RTP2 fica mais de seis horas com zero espectadores e bate mínimo histórico

16

Foi uma época festiva desastrosa para a RTP2. O segundo canal já tinha registado o seu share mais baixo de sempre na véspera de Natal, com apenas 0,8%, mas 2019 ainda reservava ao canal público um novo mínimo histórico.

Esta terça-feira, a RTP2 não foi além de uns residuais 0,5% de share, conseguindo de uma só vez baixar três décimas ao seu pior resultado de sempre. O resultado é particularmente negativo num dia em que a média do consumo televisivo esteve acima do habitual, a RTP2 esteve um total de 6 horas e 27 minutos sem um único espectador, de acordo com a medição da GfK.

Uma vez que a medição de audiências é feita por amostragem, o facto de nenhum dos lares com audímetro da GfK ter sintonizado a RTP2 durante este período não permite concluir que o canal tenha estado totalmente sem público, mas é um sintoma da falta de adesão à programação do canal dirigido por Teresa Paixão.

Ainda que uma parte significativa destes minutos a zeros se tenha registado na madrugada de segunda para terça-feira, um período com pouco peso no resultado diário, houve várias faixas horárias relevantes em a RTP2 bateu no vermelho. Quase toda a primeira hora do espaço Zig Zag, entre as 7h04 e as 8h, esteve nos 0,0% de rating e 0,0% de share, por exemplo.

Entre as 11h e as 17h a RTP2 voltou tocar nos zero espectadores de forma esporádica, sobretudo em alguns minutos isolados mas também em períodos mais prolongados, como entre as 11h40 e as 12h06, ou entre as 13h58 e as 14h14.

Um ano depois, o mesmo concerto no réveillon

As propostas da RTP2 para o dia 31 tinham alguns elementos diferenciadores da grelha habitual, mas o Zig Zag manteve-se durante a maior parte do daytime. O espaço infantil, que apostou em alguns filmes de animação, começou o dia com quase uma hora a zeros mas conseguiu recuperar, fechando com uma média de 0,2% de audiência e 1,3% de share no bloco matinal.

O bloco da tarde não teve a mesma sorte. Com os mais novos a virarem atenções para outros canais, nomeadamente para os filmes da SIC, o Zig Zag obteve uma média de apenas 0,2% de audiência e 0,5% de share entre as 17h14 e as 21h04.

À noite, Teresa Paixão apostou na estreia de A Revolta de Beja para as 21h05, um documentário sobre a tentativa de revolução ocorrida na passagem de ano de 1961 para 1962. O documentário conseguiu ficar acima da média do dia, mas não foi além de 0,4% de audiência e 0,9% de share. O resto da noite teve valores ainda mais modestos.

O último episódio de Estado de Felicidade marcou apenas 0,2% / 0,4%, um resultado invulgarmente baixo para uma série da noite do canal. O canal 2 entrou em 2020 com Uma Noite de Inverno – Sting ao Vivo na Catedral de Durham, que registou uma média de apenas 0,2% de audiência e 0,4% de share.

O concerto de 2009 do cantor britânico voltou a ser a escolha do canal público para o réveillon, depois de ter estreado há precisamente um ano, a 31 de dezembro de 2018. Nesse dia as coisas correram bem melhor à RTP2, com o concerto de Sting a ter na altura mais do dobro da audiência (0,4% / 1,1%), e o canal a registar 1,3% de share diário.

Foi um final particularmente negativo para um ano que até nem correu mal à RTP2. O canal conseguiu inverter a tendência de queda nas médias anuais, subindo a sua quota de mercado para 1,5%, mais uma décima que em 2018.

16 Comments

  1. MENTIRA. Em minha casa só se vê a RTP2, por isso, zero espetadores, é mentira. Estas sondagens são uma treta, e devem ser encomendadas pela TVI ou pela SIC.

    • Claro que é mentira, conseguem monitorizar os clientes do cabo,mas da tdt nao, logo baseiam-se em suposições da treta, com analises de treta, feito por um bando de tretas…

      • Os audímetros é equipamento extra (tipo minibox ligada entre a TV e antena/sinal box cabo) que captura o som do televisor e sincroniza com os sons que tem na “central”, sabendo assim qual é o canal que o espectador está a ver, ou se está a usar a TV para outras coisas (jogar videojogos, ver gravações ou filmes em DVD/Blu-Ray/On Demand, etc.). Tem um comando onde os utilizadores são sensibilizados a prestar informações quando estão a ver, do género: quantas pessoas estão ver, idades, sexo, etc. A imagem aparecia sobreposta ao sinal e respondida pelo comando.
        A distribuição é feita com base nos dados populacionais ou seja pretende que os audímetros (por exemplo 1500 casas) representem de uma forma aproximada a realidade da população portuguesa.
        Essa distribuição engloba lares onde se recebe sinais de TDT ou Cabo.

        Um bocadinho de cultura não mata

  2. pergunto-me pq gastar milhões en n tvs do estado bem como n rádios.

    claro está que a resposta está em alimentar as clientelas dos partidos.

    e ainda falam agora, ou melhor, preparam o povinho, para irmos todos pagar tb o pseudo-jornalismo dos MSM privados.

    expliquem-me mesmo a diferença entre “democracia” e ditadura.

  3. Pois, quanto à questão “expliquem-me mesmo a diferença entre “democracia” e ditadura”, a resposta é:
    Em ditadura a classe política não te deixa falar; nesta democracia falas à vontade, mas a classe política não te dá ouvidos, nem está interessada naquilo que pensas para nada, pois está entretida com outra agenda…

  4. e normal visto os gostos de merdice que transmitem, o mesmo deveria acontecer com todos os outros canais cujas cabeças vazias e detrioradas que estao a frente destas lixeiras de canais que so transmitem lixo, arrazar com isso tudo

  5. O nível de assistência ao Canal 2 está na razão direta do nível cultural da população que sintoniza TV.
    E mais não digo.

  6. Ora ponham lá uns programas como a Casa dos segredos ou Casados à primeira vista, penso ser estes os nomes e certamente outros que por aí andam de nível cultural idêntico e irão ver como a clientela irá aumentar.

  7. Todos os dias, com menor frequência aos Sábados e Domingos, sintonizo a RTP 2, a partir das 20.30 h ou 21.00 h, horário em que já cheguei a casa.
    Exibe as melhores mini-séries de todos os Canais de televisão e tem entretenimento excelente e proveitoso para a criançada.
    Talvez esteja a perder alguma audiência para a RTP Memória.
    No meu voto de 1 a 10, voto no 10.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.