A Rússia está a desenvolver um iate espacial para turistas (que pode aterrar em qualquer aeroporto)

O turismo espacial está a ganhar força. Várias empresas russas estão a desenvolver um iate espacial para voos turísticos, podendo os primeiros voos à órbita terrestres acontecer já nos próximos cinco anos.

A informação foi avançada por Alexander Begak, diretor-geral da empresa NPO Tecnologias Aeroespaciais, que falava em conferência de imprensa para investidores na cidade russa de Sochi, citado pela emissora Russia Today.

O iate espacial, batizado de Selena, é uma nave espacial sub-orbital projetada para voar automaticamente. O desenvolvimento da nave espacial começou há já dois anos, mas este foi o primeiro comunicado oficial sobre o projeto. O voo orbital custaria entre 200 a 300 dólares (180 a 265 euros).

Segundo a RT, o projeto pretende que o dispositivo espacial descole como qualquer avião comum a partir de aeroportos regulares em modo não tripulado. Contudo, explicaram os líderes do projeto, o iate espacial poderá também ser operado por um piloto, garantindo maior segurança especialmente para o conforto psicológico do passageiros.

Supõe-se que a nave espacial descolará para o espaço a uma velocidade máxima de 3.500 quilómetros por hora e atingirá uma altura de 120 a 140 quilómetros. Quando o programa de voo estiver concluído, o iate espacial começará a descer para a atmosfera a uma velocidade estimada de 0,85 Mach (medida adimensional da velocidade).

“Temos a oportunidade de pousar este aparelho em qualquer aeródromo, tal como um avião (…) Agora estamos a calcular o tempo ideal de permanência no Espaço e uma trajetória confortável para realizar o voo”, explicou Begak.

A empresa planeia construir três naves com capacidade para seis passageiros e um piloto. “Haverá no interior da nave um piloto especializado que não vai controlará o iate (…) [A sua presença] serve para que os passageiros fiquem confortáveis por saber que há um piloto a bordo”, sustentou a empresa.

A par da empresa Russa, também a norte-americana Virgin Galactic prepara-se para arrancar com voos turísticos sub-orbitais – o primeiro deverá ser realizado já este ano.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Jesus orientou primeiro treino no Flamengo, pediu compromisso e deu lição

O treinador português Jorge Jesus iniciou hoje a ‘aventura’ na equipa de futebol do Flamengo, pedindo aos jogadores “compromisso” em prol do conjunto do Rio de Janeiro, antes de orientar o primeiro treino dos ‘rubro-negros’. “O …

Maher e Safa deixaram sonhos para trás. Mas reencontraram a paz em Portugal

Os sonhos de Maher e de Safa ficaram adiados com a guerra na Síria, mas reencontraram a paz em Portugal, onde residem há dois anos ao abrigo de um programa de acolhimento de refugiados. É no …

São Francisco poderá ser a primeira cidade a proibir venda de cigarros eletrónicos

Se esta decisão for aprovada pela FDA, São Francisco vai tornar-se a primeira cidade a banir a venda de cigarros eletrónicos. De acordo com o Observador, a Câmara de Supervisores de São Francisco, nos EUA, aprovou uma …

Nunca houve tantos deslocados no mundo. São mais de 70 milhões

Um novo recorde foi quebrado no mundo em 2018, com 70,8 milhões de pessoas deslocadas das suas casas ou dos seus países, devido às guerras ou perseguições, anunciou esta quarta-feira as Nações Unidas. O relatório anual …

A monogamia foi inventada pelas mulheres (e o casamento, pelos homens)

A poligamia é natural no ser humano e a monogamia foi criada por imposição para a mulher, diz o investigador português Rui Diogo, que usa a ciência e a história para explicar a relação entre …

Morreu o DJ Zdar do duo electrónico Cassius. Caiu da janela de um prédio em Paris

O músico, produtor e DJ francês Philippe Cerboneschi, mais conhecido por Zdar, morreu aos 50 anos após ter caído da janela de um apartamento em Paris. O seu agente confirmou a "queda acidental" sem revelar …

PS quer o Estado a pagar licença sabática aos portugueses para voltarem a estudar

A criação de uma licença sabática para qualificar trabalhadores e um sistema de prémios e penalizações para combater a desigualdade salarial são medidas que o PS inclui no seu projecto de programa eleitoral. O director do …

Putin reconhece: as condições de vida dos russos pioraram nos últimos anos

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, admitiu esta quinta-feira que as condições de vida no país pioraram nos últimos anos, mas assegurou que as autoridades russas trabalham para reverter essa tendência, e enumerou os primeiros …

Marcelo, o "verdadeiro professor", é estrela em promo de La Casa de Papel

O novo vídeo promocional de La Casa de Papel tem um protagonista improvável. Marcelo Rebelo de Sousa, ou, na verdade, uma imitação do Presidente da República, faz uma chamada para a inspetora Raquel. Na chamada telefónica, …

Num só dia, derreteu 40% da área superficial da Gronelândia (e há fotografias)

Uma fotografia divulgada no Twitter do climatologista dinamarquês Rasmus Tonboe ilustra o degelo que ocorre na Gronelândia, evidenciando algumas das consequências que podem ser desencadeadas pelo fenómeno.   A imagem, que mostra um trenó a ser …