“Se fosse o Ronaldo…” Messi em modo brigão como nunca o tínhamos visto

4

Abir Sultan / EPA

Messi a fazer a celebração de Riquelme das orelhas Topo Giogio

Messi a provocar Van Gaal no Argentina-Países Baixos com as “orelhas Topo Gigio” de Riquelme.

Lionel Messi foi decisivo na qualificação da Argentina para as meias-finais do Mundial 2022 depois de um jogo duro com os Países Baixos que mostrou “La Pulga” mais nervoso e provocador do que nunca, com provocações a Louis van Gaal e a chamar “estúpido” ao avançado neerlandês que bisou.

Quase logo depois dos penáltis falhados por Virgil van Dijk e Steven Berghuis que garantiram a qualificação da Argentina para as meias-finais do Mundial 2022, Messi correu para o banco dos Países Baixos, dirigindo-se a Louis van Gaal, apontando com o dedo e pronunciando palavras que não foram ouvidas.

Mas o olhar zangado com que Van Gaal mirou Messi faz adivinhar que não foram palavras bonitas!

O internacional argentino foi logo rodeado por vários elementos da comitiva dos Países Baixos, incluindo o ex-jogador Edgar Davids, que tentaram acalmá-lo. Mas Messi prosseguiu o seu protesto.

Antes disto, depois de ter marcado o 2-0 durante os 90 minutos, de penálti, Messi já tinha ido celebrar junto do banco dos Países Baixos, fazendo o famoso gesto das “orelhas Topo Gigio” do conterrâneo Riquelme. Uma especial provocação para Van Gaal que teve um relação difícil com Riquelme quando ambos se cruzaram no Barcelona.

Mais tarde, já em conversa com jornalistas, o craque explicou as razões do seu desagrado. “Van Gaal diz sempre que joga bom futebol, mas só mete jogadores altos e atira bolas para a frente e isso complica”, atirou Messi em tom crítico ao seleccionador dos Países Baixos.

Este tom ríspido surge depois de Van Gaal ter criticado Messi antes do jogo dos quartos-de-final. “Na meia-final de 2014, Messi não tocou na bola e perdemos nos penáltis. Agora queremos a nossa vingança”, tinha dito o treinador antes do jogo.

Mas no fim de contas, a Argentina voltou a eliminar a Holanda nas grandes penalidades.

O seleccionador da Argentina, Lionel Scaloni, admite que Messi ficou “tocado com as palavras de Van Gaal”. “Ele disse que jogaríamos com menos um sem bola [alegando que Messi não faz pressão na recuperação de bolas], mas não penso que tenha sido o caso. Messi mostrou quem é o melhor de todos os tempos“, salienta ainda.

“Para onde estás a olhar, estúpido?”

Depois da confrontação com Van Gaal, Messi zangou-se com o avançado Wout Weghorst já na zona das entrevistas rápidas depois do jogo.

“Para onde estás a olhar, estúpido? Continua a andar, estúpido”, disparou La Pulga enquanto prestava declarações para uma televisão argentina. O visado pelas suas palavras foi Weghorst que, no caminho para os balneários, terá chamado por Messi.

Depois de um jogo com uma parte final escaldante, com vários lances muito duros que não foram sancionados pelo árbitro, Messi ter-se-á sentido provocado.

Mas Weghorst garante que só queria “apertar-lhe a mão”, como disse a jogadores argentinos e ao ex-futebolista Sergio Agüero no meio da confusão que se gerou.

Um canal de televisão espanhol avançou que Weghorst, que marcou os dois golos dos Países Baixos que permitiram levar a decisão para os penáltis, queria trocar a camisola com Messi. Mas como este recusou, o avançado fez um gesto de desagrado, segundo essa fonte.

Messi alegou depois, em declarações a media espanhóis, que Weghorst “provocou” os jogadores argentinos durante o jogo.

“Se fosse Ronaldo…”

O comportamento de Messi está a surpreender muitos adeptos e há quem note que o craque foi “arrogante, autoritário e desrespeitoso”.

“Lionel Messi abusou do árbitro, do treinador rival e de um dos seus adversários“, repara o jornalista britânico Piers Morgan, concluindo que se fosse Ronaldo a ter atitudes semelhantes, “teria muito mais atenção dos media”.

A postura da equipa argentina no seu todo também é criticada, sobretudo por uma imagem que mostra vários jogadores a celebrarem de forma descarada, com um a replicar as “orelhas de Topo Giogio”, enquanto os neerlandeses estão arrasados com a eliminação.

“Quando se joga um Mundial há sempre adrenalina e nervosismo, mas é preciso respeito“, escreve no Twitter o ex-futebolista italiano Claudio Marchisio.

Apesar de tudo, há quem olhe para o comportamento de Messi de outra forma. Muitos adeptos frisam que até gostam ainda mais deste Messi com “temperamento” e que “prova que é humano”.

“O melhor capitão que a Selecção teve”, dizem alguns argentinos, concluindo que Maradona “encarnou” no craque do Paris Saint-Germain.

Susana Valente, ZAP //

4 Comments

  1. A Argentina não vale um chouriço. Pior do que isso, são uns caceteiros e uns rufias de primeira. Realmente têm a escola do Maradona toda, só que agora é mais difícil marcar golos com a mão.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.