Rui Moreira quer ser cabeça de lista nas europeias (com uma condição)

Fernando Veludo/LUSA

rui moreira

O líder do CDS-PP, Nuno Melo (D) com Rui Moreira (C), e Álvaro Castelo Branco, (E).

“O mais provável cabeça de lista” não só está disponível, como interessado, mas só se for comissário europeu, segundo fontes sociais-democratas.

Há mais de um ano que é um dos nomes mais falados para encabeçar a lista da Aliança Democrática (AD) às eleições europeias de próximo junho e estará não só disponível, como interessado para assumir a candidatura ao Parlamento Europeu.

No entanto, Rui Moreira, de momento no  terceiro e último mandato como presidente da Câmara do Porto, tem uma condição.

O autarca tem a ambição de se tornar comissário europeu, garante fonte social-democrata ao Público esta terça-feira.

“É verdade que Rui Moreira tem dito em fóruns mais restritos que gostava de ser comissário europeu”, disse outra fonte do PSD ao matutino, que noticia que o independente está disponível para ser cabeça de lista sob essa condição.

Rui Moreira é mesmo o “o mais provável cabeça de lista” para Luís Marques Mendes, disse o comentador na SIC no seu último comentário. O rumor não é (nada) novo, nem vindo do próprio Marques Mendes.

A direção nacional do partido não tem ainda as europeias na agenda — Montenegro só deve começar a pensar nessa pasta depois da apresentação do programa do Governo — mas Luís Marques Mendes antecipou o assunto na Universidade de Verão do PSD, já em outubro de 2022, onde afirmou “Rui Moreira é um quadro que o PSD devia aproveitar no futuro“.

“Acho altamente provável. O presidente da Câmara do Porto é também muito popular, é independente, é um grande comunicador, e isso ajuda imenso. Não sei se ele está disponível, provavelmente ainda não houve convite”, referiu na altura.

Agora, ao Público, Marques Mendes diz que “não estava a fazer ligação com as europeias” quando falou do tema, mas sim a analisar todas as eleições portuguesas — autárquicas, legislativas e presidenciais.

No partido há quem partilhe da opinião e até considere que seria uma “boa solução” para o PSD se o presidente da Câmara do Porto liderasse a lista às europeias.

Paulo Cunha, líder da distrital de Braga do PSD, admitiu na altura que o presidente da Câmara do Porto “seria uma boa solução“, mas sublinha não ver nele essa ambição — algo que Rui Moreira tem vindo a confirmar.

De acordo com uma fonte ouvida pelo Público em julho passado, “dificilmente Rui Moreira será candidato por algum partido político porque isso contraria a sua posição aristocrata”, já que o autarca independente considera “estar acima dos partidos”. Uma saída a meio do mandato também seria encarada pelos portuenses como uma “traição à cidade e uma desconsideração”.

“Não me surpreenderia se ele saísse mais cedo, antes do final do mandato, e estou convencido de que ele pondera isso”, disse agora Marques Mendes sobre a saída prematura.

O autarca do Porto disse acreditar que os rumores sobre uma candidatura sua às europeias pelo PSD foram plantados por alguém que quer dificultar a vida a Montenegro.

“É mais ou menos como perguntar se posso vir a ser o Pai Natal. Não se coloca. Não é uma coisa que se possa colocar. Naturalmente, se surgir um convite para uma coisa dessas, terei que pensar na altura, terei que pensar nas condições”, afirmou em entrevista de outubro ao programa Hora da Verdade da Renascença e do Público.

Rui Moreira foi contactado, mas não quis prestar declarações sobre o assunto.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.