Rússia já reservou os melhores territórios da Lua

Dennis M. Davidson / NASA

Conceito artístico de uma base lunar, com astronautas e um rover lunar semelhante aois 3 usados nos programas Apollo da NASA

Conceito artístico de uma base lunar, com astronautas e um rover lunar semelhante aos 3 usados nos programas Apollo da NASA

O jornal russo Izvestia revelou esta quinta feira que a agência espacial russa Roscosmos já preparou, em conjunto com a Academia de Ciências da Rússia, uma estratégia para a exploração da Lua – e reservou os melhores lugares.

De acordo com um documento divulgado pelo Izvestia, a Roscosmos já definiu o Programa Lunar da Rússia, de acordo com o qual o objectivo do país consiste em ocupar a região mais lucrativa da Lua – em particular, o Polo Sul do nosso satélite.

Segundo o jornal, já na primeira metade deste século irá começar uma competição das potências espaciais – Estados Unidos, Rússia e China – pela posse dos melhores territórios lunares, nos quais serão criadas no futuro estações de investigação científica.

“Os critérios de escolha destes territórios serão o maior período de iluminação e a existência nas suas imediações de depósitos de gelo de água”, antevê o documento da Roscosmos, citado pelo periódico.

Segundo a RVR, o documento antecipa também que o desbravamento do Polo Sul da Lua venha a ser realizado em três etapas.

Em primeiro lugar serão efectuados voos de reconhecimento e o primeiro pouso. Seguidamente, haverá lugar à criação de um polígono de circunscrição.

Finalmente, numa terceira fase, terá lugar a construção de uma base lunar.

De acordo com os planos russos, no polígono lunar serão instaladas estações de monitorização da Terra, pavilhões de suporte de vida e instalações médico-biológicos destinados à preparação de uma expedição a Marte.

ZAP / RVR

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Sobrelotação dos canis leva a aumento de ataques de cães abandonados

A sobrelotação dos canis tem feito aumentar o número de ataques de cães abandonados registados pela GNR. Só os casos registados neste semestre quase superam os valores do ano passado inteiro. Os canis sobrelotados é um …

Nova Zelândia. Enquanto preside a debate parlamentar, presidente dá biberão a bebé

O presidente do parlamento da Nova Zelândia partilhou nas redes sociais, na terça-feira, uma imagem onde aparece a dar biberão ao filho de um colega de partido enquanto presidia ao debate. Trevor Mallard, presidente do Parlamento …

Trump é "narcisista" e "absurdo", dizem governantes. "Não falam assim comigo", responde Presidente dos EUA

O Presidente dos Estados Unidos (EUA) criticou na quarta-feira o tom "horrível" das declarações da primeira-ministra da Dinamarca, que considerou que a intenção de Donald Trump de comprar a Gronelândia era um "absurdo". "Achei que a …

Se o FC Porto perder na Luz, "adeptos vão pedir a cabeça de Conceição"

Ljubinko Drulovic, antigo jogador do SL Benfica e do FC Porto, disse que caso o FC Porto perca na Luz, os adeptos vão pedir a cabeça de Sérgio Conceição. Em entrevista à Rádio Renascença, o antigo …

"Variações" estreia-se hoje nas salas de cinema portuguesas

O filme de João Maia sobre o músico António Variações, que morreu em 1984, aos 39 anos, protagonizado pelo ator Sérgio Praia, estreia-se esta quinta-feira em cerca de 60 salas de cinema portuguesas. O filme é …

Mais videovigilância e segurança reforçada em bares e discotecas

A nova lei, que entra em vigor esta quinta-feira, alarga a instalação de videovigilância, obriga à contratação de um responsável pela segurança e a um segurança-porteiro em certos pontos dos bares. A partir desta quinta-feira, os bares …

Ordem queixa-se de falta de nutricionistas nas escolas públicas

A Ordem dos Nutricionistas tirou o chapéu à medida de restrição da publicidade em certos alimentos dirigida a crianças, dizendo que é um "passo importante". Contudo, afirma que "o caminho a percorrer ainda é longo". A …

Líder dos vinhos da Bacalhôa deixa grupo de Joe Berardo

Nomeado há um ano administrador delegado na Sociedade da Bacalhôa, Frederico Falcão deixou o grupo de Joe Berardo, investidor e empresário que está no centro da polémica devido às dívidas à banca de mais de …

PSP alerta: cuidado com as burlas com falsos acidentes em Lisboa

A Polícia de Segurança Pública (PSP) alertou esta quinta-feira a população da cidade de Lisboa para um esquema de falsos danos provocados em viaturas com o intuito de burlar os automobilistas. Em comunicado, a PSP explica …

Manifestantes barricam-se em estação de metro de Hong Kong contra polícia antimotim

Centenas de manifestantes barricaram-se ao princípio da noite contra a polícia antimotim numa estação de metro de Hong Kong. Centenas de manifestantes barricaram-se ao princípio da noite contra a polícia antimotim numa estação de metro de …