“Hacker” Rui Pinto ficou com 17 mil euros desviados das ilhas Caimão

O pirata informático Rui Pinto, alegadamente envolvido no caso dos e-mails do Benfica, é o único suspeito de um desvio de 264 mil euros do Caledonian Bank, sediado nas ilhas Caimão. O inquérito-crime acabou por ser encerrado e o português conseguiu ficar com 17 mil euros.  

De acordo com o jornal Público, que avança a notícia nesta quinta-feira, o ataque informático ocorreu em 2013 e, com os dados roubados, foi possível aceder às contas de dois clientes, das quais foram feitas duas transferências para Rui Pinto, que está também envolvido no Football Leaks.

Segundo escreve o matutino, que consultou inquérito-crime arquivado pelo Departamento de Investigação e Ação Penal do Porto, foram realizadas duas transferências bancárias: uma de 34.627 euros e outra de 229.748 euros. O acordo celebrado entre o banco e o pirata informática estipulava que o suspeito devolvesse meta da primeira tranche, considerando-se com esta devolução “totalmente ressarcido”.

Ainda assim, adianta o diário, Rui Pinto ficou com 17 mil euros, algo que negou recentemente em entrevista à revista alemã Der Spiegel: “Não recebi nenhum dinheiro desse banco”, afirmou Rui Pinto.

Rui Pinto está em prisão domiciliária na Hungria à espera de saber se é extraditado para Portugal. O pirata informático encontra-se também a colaborar com a justiça francesa no Football Leaks, no qual estão envolvidos o Paris Saint-Germain, o Manchester City, a UEFA e alguns investidores do Qatar e dos Emirados Árabes Unidos.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Afinal utilizou credenciais roubadas para aceder ao banco online e transferir dinheiro…
    Epá mas que grande hacker lol
    Já ouvi de tudo, desde que conseguiu entrar num banco e roubar dinheiro, que conseguiu desviar uma transacção bancaria etc etc. Afinal, sabia as credenciais de acesso e com isso fez uma transferência online, simples!
    Ah e para quem agiu sempre em nome da verdade desportiva… já começa a ter muitos telhados de vidro!
    Este tipo acedeu à rede dos escritórios de advogados através de WIFI porque infelizmente os anormais dos advogados que são tão inteligentes para umas coisas mas depois são tão burros para outras, usavam os routers das operadoras MEO/NOS/VODAFONE para servir a rede interna. Hoje em dia é fácil obter um gerador das passwords de acesso às redes WIFI das operadoras, foi o que ele usou…
    Em dois tempos acedeu à rede WIFI e aos diversos pc’s na rede, que na maior parte das vezes nem password de administração têm, foi um docinho, bastou-lhe um portátil e sentar-se nas redondezas dos escritórios de advogados.
    GRANDE HACKER!!!! lol

  2. coitado 17 mil euros é ladrão, devia roubar era como o socrates, Vara, Manuel pinho, pinto da costa, filipe viera e outros que já não era ladrão, nem nada aconteçia era só uma burla e não roubo.

RESPONDER

Morreu Saturn, o jacaré que sobreviveu a um bombardeamento da II Guerra (e que se diz que pertenceu a Hitler)

Saturn, um jacaré norte-americano de 84 anos, morreu esta sexta-feira no jardim zoológico de Moscovo, na Rússia, anunciou a instituição na sua conta de Facebook, dando conta que o animal morreu de velhice. O réptil …

Antiviral Remdesivir pode ser eficaz no combate à covid-19

O antiviral Remdesivir é eficaz contra a covid-19 caso seja administrado antes dos pacientes necessitarem de ventilação mecânica, indica um ensaio internacional com este medicamento, coordenado pelo Hospital Can Ruti, em Badalona, Barcelona, Espanha. Segundo um …

Há uma misteriosa ilha em Nova Iorque que quase ninguém pode visitar (e está abandonada)

A menos de 1,6 quilómetros de Manhattan, em Nova Iorque, localiza-se uma misteriosa ilha abandonada há mais de meio século. É preciso ter autorização do New York City Department of Parks and Recreation para visitar …

Israel não vai desperdiçar "oportunidade histórica" para anexar a Cisjordânia

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu voltou a defender hoje a anexação de partes da Cisjordânia nos próximos meses e em prosseguir este polémico plano, apesar do crescente coro de condenações de diversos aliados. Os palestinianos, e …

Zlatan Ibrahimovic lesiona-se e deixa carreira em risco

No treino com vista ao regresso da Liga italiana, Zlatan saiu a coxear do centro de treinos, com os milaneses a explicarem que exames vão determinar se se trata de lesão no gémeo ou tendão …

Há uma orquestra presa num palácio da Alemanha há 75 dias

Um grupo de músicos bolivianos, que pertencem à Orquestra Experimental de Instrumentos Nativos, está confinado no Palácio Rheinsberg, na Alemanha, há cerca de 75 dias devido à pandemia de covid-19. No início de março, os membros da …

Bolsonaro diz ter imagem negativa no exterior porque a imprensa "é de esquerda"

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse hoje que a sua imagem no exterior é negativa porque a imprensa mundial é de esquerda, enquanto falava com apoiantes junto ao Palácio da Alvorada, em Brasília. "A imprensa …

Líderes vodu do Haiti preparam templos para tratar infetados com covid-19

Líderes de vodu do Haiti pediram aos padres da religião afro-caribenha para criar um remédio secreto que servisse de tratamento contra o novo coronavírus. Aos religiosos foi também pedido que preparassem as câmaras sagradas de …

Centros comerciais e lojistas dizem-se preparados para reabrir em junho

Os centros comerciais e lojistas asseguram estar preparados para reabrir em pleno em 1 de junho, apelando à não discriminação face aos restantes espaços de retalho, mas pedem medidas que travem o impacto da pandemia …

Não vai faltar sardinha dentro dos próximos anos, revela investigação

A quantidade de sardinha adulta no mar é mais do que suficiente para os próximos três anos. Os dados científicos confirmam que o stock de sardinha está totalmente recuperado. O último cruzeiro realizado pelo Instituto Português …