A rua mais estreita do mundo fica em Espanha (e quer entrar no Guinness)

Jialxv / Wikimedia

Callejón de Urriés, em Espanha

O município de Urriés, na província de Saragoça, Espanha, já iniciou os procedimentos para que esta ruela, com 41 centímetros de largura no seu ponto mais estreito, possa entrar no Livro dos Recordes do Guinness.

A localidade de Urriés, na província espanhola de Saragoça, é a orgulhosa dona desta viela que, com 41 centímetros de largura no seu ponto mais estreito, poderá entrar no “Guinness World Records” como a via pública mais estreita do mundo, conta o canal RT.

Trata-se de uma rua medieval, que começa na praça principal desta povoação, com apenas 40 habitantes, e segue junto à igreja de San Esteban, uma construção medieval do século XII.

Para já, no livro que reúne vários recordes mundiais, esta viela ainda é superada pela Rua Spreuerhof, na cidade alemã de Reutlingen, que mede apenas 31 centímetros na sua parte mais reduzida. No entanto, esta comunica com uma propriedade privada, de modo que a rua espanhola seria, de facto, a via pública mais estreita do mundo.

O Callejón de Urriés, como é conhecida esta viela de 25 metros, esteve fechado durante boa parte da primeira metade do século XX, supostamente por questões de higiene. Entretanto, desde 1955, foi reaberta ao público, mas só pode passar uma pessoa de cada vez, porque é fisicamente impossível a passagem de duas pessoas em simultâneo.

O autarca de Urriés, Armando Soria, iniciou há vários anos os procedimentos para tentar registar este património do município no Livro dos Recordes do Guinness, embora ainda não tenha recebido resposta.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.