Rúben Semedo reforça gregos do Olympiacos (e Sporting recebe 900 mil euros pela transferência)

José Sena Goulão / Lusa

O defesa português Rúben Semedo é reforço do Olympiacos, clube da primeira divisão grega de futebol treinado pelo também luso Pedro Martins, para a próxima temporada, anunciou esta quarta-feira o Villarreal, que detinha o passe do jogador.

Num curto comunicado no sítio oficial da Internet, o clube espanhol não revelou os valores da transferência do antigo futebolista do Sporting, desejando apenas “muita sorte para a sua nova etapa profissional”.

Apesar de não terem sido revelados valores, o jogador terá custado cerca de 4,5 milhões de euros aos gregos e o Sporting recebe 900 mil euros, de acordo com o jornal espanhol AS, citado pelo Record.

No acordo do negócio que levou o defesa-central para o emblema espanhol por 14 milhões de euros, a direção de Bruno de Carvalho salvaguardou o direito a 20% de uma futura transferência de Rúben Semedo. A este valor há ainda que acrescentar uma quantia baixa referente aos direitos de formação.

Também o Olympiacos confirmou, através do Twitter, a chegada à equipa do atleta, de 25 anos, que representou Rio Ave e Huesca na última época, encontrando agora os compatriotas José Sá, Roderick Miranda, Gil Dias e Daniel Podence.

Na semana passada, Rúben Semedo, que jogou por empréstimo durante meia época ao serviço do Rio Ave, disse que gostaria de voltar a jogar em Portugal, não descartando eventuais interesses do Benfica do do FC Porto. O futebolista disse que os alegados interesses de FC Porto e Benfica são “sinal de reconhecimento” do bom trabalho que faz e que espera dar continuidade.

Porém, a direção do Sporting incluiu uma cláusula anti-rivais no processo de negociação com o Villarreal, o que poderia condicionar o futuro do jogador em Portugal. De facto, o destino de Ruben Semedo é a Grécia.

A carreira de Ruben Semedo ficou marcada pelas acusações de tentativa de homicídio, lesões corporais graves, sequestro, ameaças, posse ilícita de armas e de roubo com violência, tendo permanecido 141 dias preso. O ex-jogador do Sporting foi incriminado por gotas de sangue e mensagens com ameaças encontradas no seu telemóvel.

Uma pessoa que apresentou queixa a 12 de fevereiro de 2018 afirmou que Rúben Semedo e outros dois homens o ataram e agrediram, deslocando-se depois ao seu apartamento, com as suas chaves, para lhe roubar dinheiro.

O Villarreal, que já tinha aberto um processo disciplinar ao jogador português, anunciou, através de um comunicado, que suspendeu o contrato e o salário de Rúben Semedo, demonstrando a sua “consternação” com os “graves delitos imputados” ao central. O clube explicou que a suspensão salarial iria manter-se até que houvesse uma decisão final no âmbito do processo disciplinar aberto ao atleta.

O processo podia até acabar com o despedimento por justa causa de Rúben Semedo. O Villarreal podia alegar que o defesa não está a cumprir a sua parte do contrato, uma vez não pode comparecer ao trabalho no clube, por estar em prisão preventiva.

Era a terceira vez, nos últimos meses, que o jogador português está envolvido em incidentes graves que estão a ser investigados pela polícia espanhola. Rúben Semedo já tinha sido detido em novembro de 2017, depois de alegadamente ter ameaçado e agredido um homem, nas imediações de uma discoteca de Valência. Em outubro, o futebolista esteve envolvido noutro incidente no parque de estacionamento de uma discoteca, onde terá agredido um jovem na cabeça com uma garrafa de vidro.

O internacional sub-21 português teve mais quatro anos de contrato com o Villarreal, com um salário da ordem dos 1,3 milhões de euros líquidos, por época.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O detetive a bordo do rover da NASA Perseverance

Marte está muito longe da famosa 221 Baker Street, mas um dos detetives mais conhecidos da ficção estará representado no Planeta Vermelho quando o rover Perseverance da NASA pousar no dia 18 de fevereiro de …

Nem o mar profundo se safa das alterações climáticas

Um novo estudo mostra que as alterações climáticas já estão a bater à porta do mar profundo, e os seus habitantes poderão em breve estar em perigo. De acordo com o site IFLScience, a equipa de …

Príncipe belga pede desculpa por violar confinamento em festa ilegal em Espanha

O príncipe Joachim da Bélgica disse “lamentar profundamente” não ter respeitado “todas as medidas” do confinamento durante uma viagem a Espanha, onde participou numa festa ilegal em Córdoba que está a ser investigada pela polícia. Depois …

Politólogo que previu que Trump seria Presidente vaticina a sua reeleição

O politólogo que previu que Donald Trump seria Presidente dos Estados Unidos vaticina agora a sua reeleição em novembro de 2020. Helmut Norpoth, professor de ciências políticas da Universidade Stony Brook, nos Estados Unidos, previu …

Índia regista mais de oito mil novos casos. Tem "uma longa batalha" pela frente

A Índia registou mais de oito mil novos casos de covid-19 num único dia, um novo recorde desde o início da pandemia no país, foi este domingo anunciado. O número de casos confirmados de covid-19 na …

Jovens bolivianos forçaram picada de viúva-negra. Queriam ser como o Homem-Aranha

Três irmãos bolivianos de 8, 10 e 12 anos acabaram hospitalizados depois de fazerem com que uma viúva negra os picasse para que ficassem com super-poderes como o Homem Aranha. "Pensando que a [picada] lhes …

Bloco exige retirada de norma "insultuosa" no apoio a recibos verdes

O Bloco de Esquerda (BE) exigiu este domingo ao Governo que retire do formulário de apoio para os trabalhadores independentes uma norma "insultuosa" que lhes exige o compromisso de retomarem a atividade no prazo de …

Espetada de porco 2.0. Novameat propõe carne impressa em 3D para o jantar

A Novameat, uma empresa espanhola de tecnologia alimentar, apresentou um novo produto: carne de porco à base de plantas impressa em 3D, a que batizaram de espetada de porco 2.0. A Novameat quer apoiar um sistema …

Uber acusada de exploração de trabalhadores em Itália

Um tribunal de Milão ordenou a nomeação de um administrador judicial para a Uber Itália durante um ano, após ter determinado que o serviço de entrega de refeições da empresa explorava os trabalhadores. De acordo com …

Pinto de Costa: "Se Rui Moreira tivesse avançado, não me candidatava"

Pinto da Costa revelou que não teria avançado para a recandidatura à presidência do FC Porto se o presidente da Câmara do Porto tivesse entrado na corrida. "Se o Rui Moreira se tivesse candidatado, embora …