Rússia e Ucrânia voltam a negociar: encontro com Putin, cessar-fogo e corredores humanitários

Михайло Подоляк / Twitter

Fotografia da segunda ronda de negociações entre Rússia e Ucrânia.

Zelensky diz que a única forma de travar a guerra é encontrar-se com Putin. Rússia e Ucrânia deram início à segunda ronda de negociações.

Depois do adiamento da segunda ronda de negociações, que deveria ter decorrido ontem, Rússia e Ucrânia voltam a reunir esta quinta-feira. O anúncio foi feito por Mykhailo Podolyak, conselheiro do gabinete presidencial ucraniano.

Através do Twitter, Podolyak revelou que os principais temas a discutir passavam por um cessar-fogo imediato, o armistício e a criação de corredores humanitários para a evacuação de civis de aldeias e cidades atacadas pelos russos.

Os ministros dos Assuntos Internos da União Europeia chegaram hoje a um “acordo histórico” para ativar, pela primeira vez, a diretiva que concede proteção temporária no bloco a refugiados, dirigida aos ucranianos que fogem da invasão russa.

“Decisão histórica no Conselho de Justiça e Assuntos Internos neste momento: a UE dará proteção temporária a quem foge da guerra na Ucrânia”, anunciou a comissária europeia da tutela, Ylva Johansson, numa publicação na rede social Twitter.

Também naquela plataforma, em representação da presidência francesa do Conselho da UE, o ministro francês da tutela, Gérald Darmanin, falou num “acordo histórico”.

“A União Europeia está unida para salvar vidas”, adiantaram Ylva Johansson e Gérald Darmanin.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse hoje que a “única forma de parar a guerra” é encontrando-se diretamente com Vladimir Putin.

Zelensky deixou ainda um aviso aos restantes países bálticos que fazem parte da NATO — Estónio, Letónia e Lituânia —, sugerindo que, caso a Ucrânia caia, são os próximos a cair.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.