou” o AUE como um grupo “extremista”, banindo “a sua atividade”, disseram à Interfax os promotores públicos.

“O tribunal concluiu que o AUE é uma organização bem gerida e estruturada. Os membros do AUE, de acordo com o Gabinete do Procurador-Geral, cometeram crimes extremistas e motins em massa”, acrescentaram.

A atividade do AUE é “baseada na ideologia criminosa e extremista e representa uma ameaça real à vida e à saúde dos cidadãos”, disse o Ministério Público. Crianças e adolescentes foram ativamente recrutados para o movimento, acrescentou, porque “a sua psique é mais suscetível a efeitos destrutivos”.

Em anonimato, uma autoridade contou à agência estatal TASS que o AUE tem 34 mil membros ativos em 40 regiões russas, sendo que 40% têm entre 13 e 17 anos. Os seus membros podem ser condenados a até 12 anos de prisão sob a acusação de organizar um grupo extremista.

Em 2016, o conselho presidencial de direitos humanos levantou preocupações sobre o AUE, alegando que os seus membros foram forçados a doar dinheiro para prisioneiros em 18 regiões do país.

Este ano, as autoridades da região de Tyumen, na Sibéria, lançaram uma investigação interna após a divulgação de um vídeo de agentes da polícia local a comemorar a promoção de um colega no AUE.

Já em em 2019, um tribunal em Voronezh, no sul de Moscovo, declarou o AUE como uma ameaça constitucional à Rússia, visto que coloca a chamada “filosofia do ladrão e o código prisional” acima do sistema judicial do país.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A lava do vulcão de Las Palmas já destruiu mais de 200 casas, mas uma permanece intacta na devastação

Como se protegida por um manto de invencibilidade, a construção escapou à força da lava que a serpenteou para felicidade dos seus proprietários, um casal de reformados dinamarquês que escolheu fixar-se naquele território precisamente pela …

Talibãs retomam execuções e amputação de mãos como punição

Os Talibãs voltarão às execuções e à amputação de mãos como forma de punição, avançou um dos fundadores do grupo, Nooruddin Turabi, indicando que as represálias nem sempre ocorrerão em público. À Associated Press, Turabi alertou …

EUA e UE precisam "enfrentar juntos" a crise climática, diz Timmermans

O vice-presidente executivo da Comissão, Frans Timmermans, encarregado de supervisionar a acordo, pediu na segunda-feira uma atuação conjunta dos Estados Unidos (EUA) e da União Europeia (UE) para lidar com a crise climática e outras …

Transações com criptomoedas passam a ser ilegais na China

O banco central da China declarou ilegais todas as transações que envolvam a bitcoin e outras moedas virtuais, intensificando uma campanha para bloquear o uso de dinheiro digital não oficial. Após o anúncio, revelou esta sexta-feira …

Eduardo Bolsonaro e dois ministros de Estado testam positivo à covid-19

O filho do Presidente do Brasil, que também é deputado federal, é o terceiro membro da delegação brasileira que viajou para os EUA a testar positivo para a covid-19. O deputado federal brasileiro Eduardo Bolsonaro, filho …

Avião russo invade espaço aéreo da Estónia pela sexta vez este ano

A Estónia informou na quinta-feira que um avião da força aérea russa violou o seu espaço aéreo, sendo o sexto incidente do género este ano. A intrusão terá ocorrido ao meio-dia de quarta-feira, quando o avião …

Abel montou uma "equipa pequena, a jogar sempre com receio"

Opinião proveniente do Brasil lamenta a forma como o campeão sul-americano se apresenta em campo. É campeão sul-americano, por ter vencido a última Copa Libertadores, está a um jogo de estar novamente na final da Libertadores …

Pandemia com tendência decrescente nos serviços de saúde e na mortalidade

Portugal regista uma situação pandémica de “intensidade moderada”, mas com uma tendência decrescente da pressão sobre os serviços de saúde e na mortalidade associada à covid-19, refere o relatório das “linhas vermelhas” hoje divulgado. Segundo a …

Vacinas da gripe vão ser dadas nos centros de vacinação covid-19

Os centros de vacinação usados para administrar as vacinas contra a covid-19 vão também passar a ser usados para vacinar contra a gripe. Numa nota enviada às redações, a task force anunciou que os centros de …

Irmã de Kim Jong-un diz que acabar com a Guerra da Coreia é uma "ideia admirável"

Esta sexta-feira, Kim Yo-jong, irmã do líder norte-coreano Kim Jong-un, disse que o país está disposto a retomar as conversações com a Coreia do Sul se o vizinho não provocar o Norte com políticas hostis. Ri …