Rui Santos atacado nas redes sociais após recado a Conceição

3

(cv) CNN Portugal

O jornalista e comentador desportivo Rui Santos.

Rui Santos tem sido alvo de ataques nas redes sociais após ter enviado um “recado” ao treinador do FC Porto, Sérgio Conceição.

O jornalista Rui Santos dirigiu-se a Sérgio Conceição num discurso em direto na CNN Portugal, após a expulsão do treinador do FC Porto na Madeira, a 12.ª ao serviço dos ‘dragões’.

O comentador salienta que apesar da “acumulação de incidentes disciplinares” o treinador continua a queixar-se de perseguição. “Achas que é o sistema que te persegue ou é o sistema que tem permitido todos os excessos que, sabes bem, apesar das expulsões, te têm protegido?”, perguntou Rui Santos.

O jornalista lembrou ainda a gargalhada de Sérgio Conceição quando foi questionado se o seu comportamento lhe daria a fama de insurreto. De acordo com Rui Santos, essa gargalhada “é simbólica” de que Conceição sabe não será devidamente castigado no futebol português e sabe aproveitar-se do sistema.

Desde a mensagem para o treinador dos ‘azuis e brancos’, Rui Santos tem sido alvo de ataques, principalmente nas redes sociais.

A Associação dos Jornalistas de Desporto (CNID) condenou esta sexta-feira este assédio de que Rui Santos alega ser vítima.

“O jornalista Rui Santos foi recentemente alvo de ataques, nomeadamente nas redes sociais, que são inaceitáveis e que configuram crimes”, lê-se no comunicado.

“Ter opinião e transmiti-la através de um Órgão de Comunicação Social, é um direito, e um dever, dos jornalistas, desde logo porque é balizada pelas leis de um país democrático e pelos códigos que regem a profissão. Quem achar que um jornalista não cumpre com as leis do país tem um bom caminho — o dos tribunais”, acrescentou a associação.

O insulto, a difamação, a ameaça são as armas dos fracos”, afirma ainda o CNID, lembrando que já houve até condenações em tribunal por publicações de ódio nas redes sociais.

Sérgio Conceição reagiu à mensagem de Rui Santos na conferência de imprensa de antevisão ao encontro com o Académico de Viseu, na segunda-feira.

“O Jorge Costa não foi tema. Hoje ninguém me perguntou do Jorge, porque não não é tema. E se fosse tema também era para o Daniel da SIC, aquele programa… Ou para o do Rui Santos também. Um programa de entretenimento e autoajuda dele, não é? É uma verdadeira palhaçada, desculpem o termo”, disse Conceição.

Daniel Costa, ZAP //

3 Comments

  1. O zap, já teve melhores dias. A perseguição ao FCP, e os comentários pro Lisboa noutros tenas e assuntos que alteram o rumo da historia, relativamente ao NORTE de Portugal, demonstram o regionalismo bacoco dos editores do site. Já agora , PORTUGAL , nasceu das palavras PORTUS e GALecia. Não foi de lisboa e Lusitania..

    • Caro leitor,
      A sua narrativa é muito interessante — não fosse o facto de o ZAP ter nascido no Porto, ter sede em Matosinhos, e os jornalistas que o fazem serem residentes em Matosinhos, Vila Nova de Gaia, Gondomar, Porto, Braga e Santa Maria da Feira.

  2. Até parece que não estamos num país livre e democrático, onde cada um tem direito à sua opinião e a expressá-la (por mais parva que seja). Ser-se perseguido por isso é o contrário da liberdade e não é aceitável. A malta do futebol julga que tem um estatuto especial, privilegiado e “blindado”.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.