/

A Rússia está a desenvolver um iate espacial para turistas (que pode aterrar em qualquer aeroporto)

O turismo espacial está a ganhar força. Várias empresas russas estão a desenvolver um iate espacial para voos turísticos, podendo os primeiros voos à órbita terrestres acontecer já nos próximos cinco anos.

A informação foi avançada por Alexander Begak, diretor-geral da empresa NPO Tecnologias Aeroespaciais, que falava em conferência de imprensa para investidores na cidade russa de Sochi, citado pela emissora Russia Today.

O iate espacial, batizado de Selena, é uma nave espacial sub-orbital projetada para voar automaticamente. O desenvolvimento da nave espacial começou há já dois anos, mas este foi o primeiro comunicado oficial sobre o projeto. O voo orbital custaria entre 200 a 300 dólares (180 a 265 euros).

Segundo a RT, o projeto pretende que o dispositivo espacial descole como qualquer avião comum a partir de aeroportos regulares em modo não tripulado. Contudo, explicaram os líderes do projeto, o iate espacial poderá também ser operado por um piloto, garantindo maior segurança especialmente para o conforto psicológico do passageiros.

Supõe-se que a nave espacial descolará para o espaço a uma velocidade máxima de 3.500 quilómetros por hora e atingirá uma altura de 120 a 140 quilómetros. Quando o programa de voo estiver concluído, o iate espacial começará a descer para a atmosfera a uma velocidade estimada de 0,85 Mach (medida adimensional da velocidade).

“Temos a oportunidade de pousar este aparelho em qualquer aeródromo, tal como um avião (…) Agora estamos a calcular o tempo ideal de permanência no Espaço e uma trajetória confortável para realizar o voo”, explicou Begak.

A empresa planeia construir três naves com capacidade para seis passageiros e um piloto. “Haverá no interior da nave um piloto especializado que não vai controlará o iate (…) [A sua presença] serve para que os passageiros fiquem confortáveis por saber que há um piloto a bordo”, sustentou a empresa.

A par da empresa Russa, também a norte-americana Virgin Galactic prepara-se para arrancar com voos turísticos sub-orbitais – o primeiro deverá ser realizado já este ano.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.