“Regras do bom senso”. Rui Rio garante que PSD não terá festas de verão

Homem de Gouveia / Lusa

Rui Rio ao lado de Miguel Albuquerque na festa de Chão da Lagoa

O presidente do PSD, Rui Rio, garantiu esta quarta-feira que o partido não organização nenhuma das suas festas de verão, nomeadamente a do Chão da Lagoa, na Madeira, e a do Pontal, no Algarve.

“Seguindo as regras do bom senso, e de respeito pela lei e pela saúde de todos nós, o PSD decidiu não realizar nenhuma das suas festas de Verão, designadamente a do Chão da Lagoa na Madeira e a do Pontal no Algarve”, escreveu Rio na sua conta de Twitter.

“Só com disciplina e unidade conseguiremos vencer a covid-19″, rematou.

A garantia dada por Rui Rio surge depois de o Governo de António Costa ter anunciado que todos os “festivais e espetáculos de natureza análoga” estão proibidos até 30 de setembro devido à pandemia de covid-19, que já matou mais de mil pessoas em Portugal.

O PCP ainda não anunciou se cancelará ou não a tradicional Festa do Avante!, recordando, em comunicado, que este evento “não é um simples festival de música”.

Em entrevista ao Porto Canal, o primeiro-ministro admitiu que a Festa do Avante se poderá realizar se forem cumpridas as orientações sanitárias da Direção-Geral da Saúde (DGS).

A atividade política do PCP ou de qualquer outro partido não está proibida, nem nos passa pela cabeça, creio eu que a ninguém, proibir a atividade política. Agora, essas atividades vão ter de ser realizadas de acordo com as regras [da DGS]. No meu partido tínhamos o congresso marcado para maio, está adiado sine die [por tempo indeterminado]”, afirmou o governante.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Nem sempre estou de acordo com o Rui Rio mas ele aqui tem razão, nas festas sejam elas pequenas ou grandes ninguém consegue manter o distanciamento, por muito que alguns “artistas” Político digam o contrário só que nunca frequentou festas e romarias desconhece que é impossível fazer as pessoas manterem o distanciamento recomendado.

  2. Diz o tio Jerónimo que a Festa do Avante não é um festival e comunistas, então é o que? Quem a organiza não é o PCP ou agora vem dizer também que organizado por cidadãos independentes? Explique aos portugueses como é que vai cumprir o distanciamento por exemplo em frente ao palco principal que junta largas centenas de pessoas, explique como é que vai manter o distanciamento em milhares de pessoas no recinto da Festa, pode contar uma historia a quem nunca foi á Festa do Avante mas não a conta aos que já lá foram e sabem como é, agora espero que os deputados dispam as camisolas dos seus partidos e votem para proibir essa festa e outras, que chumbem o que o Governo autoriza como já chumbaram outras leis que nem punham em perigo a Saúde dos portugueses, os governantes se fossem pessoas sérias e honestas não autorizavam esta Festa uma vez que proibiram eventos e eventos musicais, os deputados todos incluindo os do PS deveriam votar contra, o PCP não é mais que os restantes cidadãos,

  3. Ficaria mal ao PSD, após criticar os Comunistas de ter um comportamento contrário !… Mas não duvido (nesta matéria) do bom senso do R.Rio…..vamos ver como vão agir as restantes facções politicas!

    • Depende… se seguirem as instruções do governo devia haver festa rija e bem regada. De resto o governo já veio dizer que devem ter lugar as tradicionais festas e bailaricos de verão! Vai ser bonito.
      Eu só queria perceber é como é que é possível tolerar este tipo de eventos e depois “trancar” as praias. Eu conheço muitas praias, com extensos areais, em que estou bem afastado de qualquer outra pessoa.

RESPONDER

Cientistas estudam a presença de água líquida em exoluas de planetas "fugitivos"

Astrofísicos calcularam que tais sistemas poderiam abrigar água suficiente para tornar a vida possível - e sustentá-la. A água - no estado líquido - é o elixir da vida. Tornou a vida possível na Terra e …

Portugal tem o segundo melhor ataque do Euro. E a terceira pior defesa

Fechada a segunda jornada da fase de Grupos do Euro 2020, a seleção nacional tem o segundo melhor ataque da prova, com 5 golos marcados, atrás apenas da Itália. Mas tem também a terceira pior …

Espanha 1-1 Itália | Hino ao desperdício trama La Roja

A Polónia, comandada pelo treinador português Paulo Sousa, empatou hoje a um golo com a Espanha, em Sevilha, em encontro da segunda jornada do Grupo E do Euro2020, mantendo-se ambas sem vitórias. A formação espanhola, que …

Já pode ajudar a NASA a batizar o manequim que vai até à Lua

A agência espacial norte-americana está a pedir ajuda para batizar o "Moonikin", o manequim que vai a bordo da nave Orion, durante a missão lunar Artemis I, ainda este ano. Quando a nave espacial Orion, da …

Portugal em Europeus: as últimas três derrotas foram (todas) contra a Alemanha

Em 90 minutos, Portugal não era derrotado numa fase final de um Europeu desde a estreia no Europeu 2012. Recorde as seleções que bateram Portugal, até agora. "Já não posso ver os franceses à frente". Esta …

Spotify lança Greenroom (e abre concorrência ao Clubhouse)

O Spotify lançou na quarta-feira, dia 16 de junho, uma app de conversas por áudio em direto chamada Greenroom, uma resposta do gigante sueco de streaming de música à popular plataforma Clubhouse. O Greenroom permite que …

"Médicos de árvores" em Singapura ajudam a preservar os seus pacientes gigantes

Arboristas como Eric Ong são responsáveis pelo bem-estar das milhares de árvores em Singapura. O seu trabalho é essencial para a preservação da natureza. A Singapura é uma cidade-estado insular situada ao sul da Malásia, com …

Novo primeiro-ministro de Israel dá 14 dias a Netanyahu para deixar residência oficial

O novo primeiro-ministro de Israel, Naftali Benet, deu duas semanas ao antecessor Benjamin Netanyahu para abandonar a residência oficial do chefe de Governo, em Jerusalém, segundo adianta hoje a imprensa local. Benet terá enviado na sexta-feira …

Ponte inca com mais de 500 anos é reconstruída após cair durante a pandemia

Peruanos da comunidade Huinchiri, localizada na região de Cusco, estão a reconstruir uma ponte inca com 500 anos. Esta foi feita a partir de técnicas tradicionais de tecelagem para criar uma passagem sob o Rio …

Portugal 2-4 Alemanha | Reality check ao plano do engenheiro

A seleção portuguesa de futebol, campeã em título, caiu hoje para o terceiro lugar do Grupo F do Euro2020, ao perder por 4-2 com a Alemanha, em encontro da segunda jornada, disputado no Allianz Arena, …