Rússia divulga gravação da Bomba Tsar, a maior explosão nuclear de sempre

A Rússia divulgou recentemente um vídeo no Youtube da explosão nuclear da Bomba Tsar em 1961, que libertou mais de 50 milhões de toneladas de TNT.

Até agora, apenas tinham sido mostrados fragmentos da explosão foram mostrados. No entanto, para comemorar o 75º aniversário da indústria nuclear da Rússia, o país decidiu partilhar todo o vídeo de 40 minutos.

Até hoje, de acordo com o The Drive, a explosão da RDS-220 – também chamada Bomba Tsar – é a maior explosão feita pelo homem. Pouco depois da explosão, em 1963, foi assinado o Tratado de Proibição Parcial de Testes entre o Reino Unido, os Estados Unidos e a Rússia, que viu os testes nucleares passarem para o subsolo.



A filmagem foi partilhada a 20 de agosto pela Rosatom State Atomic Energy Corporation da Rússia, que dirige a exibição nuclear do Kremlin. A primeira parte do vídeo é exibida no estilo de propaganda russa e, por volta do minuto 22, é possível ver a ação real.

A bomba nuclear foi transportada por um bombardeiro soviético TU-96V, que teve de remover tanques de combustível e portas do compartimento de bombas para acomodar a bomba nuclear, que tinha oito metros de comprimento e 2,10 metros de diâmetro.

A Bomba Tsar foi lançada perto da costa da Ilha Severny, no Oceano Ártico, e explodiu cerca de 4.000 metros acima do solo.

De acordo com o Vice, a enorme explosão foi visível a até 997 quilómetros de distância e a nuvem gigante em forma de cogumelo subiu 67 quilómetros de altitude – aproximadamente sete vezes mais alto do que o Monte Everest.

As armas nucleares ainda têm uma importância considerável para as forças armadas russas atualmente e a maioria das aeronaves de combate russas conseguem lançar bombas nucleares.

O lançamento deste documentário da era da Guerra Fria é um lembrete da presença persistente destas armas e do seu incrível poder destrutivo.

//

 

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Estão só a mostrar o que têm e podem fazer caso o Ocidente insista em tentar algo com a Bielorrússia (que os russos consideram deles).

  2. Estas bombas sao ameaca constante para nossa sobrevivencia e de todos ou quase todos os seres vivos….
    Nao pensem que guerra nuclear escapariam muita gente….radiacao seria tanta que queimaria maioria de toda superficie terreste em poucos minutos e nos iriamos pagar com propria vida… de forma direta com radiacao a queimar-nos a pele e corpo…ou de forma indirecta onde o ar ficaria quente com elementos radiativos que nos afetaria o sistema respiratorio, degracao imunologica. Morte quase certa.
    Quem escapasse desta primeira, teria vida muito dificil onde alimentos ficariam contaminados… enfim morte lenta….

RESPONDER

Vitória SC 1-3 Benfica | “Águia” passa tranquila em Guimarães e continua a voar no topo

Naquele que era apontado como o mais duro teste à sua liderança até ao momento, o Benfica passou com relativa tranquilidade em Guimarães. Frente a um Vitória que tentou discutir o jogo de igual para igual …

Fazer umas calças de ganga exige 10 mil litros de água. Dez marcas estão a criar jeans sustentáveis

As calças de ganga são das peças de vestuário com piores impactos para o ambiente, mas há marcas que estão a apostar na sustentabilidade como um factor atractivo para os consumidores. Estão sempre na moda e …

"Guerra das matrículas" faz escalar tensão entre Sérvia e Kosovo

Esta semana, a fronteira entre o norte do Kosovo e a Sérvia esteve bloqueada por protestos de elementos da etnia sérvia, que não aceitam a decisão do governo kosovar, de etnia albanesa, de proibir a …

Num golpe de "fake it until you make it", Hong Kong vai a eleições a saber o vencedor

Hong Kong prepara-se para as primeiras eleições legislativas após as mudanças no sistema eleitoral implementadas pela China para garantir a vitória dos seus aliados. Aos olhares mais desatentos, as eleições em Hong Kong são mais um …

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …

Depois do coro de críticas, brasões da Praça do Império passam do jardim para a calçada

Os brasões florais que representam as capitais de distrito e as ex-colónias portuguesas vão mesmo ser retirados da Praça do Império, em Lisboa, mas passarão a estar representados em pedra da calçada. É a solução …

Vulcão, La Palma

Aeroporto de Las Palmas inoperacional devido à acumulação de cinzas

O aeroporto de La Palma, na Ilha de Tenerife, nas Canárias, está inoperacional por acumulação de cinzas, resultante da erupção do vulcão Cumbre Vieja, informou hoje a empresa gestora dos aeroportos e do tráfego aéreo …