“Hacker” Rui Pinto ficou com 17 mil euros desviados das ilhas Caimão

O pirata informático Rui Pinto, alegadamente envolvido no caso dos e-mails do Benfica, é o único suspeito de um desvio de 264 mil euros do Caledonian Bank, sediado nas ilhas Caimão. O inquérito-crime acabou por ser encerrado e o português conseguiu ficar com 17 mil euros.  

De acordo com o jornal Público, que avança a notícia nesta quinta-feira, o ataque informático ocorreu em 2013 e, com os dados roubados, foi possível aceder às contas de dois clientes, das quais foram feitas duas transferências para Rui Pinto, que está também envolvido no Football Leaks.

Segundo escreve o matutino, que consultou inquérito-crime arquivado pelo Departamento de Investigação e Ação Penal do Porto, foram realizadas duas transferências bancárias: uma de 34.627 euros e outra de 229.748 euros. O acordo celebrado entre o banco e o pirata informática estipulava que o suspeito devolvesse meta da primeira tranche, considerando-se com esta devolução “totalmente ressarcido”.

Ainda assim, adianta o diário, Rui Pinto ficou com 17 mil euros, algo que negou recentemente em entrevista à revista alemã Der Spiegel: “Não recebi nenhum dinheiro desse banco”, afirmou Rui Pinto.

Rui Pinto está em prisão domiciliária na Hungria à espera de saber se é extraditado para Portugal. O pirata informático encontra-se também a colaborar com a justiça francesa no Football Leaks, no qual estão envolvidos o Paris Saint-Germain, o Manchester City, a UEFA e alguns investidores do Qatar e dos Emirados Árabes Unidos.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Afinal utilizou credenciais roubadas para aceder ao banco online e transferir dinheiro…
    Epá mas que grande hacker lol
    Já ouvi de tudo, desde que conseguiu entrar num banco e roubar dinheiro, que conseguiu desviar uma transacção bancaria etc etc. Afinal, sabia as credenciais de acesso e com isso fez uma transferência online, simples!
    Ah e para quem agiu sempre em nome da verdade desportiva… já começa a ter muitos telhados de vidro!
    Este tipo acedeu à rede dos escritórios de advogados através de WIFI porque infelizmente os anormais dos advogados que são tão inteligentes para umas coisas mas depois são tão burros para outras, usavam os routers das operadoras MEO/NOS/VODAFONE para servir a rede interna. Hoje em dia é fácil obter um gerador das passwords de acesso às redes WIFI das operadoras, foi o que ele usou…
    Em dois tempos acedeu à rede WIFI e aos diversos pc’s na rede, que na maior parte das vezes nem password de administração têm, foi um docinho, bastou-lhe um portátil e sentar-se nas redondezas dos escritórios de advogados.
    GRANDE HACKER!!!! lol

RESPONDER

Vaticano destitui ex-cardeal dos Estados Unidos por acusações de abusos sexuais

A Congregação para a Doutrina da Fé expulsou do sacerdócio o ex-cardeal e arcebispo emérito de Washington Theodore McCarrick depois de este ser acusado de abusos sexuais de menores e seminaristas, anunciou o Vaticano. Num comunicado, …

Maré de água suja atingiu a já debilitada Grande Barreira de Coral

Um enorme manto de água poluída oriunda das recentes inundações que se registaram no nordeste da Austrália penetrou em partes da já debilitada Grande Barreira de Coral, o maior recife de coral do mundo. Estas camadas …

É oficial: Pedro Marques é o cabeça-de-lista socialista às europeias

O atual ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro Marques, é o cabeça de lista dos socialistas às eleições europeias. Era uma notícia já avançada por vários órgãos de comunicação social e hoje António Costa confirmou-a. …

Governo espanhol aprova ordem de exumação de Franco

O Governo espanhol aprovou a ordem para exumar o ditador Francisco Franco do seu atual lugar de enterro, o monumento do Vale dos Caídos, medida à qual a família ainda se opõe. Os familiares de Franco …

Sonda da NASA aperta órbita em preparação para a missão Marte 2020

A missão MAVEN (Mars Atmosphere and Volatile Evolution) da agência espacial norte-americana, já com 4 anos, está a embarcar numa nova campanha para apertar a sua órbita em torno de Marte. A operação vai reduzir …

Trump precisa de oito milhões de dólares para o muro e a Casa Branca explica onde os vai buscar

A Casa Branca identificou esta sexta-feira os fundos federais que serão utilizados pela administração de Donald Trump para conseguir financiar a construção do muro na fronteira com o México. O Presidente norte-americano declarou esta sexta-feira estado …

Desativação de bomba da II Guerra Mundial paralisa e evacua Paris

Mais de mil moradores e trabalhadores evacuados, comboios urbanos, nacionais e internacionais cancelados, estradas fechadas, rotas de autocarro desviadas e pelo menos uma estação de metro encerrada em Paris. Também o bairro de porte de La …

Pouco se sabe sobre a morte de Khashoggi. Mas há um homem que diz ter muito para contar

Neste momento, as informações aparecem a conta-gotas. Foi a estratégia usada pelas autoridades turcas, desde o primeiro momento, para gerir a forma como revelaram informações sobre o assassinato de Jamal Khashoggi. Khashoggi morreu dentro do consulado …

Enfermeiros marcam greve nacional para 8 de março

A Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros (ASPE) vai decretar greve nacional para dia 8 de março, para permitir a participação dos profissionais numa marcha em homenagem à enfermagem que está programada para Lisboa. O anúncio foi …

Octogenário espanhol usava bancos portugueses para lavar dinheiro

Duas agências bancárias situadas no Porto e em Valença do Minho foram usadas por um narcotraficante espanhol para lavar o dinheiro que ganhava com a venda de estupefacientes e ainda no contrabando de tabaco. Uma investigação …