“Hacker” Rui Pinto ficou com 17 mil euros desviados das ilhas Caimão

O pirata informático Rui Pinto, alegadamente envolvido no caso dos e-mails do Benfica, é o único suspeito de um desvio de 264 mil euros do Caledonian Bank, sediado nas ilhas Caimão. O inquérito-crime acabou por ser encerrado e o português conseguiu ficar com 17 mil euros.  

De acordo com o jornal Público, que avança a notícia nesta quinta-feira, o ataque informático ocorreu em 2013 e, com os dados roubados, foi possível aceder às contas de dois clientes, das quais foram feitas duas transferências para Rui Pinto, que está também envolvido no Football Leaks.

Segundo escreve o matutino, que consultou inquérito-crime arquivado pelo Departamento de Investigação e Ação Penal do Porto, foram realizadas duas transferências bancárias: uma de 34.627 euros e outra de 229.748 euros. O acordo celebrado entre o banco e o pirata informática estipulava que o suspeito devolvesse meta da primeira tranche, considerando-se com esta devolução “totalmente ressarcido”.

Ainda assim, adianta o diário, Rui Pinto ficou com 17 mil euros, algo que negou recentemente em entrevista à revista alemã Der Spiegel: “Não recebi nenhum dinheiro desse banco”, afirmou Rui Pinto.

Rui Pinto está em prisão domiciliária na Hungria à espera de saber se é extraditado para Portugal. O pirata informático encontra-se também a colaborar com a justiça francesa no Football Leaks, no qual estão envolvidos o Paris Saint-Germain, o Manchester City, a UEFA e alguns investidores do Qatar e dos Emirados Árabes Unidos.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Afinal utilizou credenciais roubadas para aceder ao banco online e transferir dinheiro…
    Epá mas que grande hacker lol
    Já ouvi de tudo, desde que conseguiu entrar num banco e roubar dinheiro, que conseguiu desviar uma transacção bancaria etc etc. Afinal, sabia as credenciais de acesso e com isso fez uma transferência online, simples!
    Ah e para quem agiu sempre em nome da verdade desportiva… já começa a ter muitos telhados de vidro!
    Este tipo acedeu à rede dos escritórios de advogados através de WIFI porque infelizmente os anormais dos advogados que são tão inteligentes para umas coisas mas depois são tão burros para outras, usavam os routers das operadoras MEO/NOS/VODAFONE para servir a rede interna. Hoje em dia é fácil obter um gerador das passwords de acesso às redes WIFI das operadoras, foi o que ele usou…
    Em dois tempos acedeu à rede WIFI e aos diversos pc’s na rede, que na maior parte das vezes nem password de administração têm, foi um docinho, bastou-lhe um portátil e sentar-se nas redondezas dos escritórios de advogados.
    GRANDE HACKER!!!! lol

  2. coitado 17 mil euros é ladrão, devia roubar era como o socrates, Vara, Manuel pinho, pinto da costa, filipe viera e outros que já não era ladrão, nem nada aconteçia era só uma burla e não roubo.

RESPONDER

Governo prolonga prazo das moratórias até setembro de 2021. Portugal em contingência até 14 de outubro

O Conselho de Ministros decidiu prorrogar, esta quinta-feira, a vigência da situação de contingência em Portugal continental até às 23h59 de 14 de outubro. As moratórias de crédito foram prolongadas até 30 de setembro de …

Trump diz que diretrizes mais rigorosas para aprovação de vacina são “jogada política”

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse, esta quarta-feira, que a Casa Branca “pode ou não” aprovar novas directrizes da Food and Drug Administration. As novas diretrizes para aprovação de vacina contra a covid-19 exigem …

Maduro insta ONU a criar fundo que garanta alimentos e medicamentos

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, propôs que a Organização das Nações Unidas (ONU) crie um fundo rotativo de compras públicas para garantir o acesso a alimentos e a produtos de saúde, financiado com recursos …

Mais três mortes e 691 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta quinta-feira, mais três mortes e 691 novos casos de infeção por covid-19 em relação a quarta-feira, mostra o boletim mais recente da Direção-Geral de Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da …

2 em 1. Ryanair está a oferecer um voo na compra de outro (e é só hoje)

Já estava com saudades de viajar e conhecer novos países? A Ryanair não quer que lhe falte nada. A companhia aérea low cost lança uma promoção “inédita” e garante uma oferta 2 em 1. As …

Autarca de Almada diz que declarações sobre Bairro Amarelo foram descontextualizadas

A presidente da Câmara de Almada disse esta quarta-feira que as suas afirmações sobre o Bairro Amarelo surgiram em resposta a uma pergunta feita pelo Bloco de Esquerda (BE), considerando que foram descontextualizadas devido …

Vendas tardam em recuperar. Empresas pouco preparadas para mudanças

Um estudo do Banco de Portugal (BdP), publicado na quarta-feira, revelou que as empresas enfrentam um "cenário de recuperação muito gradual" do volume de negócios para níveis anteriores à pandemia e poucas estão preparadas para …

Hospital de Lisboa deixou entrar pessoas sem máscara

O Hospital da Luz, em Lisboa, permitiu a entrar e circulação de pessoas sem máscara dentro das instalações. O hospital garante que foi um "erro humano" e que não voltará a acontecer. A Rádio Renascença escreve, …

A Estação Espacial Internacional moveu-se para evitar uma colisão

Esta terça-feira, a Estação Espacial Internacional realizou uma "manobra de evasão" para evitar ser atingida por um pedaço de lixo espacial. Controladores de voo russos e norte-americanos terão trabalhado em conjunto para mover a Estação Espacial …

Professor de Direito que ataca feminismo está a ser julgado por violência doméstica

Francisco Aguilar, professor na Faculdade de Direito de Lisboa, está a causar polémica devido a conduta que escolhe para dar as suas aulas. O professor que leciona algumas cadeiras do mestrado em Direito, aproveita as …