A rua mais estreita do mundo fica em Espanha (e quer entrar no Guinness)

Jialxv / Wikimedia

Callejón de Urriés, em Espanha

O município de Urriés, na província de Saragoça, Espanha, já iniciou os procedimentos para que esta ruela, com 41 centímetros de largura no seu ponto mais estreito, possa entrar no Livro dos Recordes do Guinness.

A localidade de Urriés, na província espanhola de Saragoça, é a orgulhosa dona desta viela que, com 41 centímetros de largura no seu ponto mais estreito, poderá entrar no “Guinness World Records” como a via pública mais estreita do mundo, conta o canal RT.

Trata-se de uma rua medieval, que começa na praça principal desta povoação, com apenas 40 habitantes, e segue junto à igreja de San Esteban, uma construção medieval do século XII.

Para já, no livro que reúne vários recordes mundiais, esta viela ainda é superada pela Rua Spreuerhof, na cidade alemã de Reutlingen, que mede apenas 31 centímetros na sua parte mais reduzida. No entanto, esta comunica com uma propriedade privada, de modo que a rua espanhola seria, de facto, a via pública mais estreita do mundo.

O Callejón de Urriés, como é conhecida esta viela de 25 metros, esteve fechado durante boa parte da primeira metade do século XX, supostamente por questões de higiene. Entretanto, desde 1955, foi reaberta ao público, mas só pode passar uma pessoa de cada vez, porque é fisicamente impossível a passagem de duas pessoas em simultâneo.

O autarca de Urriés, Armando Soria, iniciou há vários anos os procedimentos para tentar registar este património do município no Livro dos Recordes do Guinness, embora ainda não tenha recebido resposta.

  ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

No Reino Unido, o aumento de infeções está a causar preocupação. O que explica este cenário?

No Reino Unido, os casos e internamentos estão a subir, sendo que alguns especialistas já apelam a um regresso de algumas restrições antes do inverno. Mas o que pode estar a causar este aumento dos …

Flamengo acelera compra do Tondela e planeia chegar à Champions em sete anos

O Flamengo quer concluir a compra do Tondela até ao final do ano e planeia levar o clube à Liga Europa dentro de quatro anos e à Champions dentro de sete a oito anos. Num modelo …

Há hospitais em "estado de calamidade" por todo o país

Os presidentes das secções regionais da Ordem dos Médicos consideram que a situação que o SNS ultrapassa atualmente não é nova e que é culpa da "ausência de liderança por parte da tutela". A situação de …

O internacional português Cristiano Ronaldo a festejar um golo.

"O Teatro dos Sonhos está a arder" e Ronaldo foi o piromaníaco da reviravolta

Cristiano Ronaldo fez o golo que deu a vitória ao Manchester United, esta quarta-feira, frente à Atalanta. Bruno Fernandes também esteve em destaque. O Manchester United recebeu e venceu a Atalanta por 3-2, num jogo que …

Restos mortais encontrados junto a pertences do namorado de Petito em parque da Flórida

O FBI divulgou esta quarta-feira que foram encontrados restos mortais junto a alguns pertences do namorado de Gabby Petito. Brian Laundrie continua desaparecido desde setembro. Segundo noticia a Reuters, a descoberta ocorreu no Parque Ambiental Myakkahatchee …

Costa arrasa modelo de leilão do 5G "inventado" pela Anacom: é o "pior possível"

O primeiro-ministro considerou esta quarta-feira que o modelo de leilão para a quinta geração de comunicações móveis (5G) “inventado pela Anacom” é o “pior possível”, razão pela qual está a provocar um “atraso imenso” ao …

Lope Martín: O marinheiro afro-português que "abriu" o Pacífico e foi apagado da História

Lope Martín foi um marinheiro afro-português, injustamente acusado de traição, que foi primeiro a navegar das Américas para a Ásia e voltar. Entre 1415 e 1543, uma série de conquistas foram feitas por Portugal em viagens …

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen

Estado de Direito na Polónia ameaça tornar cimeira da UE "numa das mais difíceis"

A situação do Estado de direito na Polónia ameaça perturbar uma cimeira que tem uma agenda oficial já muito carregada. Os líderes da União Europeia (UE) reúnem-se em Bruxelas numa cimeira com uma agenda preenchida, dominada …

Após (algumas) cedências e (muitas) recusas, Governo reúne-se para aprovar medidas saídas da Concertação

Algumas das medidas aprovadas pelo Governo são interpretadas como um piscar de olhos à Esquerda, de forma a aumentar as hipóteses de aprovação do Orçamento do Estado. Após a reunião de ontem da concertação social (que …

Paciente curada de cancro teve a infeção de covid-19 mais longa já registada

A paciente passou por um tratamento agressivo para curar um cancro considerado perigoso. Três anos depois a "covid crónica" bateu-lhe à porta. Tosse contínua e falta de ar foram os sinais vermelhos que alertaram a paciente …