Rússia ameaça retaliar contra EUA por venda de armas à Ucrânia

Kremlin

O presidente da Rússia, Vladimir Putin

A Rússia ameaçou este sábado tomar medidas de retaliação contra os Estados Unidos após a adoção de um projeto que autoriza a venda de “armas letais” para a Ucrânia e novas sanções contra Moscovo.

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, e o homólogo russo, Serguei Lavrov, vão reunir-se este domingo em Roma, um encontro que esteve agendado inicialmente para segunda-feira.

No terreno, cinco dias após o anúncio de tréguas no Estado separatista pró-russo, no leste da Ucrânia, tiros de morteiro e disparos de lança-foguetes foram sentidos durante duas horas junto ao aeroporto da cidade de Donetsk, segundo o relato de um jornalista da France Press, que refere também que se verificaram disparos de artilharia na cidade vizinha de Piski, sob controlo das forças de Kiev.

A posição de Moscovo foi desencadeada pela “ata de apoio à liberdade da Ucrânia“, um documento aprovado por unanimidade pelos congressistas dos Estados Unidos e que autoriza – pela primeira vez – a venda de “armas letais” para a Ucrânia.

“Não há qualquer dúvida de que não podemos deixar de responder” às novas sanções que também são evocadas no mesmo documento sobre o envio de armamento, disse à agência Interfax o vice-ministro-russo dos Negócios Estrangeiros, Serguei Riabkov.

O mesmo membro do Governo de Moscovo referiu-se a “decisões inaceitáveis” e a “sentimentos contra a Rússia“, criticando abertamente a votação do Congresso dos Estados Unidos, qualificada como “histórica” pelos deputados ucranianos.

O voto do Congresso norte-americano constitui um primeiro passo carregado de simbolismo para a Ucrânia, que tenta convencer os países aliados a venderem armas a Kiev.

Os soldados governamentais ucranianos encontram-se mal equipados em relação aos separatistas pró-russos que são abastecidos pelo executivo de Moscovo, segundo Kiev e os países ocidentais.

Para analistas consultados pela AFP o voto do Congresso não significa que, no limite, Barack Obama decida vender armamento às forças ucranianas.

O Presidente dos Estados Unidos, até ao momento, tem preferido o fornecimento de material “não letal” como radares, equipamento de visão noturna ou coletes à prova de bala.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O titanossauro mais antigo do mundo foi descoberto na Patagónia

Ninjatitan zapatai viveu há aproximadamente 140 milhões de anos, no início do Cretáceo, na atual Patagónia, na Argentina. Segundo os cientistas, o novo espécime fóssil de tiranossauro pode ser o mais antigo do mundo. Com cerca …

Volvo prepara mudança estratégica e apresenta o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge

A marca de automóveis sueca apresentou o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge. O modelo representa mais um passo no caminho para a eletrificação total da Volvo, já que esta semana a marca …

Benfica 2-0 Estoril | Águia carimba presença na final

O Benfica venceu o Estoril Praia por 2-0, no Estádio da Luz, e apurou-se para a final da Taça de Portugal, a segunda consecutiva do emblema “encarnado”. Os comandados de Jorge Jesus confirmaram a superioridade …

Um reator nuclear pode ajudar a resolver o mistério do desaparecimento de Amelia Earhart

Uma equipa de investigadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, vai submeter uma folha de alumínio velha e gasta a um feixe de partículas do coração de um reator nuclear na esperança de …

Musk quer criar uma nova cidade no local de lançamento da SpaceX. Vai chamar-se Starbase

O empresário norte-americano Elon Musk está a tentar criar uma nova cidade chamada Starbase nas instalações de lançamento da SpaceX no Texas, nos Estados Unidos. As instalações da SpaceX no Texas estão localizadas em Boca Chica …

Chatbots: A tecnologia que "ressuscita" os mortos é cada vez mais uma realidade

Foi recentemente revelado que em 2017 a Microsoft patenteou um chatbot que, se construído, ressuscitaria digitalmente os mortos. Usando Inteligência Artificial e machine learning, o chatbot proposto traria o nosso ente querido de volta à …

Casal acertou no jackpot de 210 milhões de euros do Euromilhões (mas não registou o boletim)

Dois jovens britânicos pensaram que tinham ganho 182 milhões de libras (cerca de 210 milhões de euros), mas afinal o boletim não tinha sido registado por falta de dinheiro na conta online. Rachel Kennedy, de 19 …

A Islândia foi atingida por 17 mil terramotos na semana passada (e uma erupção pode estar iminente)

Mesmo para uma ilha vulcânica acostumada a tremores ocasionais, esta foi uma semana incomum para a Islândia. De acordo com o Escritório Meteorológico da Islândia, cerca de 17 mil terramotos atingiram a região sudoeste de …

Mulheres portuguesas trabalham mais uma hora e 13 minutos que os homens

As mulheres portuguesas trabalham em cada dia útil mais uma hora e 13 minutos do que os homens, entre trabalho pago e não pago, continuando a ter maior dificuldade em conciliar a profissão com a …

Três sismos acima de 7 na escala de Richter abalam a Nova Zelândia. Autoridades alertam para tsunami

A costa nordeste da Nova Zelândia foi esta quinta feira atingida por três sismos de magnitude acima de 7 na escala de Richter. A proteção civil emitiu um alerta de tsunami após o primeiro terramoto, …