Cientistas fazem reconstrução facial de um guerreiro escocês do séc XV

(dr) Face Lab / Liverpool John Moores University

Cientistas reconstruiram digitalmente o rosto daquele que terá sido um membro poderoso de um clã do século XV da Escócia, que terá morrido num violento conflito com um clã vizinho.

Corria o ano de 1957 quando arqueólogos descobriram um túmulo do século XV na Igreja de Saint Colman, na vila piscatória escocesa de Portmahomack, que, para além de dois esqueletos masculinos, continha ainda mais quatro crânios.

Agora, escreve o Live Science, especialistas forenses conseguiram um vislumbre de como um desses homens teria sido em vida, depois de reconstruirem o rosto altamente detalhado de um dos esqueletos.

Em declarações ao mesmo site, Cecily Spall, arqueóloga do Field Archaeology Specialists (FAS), explica que os dois esqueletos provavelmente seriam de chefes de um clã local, que terão morrido durante confrontos com um clã vizinho quando tinham entre 46 e 59 anos.

De acordo com um comunicado da FAS, o túmulo estava centralmente localizado no interior das ruínas da igreja perto da entrada, o que sugere a importância das pessoas ali enterradas.

Além disso, a igreja terá incendiado no final dos anos 1400, mais ou menos na mesma altura em que houve uma batalha entre os clãs Ross e MacKay (o conflito no qual estes dois homens podem ter perdido a vida).

Inicialmente, o túmulo continha apenas um esqueleto de um homem que sofrera terríveis ferimentos de espada no rosto. Aliás, um dos ferimentos foi tão grave que quase separou o queixo do resto da face. À volta da cabeça, estavam dispostos quatro crânios sem os maxilares inferiores, embora os investigadores não saibam ainda dizer se pertenciam a familiares, amigos ou até inimigos.

De acordo com os arqueólogos, o caixão foi aberto “talvez uma geração depois”, tendo sido colocado o corpo de outro homem no seu interior. “O crânio do primeiro homem foi movido para o pé do caixão para dar lugar à cabeça do segundo homem, que também foi cercada por outros crânios”, disse Spall.

Foi o rosto deste segundo homem que os cientistas decidiram reconstruir digitalmente. Segundo Ching Yiu Jessica Liu, uma das responsáveis da Face Lab — projeto da Escola de Arte e Design de Liverpool que ajudou nesta iniciativa — a equipa calculou primeiro a profundidade média dos tecidos moles faciais, a partir de conjuntos de dados de rostos europeus modernos. De seguida, os investigadores usaram texturas faciais de alta resolução para criar características individuais “baseadas na morfologia do crânio”.

De acordo com Spall, os cientistas vão nos próximos tempos fazer uma investigação mais aprofundada deste túmulo com seis crânios, que usará técnicas como datação por radiocarbono, análise de ADN e análise isotópica estável para descobrir mais pistas, “incluindo a data dos enterros, a datação dos outros crânios, possíveis conexões familiares e aparência física”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Tame Impala preparam lançamento de novo álbum

Ao que tudo indica, os Tame Impala preparam-se para lançar um novo álbum ainda este ano. As suspeitas surgem após a banda ter partilhado uma espécie de teaser no seu site oficial. Os Tame Impala divulgaram …

União Europeia favorável a nova extensão do Brexit mas ainda sem resposta para Londres

Os 27 Estados-membros da União Europeia são favoráveis a um novo adiamento do ‘Brexit’, solicitado pelo governo britânico, mas ainda discutem a sua extensão e as conversações prosseguirão no final da semana, revelaram fontes europeias. O …

A maior família do Reino Unido vai crescer. Vem aí o 22º filho

A família Radford, conhecida como a maior do Reino Unido, anunciou através de um vídeo no YouTube que estão à espera do 22.º filho. A família Radford vive em Morecambe, Inglaterra, e anunciou através do seu …

Cientistas testam medicamento que pode revelar-se mais eficaz para tratar gripe

Cientistas testaram em animais um novo medicamento que pode revelar-se mais eficaz no tratamento da gripe, ao induzir mutações genéticas nos vírus que causam a infeção impedindo a sua replicação e a sua atividade, foi …

PSD vai indicar Fernando Negrão para vice-presidente da Assembleia da República

O PSD vai indicar o líder parlamentar cessante Fernando Negrão para vice-presidente da Assembleia da República, disse hoje à Lusa fonte oficial da bancada social-democrata. A mesma fonte indicou que o PSD irá ainda propor como …

Funcionário da Casa Branca que publicou artigo anónimo sobre Trump vai lançar livro "explosivo"

O alto funcionário da Casa Branca que em setembro do ano passado escreveu de forma anónima um artigo de opinião no The New York Times vai lançar um livro no próximo mês. De acordo com o …

Grupos secretos do Facebook prometem falsas curas para cancro e autismo

Uma investigação do Business Insider expôs casos de contas e grupos secretos no Facebook que passam publicitam "medicamentos" e "tratamentos" alternativos que custam milhares de dólares mas que, na verdade, não passam de fraudes. Segundo noticiou …

Ministério repudia agressões nas escolas e fala em casos "residuais"

O Ministério da Educação garante que as situações de violência grave nas escolas são “residuais” e que existe uma tendência de diminuição de casos, repudiando todas as agressões que considera "inaceitáveis seja quem for o …

Surto de anthrax pode ter matado mais de 100 elefantes no Botswana

Um surto de anthrax pode estar na origem da morte de mais de 100 elefantes no Botswana ao longo dos dois últimos meses. Fontes do Governo do Botswana adiantaram, citadas pela Reuters, que "as investigações preliminares …

Nove migrantes encontrados vivos em novo camião no Reino Unido

A polícia britânica encontrou um segundo camião onde viajavam nove migrantes, todos eles vivos. Ainda hoje foi encontrado um camião com 39 pessoas mortas. Horas depois de ter sido encontrado um camião com 39 pessoas mortas, …