Rússia é incapaz de avançar na Ucrânia, diz Instituto da Guerra

8

Roman Pilipey / EPA

As forças invasoras russas na Ucrânia “esgotaram o ímpeto” e deverão ser incapazes de “avanços territoriais significativos nos próximos meses”, afirmou o Instituto para os Estudos da Guerra (ISW) no seu mais recente relatório.

“Os militares russos mostraram uma incapacidade contínua de traduzir pequenos ganhos táticos em sucessos operacionais, uma falha que provavelmente impedirá a Rússia de fazer avanços territoriais significativos nos próximos meses, excetuando grandes mudanças no campo de batalha”, adiantou o instituto norte-americano.

De acordo com o ISW, citado pelo Jornal de Notícias, nos últimos dias as forças russas tentaram “sem sucesso” vários ataques terrestres a sudoeste e sudeste de Izyum, entre a cidade de Kharkiv e a região do Donbass, e também um ataque terrestre a sudeste de Siversk e nordeste e sul de Bakhmut, na região do Donetsk.

As forças russas “obtiveram ganhos limitados” a oeste da cidade de Donetsk, mas não realizaram nenhum ataque terrestre na fronteira administrativa entre Donetsk e Zaporizjia. Zonas a sudoeste da cidade de Donetsk e a noroeste e sudoeste de Avdiivka foram também alvo de ataques terrestres russos.

Na linha de frente de Kherson-Mykolaiv (sul), as forças russas realizaram vários ataques e “fizeram avanços parciais a leste da cidade de Mykolaiv”, adiantou a mesma fonte.

No domingo, o Estado Maior ucraniano informou que as suas forças conseguiram repelir os avanços russos na região de Donetsk, no leste do país, em direção às cidades de Slovyansk, Kramatorsk y Avdiivka. Reclamaram ainda a destruição de um depósito de munições russo durante uma contra-ofensiva.

As forças armadas russas reivindicaram que destruíram um depósito de munições na região ucraniana de Odessa, onde estavam armazenados lançadores de foguetes HIMARS dos Estados Unidos, tendo intensificado “as medidas de filtragem e sequestros em territórios ocupados”.

Citando os serviços de informações militares ucranianos, o ISW informou igualmente que a Rússia e a Bielorrússia chegaram a um acordo “urgente” para reparação em unidades bielorrussas de equipamentos de aviação russos danificados, para reutilização na Ucrânia.

“Este acordo pode ser parte de um esforço russo para usar o regime de sanções mais flexível sobre a Bielorrússia para contornar as sanções setoriais contra a Rússia”, referiu o ISW.

ZAP //

8 Comments

  1. O 1º objectivo de Putin – a conquista de Kiev e a deposição de Zelensky – falhou; o 2º – a conquista e anexação do Donbass e do sul da Ucrânia até á Transnitria – também falhou; o 3º – a conquista do Donbass parece-me parcialmente assegurado, mas pode ter de ceder alguma coisa na região de Kherson em troca de Donetz e da manutençaõ da Crimeia. Como vem aí o inverno, esta situação de impasse deve estar para durar, mas Putin sempre pode dizer aos russos que “libertou” o Donbass, o que já é meia-vitória. Mas a médio/longo prazo, duvido que o Kremlin fique satisfeito com estas conquistas.

    • Concordo em geral. A operação correu mal. Inicialmente previa-se uma intervenção rápida com a tomada de Kiev e deposição do atual regime. Falhou totalmente. Procura-se agora uma forma de sair de tudo isto com alguma honra. No entanto, penso que se não houver nenhum acordo entre as partes, poderemos estar perante um longo conflito, a lembrar a URSS no Afeganistão ou a guerra Irão/ Iraque. O desfecho dificilmente será positivo para Putin. Até porque o Ocidente uniu-se como nunca e, isto era algo com que ele não contava. A economia russa não consegue sobreviver perante este sufoco económico e financeiro e a necessidade simultânea de financiar uma guerra muito dispendiosa.

      • É a sua (vossa)maneira de ver as coisas , uma visão já previamente preparada por uma intensa campanha pró Ucrânia não fosse todo o investimento da UE e USA desaparecer num ápice , porque é disso mesmo que se trata-dinheiro ! “Esqueceram-se” de mencionar um pormenor muito importante , a Ucrânia nunca , em hipótese alguma vai ganhar este conflito , uma vitória da Ucrânia seria a destruição completa da Europa , esse sim o Facto , independentemente de quem se apoia ! O tempo , conforme disseram, não está contra a Rússia mas sim contra a Europa !

  2. De facto a Operação Militar Especial não está a correr nada bem! Coisa para uma semana, ao fim de 6 meses já era para terem ocupado o resto dos países “nazis” da Europa até à Península Ibérica… no mínimo!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.