Um computador portátil que pertencia aos serviços secretos norte-americanos, e que contém as plantas da Trump Tower, em Nova Iorque, foi roubado esta quinta-feira.
Os serviços secretos, responsáveis nos Estados Unidos pela proteção do Presidente norte-americano e de outras personalidades, já anunciaram ter lançado um inquérito sobre o roubo do computador, sem precisar os conteúdos do aparelho.
Segundo a CNN, o computador poderá ter os planos de evacuação da Trump Tower, onde residia antes de assumir o cargo de Presidente Donald Trump e onde continuam a viver a mulher do chefe de Estado e o seu filho mais novo.
A ABC noticiou que o computador poderá conter também detalhes a investigação a que foi submetida Hillary Clinton pelo uso de um e-mail particular enquanto era secretária de Estado.
“Os serviços secretos podem confirmar que um funcionário foi vítima de um ato criminoso durante o qual um computador portátil foi roubado”, referem, em comunicado, os serviços.
No comunicado, os serviços secretos asseguram que os computadores estão muito seguros e encriptados e que “não podem conter informação classificada“.
“Está um inquérito em curso”, acrescentam no comunicado, sem mais detalhes.
A CNN, que cita dois altos responsáveis da polícia de Nova Iorque, o computador tem informações “muito sensíveis” e foi roubado da viatura de um agente dos serviços secretos na quinta-feira de manhã, na zona de Brooklyn.
// Lusa