Rússia divulga gravação da Bomba Tsar, a maior explosão nuclear de sempre

A Rússia divulgou recentemente um vídeo no Youtube da explosão nuclear da Bomba Tsar em 1961, que libertou mais de 50 milhões de toneladas de TNT.

Até agora, apenas tinham sido mostrados fragmentos da explosão foram mostrados. No entanto, para comemorar o 75º aniversário da indústria nuclear da Rússia, o país decidiu partilhar todo o vídeo de 40 minutos.

Até hoje, de acordo com o The Drive, a explosão da RDS-220 – também chamada Bomba Tsar – é a maior explosão feita pelo homem. Pouco depois da explosão, em 1963, foi assinado o Tratado de Proibição Parcial de Testes entre o Reino Unido, os Estados Unidos e a Rússia, que viu os testes nucleares passarem para o subsolo.

A filmagem foi partilhada a 20 de agosto pela Rosatom State Atomic Energy Corporation da Rússia, que dirige a exibição nuclear do Kremlin. A primeira parte do vídeo é exibida no estilo de propaganda russa e, por volta do minuto 22, é possível ver a ação real.

A bomba nuclear foi transportada por um bombardeiro soviético TU-96V, que teve de remover tanques de combustível e portas do compartimento de bombas para acomodar a bomba nuclear, que tinha oito metros de comprimento e 2,10 metros de diâmetro.

A Bomba Tsar foi lançada perto da costa da Ilha Severny, no Oceano Ártico, e explodiu cerca de 4.000 metros acima do solo.

De acordo com o Vice, a enorme explosão foi visível a até 997 quilómetros de distância e a nuvem gigante em forma de cogumelo subiu 67 quilómetros de altitude – aproximadamente sete vezes mais alto do que o Monte Everest.

As armas nucleares ainda têm uma importância considerável para as forças armadas russas atualmente e a maioria das aeronaves de combate russas conseguem lançar bombas nucleares.

O lançamento deste documentário da era da Guerra Fria é um lembrete da presença persistente destas armas e do seu incrível poder destrutivo.

//

 

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Estão só a mostrar o que têm e podem fazer caso o Ocidente insista em tentar algo com a Bielorrússia (que os russos consideram deles).

  2. ser humano capaz criar mas tambem de destruir…Mentes inteligentes e mentes destruidoras/mas.

    Resto andam por ai vaguear…

  3. Estas bombas sao ameaca constante para nossa sobrevivencia e de todos ou quase todos os seres vivos….
    Nao pensem que guerra nuclear escapariam muita gente….radiacao seria tanta que queimaria maioria de toda superficie terreste em poucos minutos e nos iriamos pagar com propria vida… de forma direta com radiacao a queimar-nos a pele e corpo…ou de forma indirecta onde o ar ficaria quente com elementos radiativos que nos afetaria o sistema respiratorio, degracao imunologica. Morte quase certa.
    Quem escapasse desta primeira, teria vida muito dificil onde alimentos ficariam contaminados… enfim morte lenta….

RESPONDER

Trabalho infantil no mundo aumenta pela primeira vez em duas décadas

O número de crianças vítimas de trabalho infantil aumentou pela primeira vez em 20 anos, atingindo 160 milhões no mundo, anunciaram hoje a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a UNICEF. No relatório "Trabalho Infantil: estimativas …

Aplicação ajuda os casais a comunicar através do batimento cardíaco

Durante a pandemia, e com o distanciamento social, as pessoas perceberam ainda melhor o quão difícil pode ser estar separado de quem mais se ama. A pensar nisso, uma equipa criou uma aplicação que permite …

Os peixes-elefante também fazem pausas antes de partilhar algo importante

Cientistas descobriram que os peixes-elefante também fazem pausas quando querem passar uma informação importante a quem os está a ouvir. Por vezes, fazer uma pausa antes de dizer alguma coisa importante pode ser uma boa estratégia …

Moedas quer demissão de Medina por alegado envio de dados à Rússia

O candidato do PSD à Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, disse hoje o presidente Fernando Medina terá de se demitir, caso se confirme que a autarquia enviou para a Rússia dados de três pessoas que …

Portugal 4-0 Israel | Goleada e muito Bruno antes dos jogos "a doer"

Portugal segue viagem para Budapeste e para o EURO 2020 moralizado por uma vitória tranquila sobre Israel, num jogo que dominou de princípio a fim e em que os golos surgiram nos minutos finais de …

"Queres ganhar mais dinheiro? Rescinde e vai fazer outra coisa"

Paulo Borrachinha queria ganhar mais por cada combate no UFC. O presidente da competição leu e criticou o brasileiro. Paulo Costa, mais conhecido como Paulo Borrachinha no Brasil, iria lutar contra Jared Cannonier no dia 21 …

Principal rival do príncipe herdeiro da Arábia Saudita desapareceu após detenção

Um processo judicial norte-americano que envolve o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohamed bin Salman, devido a uma suposta violação de um contrato, revelou algo inesperado: o desaparecimento do seu principal rival. Apesar de ser apenas …

"Vitória histórica". Israel é o primeiro país a proibir o comércio de peles de animais para moda

Israel proibiu hoje por decreto ministerial o comércio de peles de animais para a moda, tornando-se no primeiro país a aprovar essa estrita legislação, anunciou o Ministério do Ambiente. “O comércio de peles de animais, importação …

Dia de Portugal vai ter um eclipse solar. Fenómeno visível em todo o país

Amanhã (Dia de Portugal) vai ocorrer um eclipse anular do Sol. No entanto, em todo o território português será um eclipse parcial, de acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL). Um eclipse anular acontece quando …

Apenas um terço dos adultos americanos tomaria uma pílula da imortalidade

Uma nova pesquisa com cerca de 900 norte-americanos adultos revelou que nem todas as pessoas querem viver para sempre. Dos inquiridos, apenas 33% responderam que gostariam de tomar uma pílula que lhes permitisse viver para …