/

Rússia alerta sobre ameças à paz na Europa

mac_ivan / Flickr

-

A Rússia advertiu hoje que a paz na Europa pode estar ameaçada se a pacificação da situação na Ucrânia falhar e acusou os ultra nacionalistas ucranianos de estarem a violar a legalidade.

“Esforços conjuntos entre o povo ucraniano e a comunidade internacional têm de conseguir pôr fim ao racismo, à xenofobia, à intolerância étnica e à glorificação dos nazis e dos cúmplices de Bandera”, refere um relatório do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo.

O documento da diplomacia de Moscovo refere-se diretamente a Stepan Bandera, líder do Exército Insurgente Ucraniano (UPA), que combateu os soviéticos em colaboração com a Alemanha nazi durante a Segunda Guerra Mundial.

O relatório, que tem como título “Livro Branco”, refere também que os ultranacionalistas, extremistas e neonazis “monopolizaram” o movimento de protestos na Ucrânia cometendo ilegalidades “em grande escala” contra russófonos da Ucrânia.

O estudo do Ministério dos Negócios Estrangeiros está a ser divulgado através de páginas oficiais de organismos do Estado russo e sublinha que se verificaram uma série de “violações contra a legalidade” assim como “atos de tortura” e “tratamentos desumanos” na Ucrânia entre novembro de 2013 e o passado mês de março.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.