Que “dor de cabeça”: finalista em Wimbledon nasceu na Rússia. Nadal desistiu

Neil Hall/EPA

Elena Rybakina durante meia-final em Wimbledon

Elena Rybakina vai disputar a final do torneio feminino com Ons Jabeur. No quadro masculino Nick Kyrgios apurou-se para a final sem jogar.

Esta quinta-feira foi dia de três apuramentos inéditos para as finais principais de Wimbledon – embora só se tenham disputado dois jogos de meias-finais.

A tunisina Ons Jabeur confirmou o favoritismo e derrotou a surpreendente Tatjana Maria (a alemã nunca tinha passado da segunda ronda, em torneios Grand Slam).

Após três parciais, 6-2, 3-6 e 6-1, a número dois da tabela WTA tornou-se na primeira tenista africana a chegar à final de um Grand Slam.

A outra finalista também será uma estreante neste patamar: Elena Rybakina, que levou a melhor sobre Simona Halep com 6-3 e 6-3.

Este apuramento de Elena Rybakina para a final é uma “dor de cabeça” para a organização do torneio inglês, avisa o portal Raquetc.

Numa edição em que tenistas de Rússia e Bielorrússia foram proibidas de jogar, por causa da guerra na Ucrânia, uma das finalistas nasceu…na Rússia.

Elena Rybakina nasceu em Moscovo, capital da Rússia. Mas pode jogar porque representa o Cazaquistão desde 2018. O maior apoio financeiro, por parte da federação cazaque, foi o motivo principal para esta mudança de nacionalidade.

“No fundo, este é o pior pesadelo possível para o torneio de Wimbledon após tomar uma decisão que, em grande parte, foi pressionada pelo Governo britânico”, lembra o portal dedicado ao ténis.

E até a família real britânica pode ter de se confrontar com uma tenista nascida na Rússia porque o troféu de campeã vai ser entregue por Kate Middleton, esposa do príncipe Guilherme e Duquesa de Cambridge.

Nadal fora

O terceiro apuramento inédito para uma final de um Grand Slam foi de Nick Kyrgios, que nem jogou.

Rafael Nadal seria o seu adversário na meia-final desta sexta-feira mas o espanhol desistiu do torneio em Londres.

Nadal já tinha estado perto da desistência no jogo dos quartos-de-final, diante de Taylor Fritz, devido a problemas físicos. Foi detectada entretanto uma rotura de sete milímetros num músculo abdominal.

“Tomei a decisão porque penso que não consigo ganhar jogos assim. Vendo o nível a que estava a jogar, creio que podia ter tido chances contra Kyrgios. Estive durante o dia todo a pensar no que fazer, mas não faz sentido continuar, pois a lesão é cada vez pior. A lesão só pode piorar”, disse Nadal, em conferência de imprensa.

Rafael Nadal venceu os outros dois Grand Slam já realizados em 2022, na Austrália e em Roland Garros.

Nick Kyrgios, que já desejou boa recuperação ao espanhol, vai defrontar na final de Wimbledon, ou Novak Djokovic, ou Cameron Norrie.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.