Rússia acusa Facebook e Google de interferir nas suas eleições

A acusação da Rússia contra duas das maiores empresas tecnológicas dos Estados Unidos é apenas a mais recente medida do Governo do país para tentar controlar o acesso dos cidadãos à Internet.

Depois da polémica em torno da alegada interferência russa nas eleições norte-americanas de 2016, é a Rússia que se queixa do papel do Facebook e Google nas eleições regionais deste domingo, segundo avança a Reuters.

A entidade estatal russa que monitoriza as comunicações afirma que as duas empresas tecnológicas permitiram a disseminação de propaganda política durante as eleições regionais deste domingo, apesar de terem sido interpeladas para que proibissem essa difusão.

Segundo o Observador, o regulador entende que “essas ações podem ser vistas como uma interferência nos assuntos de Estado da Rússia, prejudicando a condução das eleições democráticas na Federação Russa”.

As eleições regionais aconteceram este fim de semana depois de vários candidatos da oposição terem sido excluídos, o que motivou grandes protestos em Moscovo, nos quais centenas de manifestantes foram presos.

De acordo com o RT, Aleksandr Malkevich, membro da Câmara Cívica da Federação Russa, alega que a Google mostrou anúncios relativos ao sistema “Smart Voting” promovido por Aleksay Navalny, líder da oposição ao Kremlin, a utilizadores do motor de busca que procuravam por informação acerca das eleições regionais.

Já o Facebook bloqueou, alegadamente, duas publicações feitas pela Comissão de Eleições de Moscovo, as quais indicavam que possíveis interferências eleitorais estariam a ser investigadas.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. ahahahahahahah os russos são tão anormais…
    Interferiram na eleição do anormal do Trumpa e agora queixam-se?
    …Muito bom!

  2. Não me surpreende minimamente que essas empresas demoníacos interfiram em todos os países devido ao enorme poder que possuem. Se calhar a Rússia devia fazer o mesmo que eu, no meu computar o fb e guguele estão interditadas.

RESPONDER

Pensamentos suicidas e a cor de pele do filho. Revelações de Meghan e Harry abalam família real britânica

A aguardada entrevista do duque e da duquesa de Sussex, conduzida por Oprah Winfrey, foi transmitida este domingo e pôs a família real em xeque. O casal, que deu a primeira entrevista desde que renunciou …

Portugal fecha Europeus de atletismo num inédito segundo lugar

Portugal, com três títulos nos Europeus de atletismo de pista coberta de Torun, na Polónia, fecha a edição com um inédito segundo lugar no quadro de medalhas, logo atrás de Holanda, que obteve quatro ouros. O …

Constança Bradell já reuniu quase 200 mil euros, mas Kaftrio é só de dispensa hospitalar

Constança Bradell, a jovem de 24 anos que sofre de Fibrose Quística, já reuniu quase 200 mil euros, mas associação lembra que o Kaftrio é só de dispensa hospitalar. Depois do apelo emocionado nas redes sociais, …

Peritos revelam critérios do desconfinamento. Escolas e restaurantes devem reabrir após a Páscoa

Presidente da Repúblicas e Governo ouviram, nesta segunda-feira, as explicações dos especialistas sobre a situação da covid-19 em Portugal. Na reunião no Infarmed, foram apresentados os critérios para o plano de desconfinamento. Os especialistas que têm …

Rúben Amorim arrisca suspensão de 1 a 6 anos após acusação de fraude

O Sporting está a ser acusado de fraude na inscrição de Rúben Amorim como treinador. Um caso que resulta de participação feita pela Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF) e que pode valer ao …

MAI impõe mínimo de mulheres no recrutamento para a GNR e PSP

O Ministério da Administração Interna (MAI) vai incluir nas regras de recrutamento em 2021 indicadores mínimos de 15% de mulheres na incorporação para guardas da GNR e de 20% para agentes da PSP. No âmbito da …

Pedro Nuno Santos diz que PS não se pode comportar como se tivesse maioria absoluta

O ministro das Infraestruturas e da Habitação defendeu, este domingo, que o PS não se pode comportar como se tivesse maioria absoluta, mas sim colaborar com BE e PCP porque a geringonça "não pode ser …

Joan Laporta eleito presidente do Barcelona (e já falou sobre o futuro de Messi)

Joan Laporta foi eleito presidente do FC Barcelona, este domingo, sucedendo ao contestado Josep Maria Bartomeu, ao recolher 30.184 votos (54,28% do total), nas eleições para os órgãos sociais do clube espanhol. Joan Laporta, que já presidiu …

Há cargos de supervisão há anos por preencher. João Leão assume atrasos

O Ministério das Finanças assume atrasos na procura por supervisores. Não podem vir do setor bancário e é preciso encontrar mulheres. O gabinete do ministro das Finanças, João Leão, assume atrasos na procura por administradores para …

"Temos de nos preparar". Benfica vai pôr travão no investimento

Após ter gasto mais de 100 milhões de euros em transferências, Jorge Jesus antecipa que o SL Benfica, assim como as outras equipas, vai ter de pôr um travão no investimento. O Benfica foi um dos …