/

O secreto rosacrucianismo anda por aí… Basta procurar nos grupos do Facebook

Uma sociedade criada há séculos, que era discreta ou quase invisível, passou a aparecer na internet. Sem medo de perseguições.

Antiga e Mística Ordem Rosae Crucis. O rosacrucianismo, ou rosa-cruz: já ouviu falar?

Esta sociedade já surgiu há cerca de 400 anos. Será mesmo a fraternidade mais antiga do mundo, das que ainda persistem.

Inspirada no Faraó Tutmés III, que cerca de 1.500 anos antes de Cristo estudava os mais altos princípios da natureza, do homem e do universo.

O rosacrucianismo é uma organização místico-filosófica, sem fins lucrativos, e algo avançada para a sua época.

Com princípios esotéricos – mas tentando distanciar-se das superstições e crenças habituais -, tentando perceber as leis da Natureza e influenciada por ordens cristãs místicas, o seu foco é o aperfeiçoamento intelectual, espiritual.

Segue doutrinas associadas a Cabala, Hermetismo, alquimia e misticismo cristão.

Teve de se esconder das autoridades logo no século XVII. Por isso, para evitar perseguições e mortes, desde cedo os seus membros preferiam a discrição, ou mesmo o secretismo.

Aliás, é difícil indicar ao certo como essa sociedade se dava a conhecer aos outros ou quem eram os seus elementos – porque ninguém admitia publicamente que tinha aderido.

Mas esse mistério deixou de ser assim um mistério tão grande, quatro séculos depois.

Já nos anos 1970, e sem medo de perseguições de outros tempos, começaram a aparecer anúncios bem visíveis sobre o rosacrucianismo em jornais ou revisitas.

O portal Mashable revela que a sociedade secreta deixou mesmo de ser secreta: começou a procurar mais membros através de grupos do Facebook e utilizando o Zoom e o YouTube.

Há palestras em directo por vídeo, podemos experimentar uma conversa no Zoom para conhecer o contexto, seguir ou pedir para aderir a um grupo no Facebook – a página oficial tem mais de 300 mil seguidores. Há uma conferência semanal que causa grande impacto.

“Estudamos as leis naturais para que possamos viver em harmonia com elas. Assim, aprendemos sobre o melhor momento de fazer as coisas, a melhor maneira de abordar as coisas, seja através da meditação ou do desenvolvimento da nossa intuição, para entrarmos no ritmo natural do que se está a aproximar de nós – seja isso o que for”, explicou Scott, um dos membros da sociedade rosa-cruz. Sem segredos.

E o Facebook permitiu à organização chegar a todo o lado, aumentando exponencialmente a sua comunidade e a sua actividade – a pandemia ajudou.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.