Rússia avisa marinha britânica para evitar navegar novamente perto da Crimeia

O vice-secretário do Conselho de Segurança da Rússia, Mikhail Popov, alertou na quarta-feira o Reino Unido para não navegar novamente com os seus navios de guerra perto da Crimeia, a menos que queira que os seus tripulantes “se magoem” nessas movimentações.

Em junho, o navio de guerra britânico HMS Defender navegou em águas territoriais ucranianas perto da Crimeia, indicando que o fez seguindo as regras de liberdade de navegação internacionalmente reconhecidas, noticiou a agência Reuters.

A Rússia anexou a Crimeia em 2014, defendendo que as águas ao redor daquele território pertencem agora a Moscovo, apesar da maioria dos países continuar a reconhecer a península como ucraniana.

Em entrevista ao Rossiiyskaya Gazeta, Popov disse que o comportamento da Reino Unido e a sua reação subsequente ao incidente foram desconcertantes. Criticou ainda as sugestões do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e do ministro dos Negócios Estrangeiros, Dominic Raab, de que o incidente poderia se repetir.

“Ações semelhantes serão frustradas com os métodos mais duros, independentemente da lealdade do violador ao estado. Sugerimos que os nossos oponentes pensem bem se vale a pena organizar tais provocações, dadas as capacidades das forças armadas russas”, sublinhou Popov.

“Não são os membros do governo britânico que estarão nos navios e embarcações”, afirmou, acrescentando: “E é nesse contexto que quero fazer uma pergunta a Boris Johnson e Dominic Raab – o que eles dirão às famílias dos marinheiros britânicos que se magoarão em nome de tão ‘grandes’ ideais?”.

  Taísa Pagno //

PARTILHAR

RESPONDER

Há destino para Solskjaer

Quando for despedido do Manchester United, Ole Gunnar Solskjær será seleccionador da Noruega (após uma pausa). A continuidade de Ole Gunnar Solskjær no Manchester United não está garantida. Há algum tempo que a capacidade do norueguês …

Há três anos que chove nos corredores da urgência do hospital de Setúbal

Há três anos que chove nos corredores da urgência do hospital de Setúbal. Sindicalistas alertam para a situação precária vivida pelos profissionais de saúde sadinos. O "estado de calamidade" em vários hospitais pelo país inteiro não …

O dono do Boavista, Gerárd Lopez.

Dono do Boavista investiu 15 milhões e desabafa: "podiam chegar aqui 11 Messis..."

Gerárd Lopez, dono do Boavista, diz que investiu 15 milhões de euros no clube e explica os maus resultados da equipa na época passada, em que por pouco não desceu de divisão. O Boavista estará a …

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Os dados estão lançados e o calendário traçado. Eis os próximos passos da crise política até às (possíveis) eleições antecipadas

De acordo com as declarações recentes do Presidente da República e da própria lei eleitoral para a Assembleia da República, e caso se confirme a dissolução do Parlamento, o país deve ir a votos logo …

Dyego Souza, lembra-se? Um hat-trick após mais de 2 anos em branco

Internacional português foi fundamental na vitória do Almería. Não marcava qualquer golo desde Setembro de 2019, incluindo a sua passagem pelo Benfica. Dyego Sousa, 32 anos, avançado brasileiro que chegou a Portugal ainda adolescente, voltou aos …

Na Roménia, quem não foi vacinado é sujeito a recolher obrigatório durante a noite

A Roménia proibiu as pessoas que não foram ainda vacinadas contra a covid-19 de saírem de casa entre as 22h e as cinco da manhã. Durante este horário, os habitantes que não apresentarem um certificado de …

Tribunal de Contas alerta para risco de incumprimento do PRR

O Tribunal de Contas (TdC) alerta, esta terça-feira, para o risco de incumprimento do Programa de Recuperação e de Resiliência (PRR). "No período compreendido entre 2014 e 2020, o PT2020 registou sempre baixas taxas de execução, …

Sporting e FC Porto trocaram jogadores por 11 milhões de euros

Sporting CP e FC Porto trocaram jogadores entre si, pagando 11 milhões de euros cada. Marco Cruz rumou a Alvalade, enquanto Rodrigo Fernandes transferiu-se para o Dragão. Em comunicado enviado à CMVM, o Sporting CP divulgou …

José Sena Goulão / Lusa

PSD e CDS marcham ao ritmo de uma crise política — e já se fala em eleições internas

O cenário de crise política serviu de tónico para PSD e CDS começarem a estudar a escolha das suas lideranças face a legislativas antecipadas. Especulam-se eleições internas, tanto para sociais-democratas como para centristas. A dois dias …

Pescadores indonésios podem ter encontrado a mitológica "Ilha do Ouro"

Pescadores indonésios encontraram um tesouro que pode revelar a localização da mitológica "Ilha do Ouro", cujos governantes acumularam riquezas lendárias. O Império Serivijaia foi um antigo império malaio da ilha de Sumatra, no sudeste asiático, com …