Rui Pinto diz que o mundo do futebol “é a mesma porcaria há anos”

Rui Pinto / Twitter

Rui Pinto deu ao jornal germânico Der Spiegel a sua primeira entrevista desde que está preso em Portugal. O jovem português abriu o livro sobre a sua detenção e falou sobre o mundo do futebol, que “é a mesma porcaria há anos”.

Apesar do desfecho que teve, Rui Pinto vê mérito no projeto Football Leaks, que revelou alguns dos podres do futebol a nível mundial. O whistleblower (ou pirata informático) lança duras críticas ao estado atual do desporto rei e diz que a situação não mostra sinais de melhorar.

“No ano passado a Der Spiegel e o EIC [European Investigative Collaborations] revelaram como os grandes clubes da Europa planeavam juntar forças para uma Superliga exclusiva. Depois da publicação, todos negaram essas notícias“, começou por dizer.

“Mas reparem nas notícias mais recentes. Florentino Perez, o presidente do Real Madrid, criou uma nova associação internacional de clubes, que irá concorrer com a UEFA e a Associação de Clubes Europeus. Eles querem fazer a Superliga. É a mesma porcaria há anos. E continua“, acrescentou Rui Pinto, citado pelo Expresso.

Nos últimos quatro anos, Rui Pinto entregou à Der Spiegel mais de 70 milhões de ficheiros que foram analisados juntamente com o EIC. Até ao momento, em Portugal, não são conhecidos desenvolvimentos de processos relacionados com o Football Leaks. Por outro lado, em Espanha, por exemplo, Cristiano Ronaldo foi condenado a dois anos de prisão com pena suspensa e ao pagamento de quase 19 milhões de euros ao fisco.

Ao Der Spiegel, Rui Pinto reitera que não considera ser um hacker. “Para mim pirataria é entrar à força num sistema e explorá-lo. Nunca o fiz”, atirou.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …

Relatório médico indica que jovem chinês morreu após beber uma garrafa de Coca-Cola em dez minutos

Um homem chinês morreu depois de beber uma garrafa de 1,5 litros de Coca-Cola em dez minutos, informaram os médicos num relatório. O jovem de 22 anos, que não tinha doenças subjacentes, dirigiu às urgências do …

Universidade no Reino Unido tem arquivo de "casas assombradas"

A Universidade de Sheffield, no Reino Unido, tem um arquivo aberto ao público com quase 80 mil fotografias de "casas assombradas" de várias feiras populares. Para muitos, o medo é parte integrante da experiência de uma …

J&J acusada de usar manobra para impedir processos judiciais relativos à venda de pó de talco com propriedades cancerígenas

A Johnson & Johnson está a ser criticada por usar uma manobra para impedir cerca de 38 mil processos judiciais que alegam que o famoso baby powder da marca causa cancro. De acordo com a NPR, …

Tondela 1-3 FC Porto | Hat-trick de Taremi castiga insolência beirã

O iraniano Mehdi Taremi foi a grande figura da vitória do FC Porto em casa do Tondela, por 3-1. Os homens da casa marcaram primeiro, mas cedo se viram reduzidos a dez elementos e tiveram …

Chamam-lhe "Lady Trump". A candidata a governadora do Nevada que está a gerar polémica

Conhecida como "Lady Trump", Michele Fiore anunciou a sua candidatura a governadora do estado do Nevada em estilo, gerando polémica nos Estados Unidos. Michele Fiore, vereadora de Las Vegas, anunciou esta terça-feira a sua candidatura a …

Benfica abre inquérito a envolvimento de colaboradores em negócio de ações da SAD

O Benfica abriu um inquérito interno para averiguar o possível envolvimento de dois colaboradores num eventual negócio de transação de ações da SAD ‘encarnada’, informou hoje o clube, em comunicado. “Tendo em conta as recentes notícias …

Um hipopótamo na água

Tribunal norte-americano reconhece hipopótamos de Pablo Escobar como pessoas jurídicas

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do legado deixado na Colômbia por Pablo Escobar, recebeu o estatuto de "pessoas jurídicas". Um tribunal federal dos Estados Unidos defendeu que os descendentes dos hipopótamos do barão da …

Mais rapidez e menos ruído. E-bikes permitem que militares em ação passem despercebidos

Os soldados do Regimento de Cavalaria da Infantaria Montada de Queensland, na Austrália, estão a testar e-bikes para perceber se o veículo poderá ser uma opção válida para operações no terreno. Passar despercebido no terreno é …