Rússia classifica movimento jovem como grupo terrorista. Membros podem ser condenados a 12 anos de prisão

Yuri Kochetkov / EPA

A Rússia colocou na lista negra um movimento informal que está a atuar como uma organização extremista e a recrutar jovens para o crime. A decisão da Supremo Tribunal equipara o AUE ao Estado Islâmico e aos Talibã.

Segundo noticiou a Interfax, citada pelo Moscow Times, o grupo AUE tem por base a cultura prisional e é composto maioritariamente por crianças e adolescentes comandados indiretamente por criminosos adultos. As autoridades alertaram que o grupo “representa uma ameaça real à vida e à saúde dos cidadãos, da sociedade e do estado”.

“O Supremo Tribunal russo concedeu o pedido do Gabinete do Procurador-Geral da Rússia e declarou” o AUE como um grupo “extremista”, banindo “a sua atividade”, disseram à Interfax os promotores públicos.

“O tribunal concluiu que o AUE é uma organização bem gerida e estruturada. Os membros do AUE, de acordo com o Gabinete do Procurador-Geral, cometeram crimes extremistas e motins em massa”, acrescentaram.

A atividade do AUE é “baseada na ideologia criminosa e extremista e representa uma ameaça real à vida e à saúde dos cidadãos”, disse o Ministério Público. Crianças e adolescentes foram ativamente recrutados para o movimento, acrescentou, porque “a sua psique é mais suscetível a efeitos destrutivos”.

Em anonimato, uma autoridade contou à agência estatal TASS que o AUE tem 34 mil membros ativos em 40 regiões russas, sendo que 40% têm entre 13 e 17 anos. Os seus membros podem ser condenados a até 12 anos de prisão sob a acusação de organizar um grupo extremista.

Em 2016, o conselho presidencial de direitos humanos levantou preocupações sobre o AUE, alegando que os seus membros foram forçados a doar dinheiro para prisioneiros em 18 regiões do país.

Este ano, as autoridades da região de Tyumen, na Sibéria, lançaram uma investigação interna após a divulgação de um vídeo de agentes da polícia local a comemorar a promoção de um colega no AUE.

Já em em 2019, um tribunal em Voronezh, no sul de Moscovo, declarou o AUE como uma ameaça constitucional à Rússia, visto que coloca a chamada “filosofia do ladrão e o código prisional” acima do sistema judicial do país.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Os antigos compadres zangaram-se de vez. Trump puxa os cordelinhos nos bastidores para correr com McConnell

A relação de altos e baixos entre os dois azedou de vez depois de McConnell ter reconhecido a vitória de Joe Biden. Trump quer agora que um Republicano concorra contra McConnell pelo cargo da liderança …

Bombeiros embrulharam a maior árvore do mundo em papel de alumínio. Tudo para a proteger

O incêndio consumiu milhares de acres na Califórnia e o National Park Service viu-se obrigado a intensificar os seus esforços para proteger as jóias naturais, incluindo as maiores árvores do mundo. Os incêndios Colony e Paradise …

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …

Crise da energia obriga UE a enfrentar dependência do gás natural

Os países europeus estão a tentar proteger os consumidores de energia, numa região onde, desde o início do ano, os preços do gás aumentaram 250%, resultado de uma série de forças económicas, naturais e políticas.  Na …

Companhia de aviação privada oferece voo de 20 mil dólares para reunir uma família separada pela pandemia

A empresa de aviação privada Tradewind Aviation está a comemorar o seu 20.º aniversário de uma forma original: vai dar um voo no valor de 20 mil dólares (cerca de 17 mil euros) para reunir …

Mais de 60 pinguins morrem na África do Sul após ataque de abelhas

Dezenas de pinguins-africanos ameaçados de extinção foram mortos por um enxame de abelhas na África do Sul, na passada sexta-feira. Segundo a CNN, 63 pinguins-africanos, uma espécie ameaçada de extinção, foram encontrados mortos na sexta-feira numa …

Macron e Modi manifestam vontade de "agir em conjunto" após disputa submarina

O Presidente Emmanuel Macron discutiu a cooperação na região Indo-Pacífico com o primeiro-ministro indiano Narendra Modi, esta terça-feira. O Presidente francês, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, conversaram esta terça-feira, em plena crise dos …

Académica treme: salários, último lugar e treinador de saída

Clube de Coimbra, tal como o Boavista, terá de comprovar que tem cumprido no pagamento dos salários. Em campo, mais uma derrota complicou a situação de Rui Borges. Ainda não há muitos anos, a Académica apareceu …