Rosto de Neandertal que viveu há mais de 50 mil anos foi reconstruído (e pode ser visto ao vivo)

Krijn, o primeiro Neandertal encontrado na Holanda, ganhou agora uma nova vida, depois de uma equipa ter reconstruído o seu rosto.

Em 2009, o Museu Nacional de Antiguidades da Holanda apresentou um fragmento de crânio do primeiro Neandertal descoberto no país.

Denominado Krijn, o Neandertal foi descrito como sendo jovem, tendo habitado a região pré-histórica de Doggerland há pelo menos 50 mil anos.

Agora, os artistas Adrie e Alfons Kennis conseguiram reconstruir o rosto de Krijn, oferecendo assim um vislumbre mais concreto de como era a aparência dos nossos antepassados.

Todo o trabalho foi feito com base na análise de um pequeno fóssil de osso localizado na área da sobrancelha. “Por sorte, é uma peça bastante distintiva, que tem uma estrutura bem grossa e redonda”, referiu Adrie Kennis.

O exemplar, escreve o Ancient Origins, indica que Krijn tinha um caroço evidente em cima da sobrancelha direita, consequência do primeiro tumor benigno já observado em Neandertais.

A reconstituição da face também exigiu uma comparação com outros esqueletos de Neandertais. Como resultado, cientistas da Universidade de Leiden, na Holanda, e do Instituto Max Planck, na Alemanha, elaboraram imagens digitais da provável aparência de Krijn.

A partir desse material, e das recentes descobertas sobre o cabelo, os olhos e a pele dos nossos antepassados, os irmãos Kennis – que já tinham tido experiências prévias com reconstrução de neandertais e hominídeos pré-históricos – esculpiram um detalhado modelo tridimensional.

O osso fossilizado, que serviu como pilar para a reconstrução, é datado de 50 mil a 70 mil anos e foi resgatado do fundo do Mar do Norte com o auxílio de uma draga de sucção.

As investigações realizadas por especialistas indicam ainda que Krijn tinha um porte físico robusto e se alimentava principalmente de carne.

Na época em que viveu, o nível do oceano era 50 metros mais baixo do que nos dias de hoje e a sua zona de residência era habitada por mamutes, rinocerontes, renas e cavalos. Apesar de fria, a região oferecia comida em abundância.

O fragmento do crânio e a face de Krijn irão estar expostos no Museu Nacional de Antiguidades da Holanda até 31 de outubro de 2021.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. … ena, reconstruíram o rosto inteiro tendo apenas um pequeno pedaço de um dos ossos do crânio!
    Ainda bem que não descobriram nenhum pelo púbico.

    • Se vir o vídeo, saberá que o pequeno pedaço foi usado, apenas, para confirmar que se tratava de um neandertal e que se tratava de um indivíduo jovem. A forma do resto do crânio e corpo foram moldados a partir de ossos encontrados noutros países da Europa.

      • … o caro Paulo não entendeu que a questão (que tentei ironizar) é mesmo essa:

        “Krijn, o primeiro Neandertal encontrado na Holanda, ganhou agora uma nova vida, depois de uma equipa ter reconstruído o SEU rosto.”

        É mentira! Os ossos não são dele, o rosto não é o dele! Apenas o pedaço de osso em questão pertence (pertenceu) a este individuo. O resto é inventado partindo de ossos da mesma época, mas não é isso que diz a notícia.
        Dizer que aquilo é o rosto do moço, partindo apenas do pedaço osso que encontraram é risível, agora dizer que um Neandertal poderia ter aquele aspecto aproximado aí já poderei concordar (ou não).

  2. “vislumbre mais concreto de como era a aparência dos nossos antepassados.”
    Classificar os Neandertais como nossos antepassados é um pouco arriscado. O Homo Neandertal não é um antepassado do Homo Sapiens. O Homo Neandertal é uma espécie humana paralela ao Homo Sapiens. É verdade que houve cruzamento entre as duas espécies na Europa e que praticamente todos os europeus têm uma pequena percentagem (máximo de 5%) do seu genoma que terá origem nos Neandertais, mas daí a considerá-los como antepassados…

RESPONDER

Já há turmas inteiras em casa devido a casos positivos de covid-19

As aulas da maioria das escolas arrancaram esta semana e já há turmas inteiras em casa, devido a casos positivos de covid-19. Tema será discutido na reunião do Infarmed, que acontece esta quinta-feira. Com o início …

Novo estudo indica que comer em excesso não é a principal causa da obesidade

A obesidade afeta grande parte da população e já é considerada umas das maiores epidemias do século XXI. Contudo, a ideia de quanto mais se come, mais propenso se está a ganhar peso pode ser …

Jogador do Santos foi ameaçado e perseguido (e filmou)

Saída da Taça do Brasil originou protestos e cenas de vandalismo. A última vitória do Santos foi no dia 13 de Agosto. O Santos não vive uma fase positiva. 13.º classificado no Brasileirão, foi afastado da …

Esta tarde, discute-se a "ampla abertura". Máscaras em espaços fechados são para manter

As restrições impostas na sequência do combate à pandemia de covid-19 deverão deixar de ser obrigatórias a partir do final do mês. Esta tarde, na reunião do Infarmed, os peritos vão propor a libertação. Esta quinta-feira, …

Eletricidade vai ficar mais cara a partir de outubro

A fatura da eletricidade vai voltar a subir 3% no dia 1 de outubro, depois de ter subido outros 3% a 1 de julho. O preço da eletricidade vai voltar a aumentar, a partir de 1 …

As vacas podem aprender a ir à casa de banho - e assim ajudar a salvar o Planeta

Os excrementos largados pelas vacas podem ser bastante prejudiciais para o Planeta, mas esta situação pode ser controlada se estes animais aprenderem a usar algo inesperado para a espécie de quatro patas - uma casa …

A receita para produzir cimento em Marte pode levar sangue, suor e lágrimas

Investigadores propõe que se produza cimento em Marte ou na Lua combinando poeira com sangue, suor e lágrimas de astronautas. No seu discurso inaugural como primeiro-ministro do Reino Unido, em 1940, Winston Churchill mostrou como as …

Podem já ter existido buracos negros microscópicos

Investigadores sugerem que, nos primeiros momentos do Big Bang, podem ter existido buracos negros primitivos do tamanho de um átomo de potássio. Desde sempre, os seres humanos quiseram explicar os fenómenos mais imprevisíveis e perturbadores do …

Liga dos Campeões: Haaland quebrou recorde de Nistelrooy (numa lista com Mário Jardel)

Primeiro jogo do grupo do Sporting terminou com vitória dos favoritos. Mas o mesmo não aconteceu na Moldávia. Segundo dia da primeira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões 2021/22, com recorde na Turquia …

O "maior escritório flutuante do mundo" foi construído para resistir às alterações climáticas

Um edifício flutuante foi construído em Roterdão, na Holanda, para resistir às alterações climáticas — se o nível da água subir, o "maior escritório flutuante do mundo" acompanhará a maré. De acordo com o New Atlas, …