Rotas de metro e comboio podem ser reforçadas depois da Páscoa

As rotas do metro e comboio podem ser reforçadas depois da Páscoa, assim que as medidas sanitárias aliviarem. O reforço deverá ser feito com recurso a autocarros turísticos.

Comboios e metros completamente lotados são imagens características das horas de ponta em setembro, numa altura em que se dava início o regresso às aulas. Sem possibilidade de reforçar a oferta ferroviária em Lisboa e no Porto, a solução foi encontrada com mais autocarros turísticos.

O presidente da Associação Nacional de Transportadores Rodoviários de Pesados de Passageiros (ANTROP), Luís Cabaço Martins, defende que “a medida surgiu no período em que foi menos necessária”. Em declarações ao Diário de Notícias, o líder da Associação Rodoviária de Pesados (ARP), José Luís Carreira, argumenta que “faltou um mecanismo que canalizasse as pessoas para o transporte alternativo”.

As associações sugeriram ao Governo que fossem contratados autocarros turísticos, que estavam parados devido à forte quebra no setor causada pela pandemia.

O programa de reforço de oferta foi anunciado a 4 de novembro e implicava um investimento do Fundo Ambiental de 1,5 milhões de euros, usado a meias por Lisboa e Porto, escreve o DN. A 25 de novembro, os autocarros começaram a sair das garagens.

Nessa altura, já o teletrabalho era recomendado. O programa acabou por arrancar só em Lisboa, com um reforço de apenas 70 dos 300 autocarros previstos. Além disso, apesar de haver mais espaço para manter as regras de distanciamento social, a viagem de autocarro demora o triplo em alguns casos.

Se em Lisboa a oferta foi reduzida, no Porto os autocarros nem saíram da garagem.

“Em novembro, estava em execução um plano de reforço de oferta dos serviços da STCP, financiado pelos municípios onde opera, com recurso à subcontratação de operadores privados para manter nível de oferta de transporte público consentâneo com as medidas de prevenção da propagação da pandemia”, refere o primeiro secretário da Área Metropolitana do Porto, Mário Rui Soares.

Os 750 mil euros reservados para o Porto ficaram por usar. Por isso, a verba continua disponível para ser utilizada “para planos de reforço da oferta em função das necessidades da procura que venham a verificar-se após o confinamento”, ou seja, depois da Páscoa.

A pandemia de covid-19 levou à redução em 40% do número de passageiros nos comboios da CP e a uma queda das receitas de 145 milhões de euros, de acordo com dados provisórios relativos a 2020.

No ano passado foram transportados 86,9 milhões de passageiros, uma diminuição drástica comparativamente aos quase 144,9 milhões transportados em 2019, escreve o Expresso. Em causa estão as medidas de emergência tomadas pelo Governo durante a pandemia de covid-19.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Raciocínio Neandertal". Biden critica fim das máscaras obrigatórias no Texas

O Presidente norte-americano criticou, esta quarta-feira, a decisão do governador do Texas de acabar com a obrigatoriedade de utilização de máscara, classificando-a de "raciocínio Neanderthal". "Estamos à beira de ser capazes de mudar fundamentalmente a natureza …

Joacine já exonerou quatro assessores desde que saiu do Livre

Silavnia de Barros e Inês Beleza Barreiros saíram do gabinete de Joacine Katar Moreira. A deputada não-inscrita já exonerou quatro assessores desde que se desvinculou do Livre. Esta quarta-feira, um despacho publicado em Diário da República …

Redução da renda, mais apoio e menos burocracia. As propostas do PCP para ajudar pequenos empresários

O PCP vai entregar quatro propostas e um projeto de lei para que o Governo adote medidas para auxiliar as pequenas e médias empresas após ouvir as queixas dos pequenos e médios empresários. De acordo com …

Lista do PSD faz estalar o verniz: há candidatos que não o são e autarcas que não foram contactados

O PSD anunciou, esta quarta-feira, uma lista com 100 nomes para concorrerem às eleições autárquicas, mas há autarcas a demarcarem-se da decisão anunciada pela direção. O nome de Paulo Manuel Santos, atual presidente da Câmara de …

Catarina Martins diz que "PS é muito permeável ao poder económico"

Apesar de afastar uma coligação pré-eleitoral com o PS em Lisboa, Catarina Martins, líder do Bloco de Esquerda, admite que o partido está disponível para dialogar com António Costa, mas sem "chantagens". Em entrevista ao Público …

Polícia do Capitólio alerta para ameaça de nova invasão já esta quinta-feira

A polícia do Capitólio, responsável pela segurança do Congresso dos Estados Unidos, alertou para a ameaça de uma milícia invadir a sede do Congresso na quinta-feira, com ligações a uma teoria de conspiração. A agência …

AstraZeneca reduz risco de hospitalização de idosos. Cuba tem nova vacina (e pode envolver 3 doses)

A injeção de uma dose da vacina AstraZeneca/Oxford contra a covid-19 permite reduzir em mais de três quartos o risco de hospitalização de idosos com mais de 80 anos, conclui um estudo britânico. Os resultados, ainda …

Descobertos tubarões que brilham no escuro

Uma equipa de cientistas da Nova Zelândia teve uma surpresa quando decidiu explorar as profundezas mais inexploradas dos oceanos do nosso planeta: descobriu três espécies de tubarão que brilham no escuro. É a primeira vez que …

Altice abre porta de saída a dois mil trabalhadores

O CCO da Altice Portugal anunciou o arranque, esta quinta-feira, da segunda fase do programa de rescisões voluntárias Pessoa, podendo abranger até cerca de dois mil funcionários. Em entrevista ao Diário de Notícias, João Zúquete da …

Sporting e Rúben Amorim em negociações para a renovação do contrato

O Sporting e o treinador já estão em negociações para a renovação do contrato, que deverá fazer aumentar a cláusula de rescisão dos 20 para os 30 milhões de euros. Faz esta sexta-feira um ano que …