/

Rui Pinto tentou dar provas às autoridades portuguesas, mas foi ignorado, acusa advogado

Monsanto Tribunal / Flickr

Advogado William Bourdon

O advogado francês William Bourdon diz que tem na sua posse provas de que Rui Pinto propôs a entrega de informação às autoridades portuguesas.

Esta sexta-feira, o Público avança que William Bourdon garante ter provas de que Rui Pinto, seu cliente, propôs a entrega de informação às autoridades portuguesas. “Temos provas de que Rui Pinto entrou em contacto com as autoridades portuguesas detalhando a informação de que possuía”, afirmou o advogado durante uma conferência.

Ao matutino, o advogado francês garantiu que estes contactos, que aconteceram ainda antes das revelações do Football Leaks, ficaram sem resposta da Justiça portuguesa.

A conferência juntou, em Lisboa, representantes das várias entidades que trabalharam com Rui Pinto durante as divulgações do Football Leaks e dos Luanda Leaks. Bourdon revelou que tinha visitado Rui Pinto durante a manhã, voltando a reforçar a coragem do seu cliente.

“Acreditámos que os motivos que motivaram Rui Pinto são tão puros quanto os de Snowden. Ele não tem interesse algum por dinheiro. No caso da Doyen, participou num jogo infantil e tentou perceber se o fundo de investimento mordia o isco”, sublinhou.

Rui Pinto está preso desde 22 de março do ano passado e é acusado de 90 crimes. Há dias, o seu pedido para sair em liberdade foi recusado pela Justiça, por “perigo elevadíssimo de fuga” e por ser uma “ameaça às provas”.

O advogado português de Rui Pinto, Francisco Teixeira da Mota, diz que o hacker continua a mostrar disponibilidade para colaborar com as autoridades portuguesas. “Tenho expectativas que ele venha a colaborar com as autoridades portuguesas. Rui Pinto tem abertura para isso”, explicou.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.