Rússia já reservou os melhores territórios da Lua

Dennis M. Davidson / NASA

Conceito artístico de uma base lunar, com astronautas e um rover lunar semelhante aois 3 usados nos programas Apollo da NASA

Conceito artístico de uma base lunar, com astronautas e um rover lunar semelhante aos 3 usados nos programas Apollo da NASA

O jornal russo Izvestia revelou esta quinta feira que a agência espacial russa Roscosmos já preparou, em conjunto com a Academia de Ciências da Rússia, uma estratégia para a exploração da Lua – e reservou os melhores lugares.

De acordo com um documento divulgado pelo Izvestia, a Roscosmos já definiu o Programa Lunar da Rússia, de acordo com o qual o objectivo do país consiste em ocupar a região mais lucrativa da Lua – em particular, o Polo Sul do nosso satélite.

Segundo o jornal, já na primeira metade deste século irá começar uma competição das potências espaciais – Estados Unidos, Rússia e China – pela posse dos melhores territórios lunares, nos quais serão criadas no futuro estações de investigação científica.

“Os critérios de escolha destes territórios serão o maior período de iluminação e a existência nas suas imediações de depósitos de gelo de água”, antevê o documento da Roscosmos, citado pelo periódico.

Segundo a RVR, o documento antecipa também que o desbravamento do Polo Sul da Lua venha a ser realizado em três etapas.

Em primeiro lugar serão efectuados voos de reconhecimento e o primeiro pouso. Seguidamente, haverá lugar à criação de um polígono de circunscrição.

Finalmente, numa terceira fase, terá lugar a construção de uma base lunar.

De acordo com os planos russos, no polígono lunar serão instaladas estações de monitorização da Terra, pavilhões de suporte de vida e instalações médico-biológicos destinados à preparação de uma expedição a Marte.

ZAP / RVR

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Queda de avião ligeiro causa três mortos no Brasil

Um avião ligeiro caiu hoje na cidade brasileira de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, deixando três mortos e três pessoas feridas, segundo informações do corpo de bombeiros divulgadas pela imprensa local. O acidente aconteceu em …

Austrália pressionada a restituir 5000 milhões de dólares a Timor-Leste

A Austrália deve devolver cinco mil milhões de dólares (4470 mil milhões de euros) a Timor-Leste, defenderam entidades que foram depor num inquérito no Parlamento australiano, responsável por examinar a conduta do país durante as …

Joacine deverá ter tolerância devido a gaguez

Uma fonte parlamentar disse ao Expresso que Joacina Katar Moreira, deputada eleita pelo Livre, deverá ter "flexibilidade" pela mesa da Assembleia da República durante o seu discurso. A entrada de novos partidos para no Parlamento traz …

"Gostaram da geringonça." Manuel Alegre diz que eleitores de esquerda estão "desiludidos"

Em entrevista à Rádio Renascença, Manuel Alegre disse que quem votou à esquerda pode sentir-se desiludido por não haver uma nova geringonça. Manuel Alegre considera que, para existir um novo acordo entre os partidos de esquerda, …

Em Portugal, há 153 idosos para cada 100 jovens

O retrato estatístico da Pordata revela que há em Portugal 153 idosos por cada 100 jovens, o que equivale ao terceiro maior rácio da União Europeia. São 10,2 milhões, mais velhos que novos, num país em …

Estamos a viver um "apartheid climático" (e quem tem menos dinheiro vai sofrer ainda mais)

O mundo está a viver um "apartheid climático" e no futuro, serão os mais pobres os que mais vão sofrer as consequências das alterações climáticas. O alerta é do cientista Alexandre Quintanilha. "Estamos a viver um …

Catalunha. Manifestações provocam 199 detidos e 289 polícias feridos numa semana

Quase 200 pessoas foram detidas e 289 agentes da polícia ficaram feridos desde a passada segunda-feira nos protestos na Catalunha contra a sentença que condenou 12 dirigentes políticos catalães, segundo fontes policiais. Desde a passada segunda-feira, …

Quase metade do rendimento das famílias na Grande Lisboa é para pagar renda

A prestação derivada da compra de uma casa na Área Metropolitana de Lisboa (AML) representa uma taxa de esforço de 28% para as famílias. Contudo, arrendar é ainda mais dispendioso, com as rendas a representarem …

Portugal conquista ouro no basquetebol nos INAS Global Games

Portugal conquistou hoje quatro medalhas no último dia dos INAS Global Games, competição mundial para atletas com deficiência intelectual, através da seleção de basquetebol (ouro) e do ciclista Carlos Carvalho (três medalhas de prata). A equipa …

Benfica e FC Porto doam receitas ao Cova da Piedade e Coimbrões

O Benfica e o FC Porto decidiram entregar a sua receita, correspondente à bilheteira e à transmissão televisiva, aos seus adversários da terceira eliminatória da Taça de Portugal. Na semana passada, jogou-se a terceira eliminatória da Taça …