“Hacker” Rui Pinto ficou com 17 mil euros desviados das ilhas Caimão

O pirata informático Rui Pinto, alegadamente envolvido no caso dos e-mails do Benfica, é o único suspeito de um desvio de 264 mil euros do Caledonian Bank, sediado nas ilhas Caimão. O inquérito-crime acabou por ser encerrado e o português conseguiu ficar com 17 mil euros.  

De acordo com o jornal Público, que avança a notícia nesta quinta-feira, o ataque informático ocorreu em 2013 e, com os dados roubados, foi possível aceder às contas de dois clientes, das quais foram feitas duas transferências para Rui Pinto, que está também envolvido no Football Leaks.

Segundo escreve o matutino, que consultou inquérito-crime arquivado pelo Departamento de Investigação e Ação Penal do Porto, foram realizadas duas transferências bancárias: uma de 34.627 euros e outra de 229.748 euros. O acordo celebrado entre o banco e o pirata informática estipulava que o suspeito devolvesse meta da primeira tranche, considerando-se com esta devolução “totalmente ressarcido”.

Ainda assim, adianta o diário, Rui Pinto ficou com 17 mil euros, algo que negou recentemente em entrevista à revista alemã Der Spiegel: “Não recebi nenhum dinheiro desse banco”, afirmou Rui Pinto.

Rui Pinto está em prisão domiciliária na Hungria à espera de saber se é extraditado para Portugal. O pirata informático encontra-se também a colaborar com a justiça francesa no Football Leaks, no qual estão envolvidos o Paris Saint-Germain, o Manchester City, a UEFA e alguns investidores do Qatar e dos Emirados Árabes Unidos.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Afinal utilizou credenciais roubadas para aceder ao banco online e transferir dinheiro…
    Epá mas que grande hacker lol
    Já ouvi de tudo, desde que conseguiu entrar num banco e roubar dinheiro, que conseguiu desviar uma transacção bancaria etc etc. Afinal, sabia as credenciais de acesso e com isso fez uma transferência online, simples!
    Ah e para quem agiu sempre em nome da verdade desportiva… já começa a ter muitos telhados de vidro!
    Este tipo acedeu à rede dos escritórios de advogados através de WIFI porque infelizmente os anormais dos advogados que são tão inteligentes para umas coisas mas depois são tão burros para outras, usavam os routers das operadoras MEO/NOS/VODAFONE para servir a rede interna. Hoje em dia é fácil obter um gerador das passwords de acesso às redes WIFI das operadoras, foi o que ele usou…
    Em dois tempos acedeu à rede WIFI e aos diversos pc’s na rede, que na maior parte das vezes nem password de administração têm, foi um docinho, bastou-lhe um portátil e sentar-se nas redondezas dos escritórios de advogados.
    GRANDE HACKER!!!! lol

  2. coitado 17 mil euros é ladrão, devia roubar era como o socrates, Vara, Manuel pinho, pinto da costa, filipe viera e outros que já não era ladrão, nem nada aconteçia era só uma burla e não roubo.

RESPONDER

Gana é o primeiro país a receber vacinas financiadas pelo Covax

O programa Covax já começou a fornecer as primeiras remessas de vacinas contra a covid-19. O Gana foi o primeiro país a receber doses. Gana deve receber o primeiro lote de vacinas contra o SARS CoV-2, …

"Como produtos de exportação". Filipinas querem trocar os seus enfermeiros por vacinas da Europa

As Filipinas estão a pedir ao Reino Unido e à Alemanha que forneçam centenas de milhares de vacinas contra a covid-19 em troca do envio de enfermeiros filipinos para ajudar na linha de frente da …

Despacho da ACT limita capacidade de intervenção dos inspetores do trabalho

Um despacho assinado pela inspetora-geral da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) está a limitar a capacidade de intervenção dos inspetores. A notícia é avançada esta quarta-feira pelo Jornal de Negócios, que escreve que o …

Só muda o preâmbulo. Decreto do novo estado de emergência já seguiu para o Parlamento

O novo decreto do estado de emergência já seguiu para o Parlamento. Marcelo Rebelo de Sousa só mudou o preâmbulo do documento. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, publicou esta quarta-feira o decreto do …

Governo já está a desenhar um plano de desconfinamento. Rio quer desconfinar por regiões ou concelhos

Depois de uma primeira ronda de audiências, onde anunciou que o decreto do novo estado de emergência será igual ao da última quinzena, Marcelo Rebelo de Sousa recebeu, esta quarta-feira, o Bloco de Esquerda, o …

Serviços de inteligência desvalorizaram ameaça de invasão ao Capitólio

Os serviços de inteligência dos Estados Unidos subestimaram o perigo de invasão ao Capitólio, admitiram vários responsáveis durante uma audiência no Senado, realizada esta terça-feira. Depois da absolvição do antigo Presidente dos Estados Unidos, que estava …

Polícias que prestam serviço no 112 não recebem subsídio desde setembro

Os agentes e militares que fazem a triagem das chamadas do 112 não auferem a gratificação mensal pelo serviço prestado ao Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) desde setembro do ano passado. Segundo o Jornal de Notícias, …

Contrariando ordem judicial, Malásia deportou mais de mil pessoas para Myanmar

A Malásia entregou 1086 cidadãos que tinham fugido de Myanmar aos militares que organizaram o golpe de Estado de 01 de fevereiro, estando entre esses requerentes de asilo já registados oficialmente junto da Organização das …

Assassino da jornalista Daphne Caruana Galizia condenado a 15 anos de prisão

Vincent Muscat, um dos três homens acusados do assassínio, em outubro de 2017, da jornalista anticorrupção de Malta Daphne Caruana Galizia, foi condenado a uma pena de 15 anos de prisão pelo tribunal da La …

Venezuela avisa embaixadora da UE : tem 72 horas para abandonar o país

Isabel Brilhante Pedrosa, embaixadora da União Europeia, foi declarada persona non grata pelo Governo venezuelano e deverá abandonar o país. O Governo venezuelano notificou, esta quarta-feira, a embaixadora da União Europeia (UE), a portuguesa Isabel Brilhante …