Rússia acusa Facebook e Google de interferir nas suas eleições

A acusação da Rússia contra duas das maiores empresas tecnológicas dos Estados Unidos é apenas a mais recente medida do Governo do país para tentar controlar o acesso dos cidadãos à Internet.

Depois da polémica em torno da alegada interferência russa nas eleições norte-americanas de 2016, é a Rússia que se queixa do papel do Facebook e Google nas eleições regionais deste domingo, segundo avança a Reuters.

A entidade estatal russa que monitoriza as comunicações afirma que as duas empresas tecnológicas permitiram a disseminação de propaganda política durante as eleições regionais deste domingo, apesar de terem sido interpeladas para que proibissem essa difusão.

Segundo o Observador, o regulador entende que “essas ações podem ser vistas como uma interferência nos assuntos de Estado da Rússia, prejudicando a condução das eleições democráticas na Federação Russa”.

As eleições regionais aconteceram este fim de semana depois de vários candidatos da oposição terem sido excluídos, o que motivou grandes protestos em Moscovo, nos quais centenas de manifestantes foram presos.

De acordo com o RT, Aleksandr Malkevich, membro da Câmara Cívica da Federação Russa, alega que a Google mostrou anúncios relativos ao sistema “Smart Voting” promovido por Aleksay Navalny, líder da oposição ao Kremlin, a utilizadores do motor de busca que procuravam por informação acerca das eleições regionais.

Já o Facebook bloqueou, alegadamente, duas publicações feitas pela Comissão de Eleições de Moscovo, as quais indicavam que possíveis interferências eleitorais estariam a ser investigadas.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. ahahahahahahah os russos são tão anormais…
    Interferiram na eleição do anormal do Trumpa e agora queixam-se?
    …Muito bom!

  2. Não me surpreende minimamente que essas empresas demoníacos interfiram em todos os países devido ao enorme poder que possuem. Se calhar a Rússia devia fazer o mesmo que eu, no meu computar o fb e guguele estão interditadas.

RESPONDER

Quanto vale a vida do seu cão (e a importância que isso tem)

Quanto vale a vida do seu cão? A resposta a esta pergunta pode ser mais importante do que aquilo que pensa e pode mudar drasticamente o preço que pagamos pela sua saúde e bem-estar. Os norte-americanos …

Asteróide passará esta sexta-feira pela Terra a 27.000 km/hora

Um asteróide de grandes dimensões passará pela Terra, atingindo o seu ponto mais próximo do nosso planeta esta sexta-feira, dia 6 de dezembro. O corpo celeste, importa frisar, não representa qualquer perigo para o Homem. …

Banco de França vai testar moeda digital em 2020

O governador do Banco de França anunciou na quarta-feira o lançamento de testes no próximo ano para uma moeda digital, que pode servir de precedente para uma iniciativa do mesmo tipo à escala da zona …

Atlético de Madrid na corrida por Gabigol

O Atlético de Madrid entrou na corrida pela contratação de Gabigol, o artilheiro que está ao serviço do Flamengo por empréstimo do Inter de Milão. A notícia é avançada pelo jornal italiano Gazzetta Dello Sport, …

Australiana condenada a prisão por ter mentido no currículo

Uma australiana de 45 anos foi condenada a um ano de prisão efetiva por ter mentido no seu currículo para conseguir uma vaga no Governo regional, conta esta quinta-feira a ABC Australia. Veronica Hilda Theriault foi …

Homem da comunicação de Rui Rio pertence à maçonaria

João Tocha, o homem que o líder do PSD escolheu para fazer parte da sua comunicação, é maçon, avança a revista Visão esta quinta-feira. Em declarações à Visão, João Tocha, iniciado no Grande Oriente Lusitano …

Marco Silva despedido do Everton

O treinador português Marco Silva foi hoje despedido pelo Everton, clube da Primeira Liga inglesa de futebol, um dia depois do desaire por 5-2 no reduto do rival da cidade, o campeão europeu Liverpool. “O Everton …

Líder Supremo do Irão aprova medidas para reconhecer como "mártires" os mortos dos recentes distúrbios

O líder supremo do Irão aprovou as recomendações de um relatório oficial propondo o reconhecimento como "mártires" dos mortos nos recentes distúrbios no país sem que tenham "desempenhado qualquer papel", indicou esta quinta-feira o seu …

OE2020. Governo quer baixar preço da luz sem mexer no IVA

O Governo socialista está a estudar hipóteses "alternativas" para baixar o preço da luz sem mexer na taxa do IVA, devendo estas soluções constar já da proposta inicial do Orçamento de Estado para 2020 (OE2020). De …

Pelosi acionou votação para impeachment a Trump. "Os factos são incontestáveis"

A Presidente da Câmara de Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, anunciou esta quinta-feira que o órgão irá avançar com a redação de acusações contra o Presidente norte-americano, no âmbito do processo de impeachment. “As ações …