A Rússia divulgou recentemente um vídeo no Youtube da explosão nuclear da Bomba Tsar em 1961, que libertou mais de 50 milhões de toneladas de TNT.
Até agora, apenas tinham sido mostrados fragmentos da explosão foram mostrados. No entanto, para comemorar o 75º aniversário da indústria nuclear da Rússia, o país decidiu partilhar todo o vídeo de 40 minutos.
Até hoje, de acordo com o The Drive, a explosão da RDS-220 – também chamada Bomba Tsar – é a maior explosão feita pelo homem. Pouco depois da explosão, em 1963, foi assinado o Tratado de Proibição Parcial de Testes entre o Reino Unido, os Estados Unidos e a Rússia, que viu os testes nucleares passarem para o subsolo.
A filmagem foi partilhada a 20 de agosto pela Rosatom State Atomic Energy Corporation da Rússia, que dirige a exibição nuclear do Kremlin. A primeira parte do vídeo é exibida no estilo de propaganda russa e, por volta do minuto 22, é possível ver a ação real.
A bomba nuclear foi transportada por um bombardeiro soviético TU-96V, que teve de remover tanques de combustível e portas do compartimento de bombas para acomodar a bomba nuclear, que tinha oito metros de comprimento e 2,10 metros de diâmetro.
A Bomba Tsar foi lançada perto da costa da Ilha Severny, no Oceano Ártico, e explodiu cerca de 4.000 metros acima do solo.
De acordo com o Vice, a enorme explosão foi visível a até 997 quilómetros de distância e a nuvem gigante em forma de cogumelo subiu 67 quilómetros de altitude – aproximadamente sete vezes mais alto do que o Monte Everest.
As armas nucleares ainda têm uma importância considerável para as forças armadas russas atualmente e a maioria das aeronaves de combate russas conseguem lançar bombas nucleares.
O lançamento deste documentário da era da Guerra Fria é um lembrete da presença persistente destas armas e do seu incrível poder destrutivo.
Mais uma ameaça do ditador Facista Putin ao Mundo Livre e democrático
Boa, “mundo livre e democrático”
Há muito que me questiono se comentários como o teu são produto de atrasado mental ou de troll contratado e hoje ficou claro: troll contratado seria mais competente.
Aloha batatão!!:)
Que tristeza…
Estão só a mostrar o que têm e podem fazer caso o Ocidente insista em tentar algo com a Bielorrússia (que os russos consideram deles).
ser humano capaz criar mas tambem de destruir…Mentes inteligentes e mentes destruidoras/mas.
Resto andam por ai vaguear…
Estas bombas sao ameaca constante para nossa sobrevivencia e de todos ou quase todos os seres vivos….
Nao pensem que guerra nuclear escapariam muita gente….radiacao seria tanta que queimaria maioria de toda superficie terreste em poucos minutos e nos iriamos pagar com propria vida… de forma direta com radiacao a queimar-nos a pele e corpo…ou de forma indirecta onde o ar ficaria quente com elementos radiativos que nos afetaria o sistema respiratorio, degracao imunologica. Morte quase certa.
Quem escapasse desta primeira, teria vida muito dificil onde alimentos ficariam contaminados… enfim morte lenta….
“ oito metros de comprimento e 2,10 metros de altura “ não será 2,10 de diâmetro??
Caro leitor,
Obrigado pelo reparo, está corrigido.