O jornal russo Izvestia revelou esta quinta feira que a agência espacial russa Roscosmos já preparou, em conjunto com a Academia de Ciências da Rússia, uma estratégia para a exploração da Lua – e reservou os melhores lugares.
De acordo com um documento divulgado pelo Izvestia, a Roscosmos já definiu o Programa Lunar da Rússia, de acordo com o qual o objectivo do país consiste em ocupar a região mais lucrativa da Lua – em particular, o Polo Sul do nosso satélite.
Segundo o jornal, já na primeira metade deste século irá começar uma competição das potências espaciais – Estados Unidos, Rússia e China – pela posse dos melhores territórios lunares, nos quais serão criadas no futuro estações de investigação científica.
“Os critérios de escolha destes territórios serão o maior período de iluminação e a existência nas suas imediações de depósitos de gelo de água”, antevê o documento da Roscosmos, citado pelo periódico.
Segundo a RVR, o documento antecipa também que o desbravamento do Polo Sul da Lua venha a ser realizado em três etapas.
Em primeiro lugar serão efectuados voos de reconhecimento e o primeiro pouso. Seguidamente, haverá lugar à criação de um polígono de circunscrição.
Finalmente, numa terceira fase, terá lugar a construção de uma base lunar.
De acordo com os planos russos, no polígono lunar serão instaladas estações de monitorização da Terra, pavilhões de suporte de vida e instalações médico-biológicos destinados à preparação de uma expedição a Marte.
ZAP / RVR
” RESERVOU ” ?????
Em sentido figurativo, naturalmente.