Rússia já reservou os melhores territórios da Lua

Dennis M. Davidson / NASA

Conceito artístico de uma base lunar, com astronautas e um rover lunar semelhante aois 3 usados nos programas Apollo da NASA

Conceito artístico de uma base lunar, com astronautas e um rover lunar semelhante aos 3 usados nos programas Apollo da NASA

O jornal russo Izvestia revelou esta quinta feira que a agência espacial russa Roscosmos já preparou, em conjunto com a Academia de Ciências da Rússia, uma estratégia para a exploração da Lua – e reservou os melhores lugares.

De acordo com um documento divulgado pelo Izvestia, a Roscosmos já definiu o Programa Lunar da Rússia, de acordo com o qual o objectivo do país consiste em ocupar a região mais lucrativa da Lua – em particular, o Polo Sul do nosso satélite.

Segundo o jornal, já na primeira metade deste século irá começar uma competição das potências espaciais – Estados Unidos, Rússia e China – pela posse dos melhores territórios lunares, nos quais serão criadas no futuro estações de investigação científica.

“Os critérios de escolha destes territórios serão o maior período de iluminação e a existência nas suas imediações de depósitos de gelo de água”, antevê o documento da Roscosmos, citado pelo periódico.

Segundo a RVR, o documento antecipa também que o desbravamento do Polo Sul da Lua venha a ser realizado em três etapas.

Em primeiro lugar serão efectuados voos de reconhecimento e o primeiro pouso. Seguidamente, haverá lugar à criação de um polígono de circunscrição.

Finalmente, numa terceira fase, terá lugar a construção de uma base lunar.

De acordo com os planos russos, no polígono lunar serão instaladas estações de monitorização da Terra, pavilhões de suporte de vida e instalações médico-biológicos destinados à preparação de uma expedição a Marte.

ZAP / RVR

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Lesados do BES vão avançar com centenas de ações a exigir indemnizações a Salgado

Mais de mil lesados do BES/GES vão colocar centenas de ações cíveis na justiça a exigir indemnizações por danos morais às pessoas e entidades acusadas no caso BES, sobretudo a Ricardo Salgado. O Ministério Público acusou, …

Não haverá repatriamento. Governo faz alerta contra férias em destinos longínquos

O Governo avisou, esta quarta-feira, os portugueses que planeiem férias em "destinos exóticos ou com ligações fracas a Portugal" que não devem contar com operações de repatriamento como as realizadas no início da pandemia. "Estamos a …

Tribunal Geral da UE anula multa de 13 mil milhões de Bruxelas à Apple

O Tribunal Geral da União Europeia (UE) decidiu, esta quarta-feira, anular a multa de 13 mil milhões de euros imposta pela Comissão Europeia à Apple por alegados benefícios fiscais ilegais na Irlanda. "O Tribunal Geral anula …

Autoridade belga multa Google em 600 mil euros por falha no "direito a ser esquecido"

A autoridade belga de proteção de dados anunciou na terça-feira que impôs uma multa de 600 mil euros à empresa Google Belgium por falta de conformidade no direito a ser esquecido, pedido por um cidadão. Numa …

Costa avisa: País não aguenta novo confinamento. Inverno tem de ser preparado já

O primeiro-ministro considerou, esta quarta-feira, que o país não aguenta um novo período de confinamento por causa da covid-19 e avisou que o tempo é "curtíssimo" para a sociedade se preparar para o próximo inverno. Esta …

Parlamento aprova relatório da audição de Centeno para governador do BdP

O relatório da audição de Mário Centeno no âmbito da proposta de designação para governador do Banco de Portugal foi aprovado, esta quarta-feira, pelos deputados com voto favorável do PS e a abstenção do PSD …

Nova campanha da Casa Branca pede a milhões de desempregados que encontrem outro emprego

A pandemia de covid-19 foi um verdadeiro balde de água fria para muitos norte-americanos que acabaram no desemprego. Agora, uma nova campanha publicitária apoiada pela Casa Branca visa incentivar as pessoas desempregadas a "encontrar algo …

"Mais vale tarde do que nunca", diz Presidente sobre acusação no caso BES

O Presidente da República considerou, esta quarta-feira, que a justiça portuguesa "está a viver um bom período" e a dedução da acusação no caso BES "é uma boa notícia", observando que "mais vale tarde do …

Durante a pandemia, as pessoas movimentaram (e guardaram) mais notas e moedas

A pandemia de covid-19, que em dezembro do ano passado surgiu na China, fez com que as pessoas movimentassem (e guardassem) mais dinheiro físico, apesar de as opções digitais serem consideradas mais seguras. A conclusão …

Marinheiros partiram para alto mar sem covid-19 (mas regressaram misteriosamente infetados)

A Argentina está a ver-se a braços com um mistério médico, numa altura em que 57 marinheiros regressaram a terra infetados com covid-19 depois de 35 dias em alto mar. Os membros da tripulação do …