Portugal vence 5-1 e Ronaldo torna-se o melhor marcador de sempre

José Goulão / Flickr

-

Cristiano Ronaldo isolou-se hoje na liderança dos marcadores da história da seleção portuguesa de futebol, ao apontar o 48.º golo pela seleção “AA”, superando os 47 de Pauleta, em Leiria, no particular com os Camarões.

Cristiano Ronaldo “bisou” hoje face aos Camarões (5-1), em Leiria, e isolou-se na liderança dos melhores marcadores da história da seleção portuguesa de futebol, com 49 golos, contra 47 de Pauleta.

Raul Meireles, aos 66 minutos, Fábio Coentrão, aos 67, e Edinho, aos 77, apontaram os outros tentos da formação das “quinas”, que estreou Ivan Cavaleiro e Rafa, ambos titulares, enquanto Vincent Aboubakar “faturou” para os africanos, aos 43.

O “capitão” da formação das “quinas”, que hoje igualou Fernando Couto como segundo mais internacional de sempre, com 110 jogos, inaugurou o marcador aos 21 minutos, de pé direito, após uma assistência de João Pereira.

O jogador do Real Madrid tinha igualado Pauleta a 19 de novembro de 2013, quando conseguiu um “hat-trick” em Solna, derrotando a Suécia (3-2) e colocando a seleção lusa na fase final do Mundial de 2014, que se realiza no Brasil.

O açoriano comandava a lista desde 12 de outubro de 2005, dia em que, com um “bis” à Letónia, no Estádio do Dragão, no Porto, passou a somar 42 golos na seleção “AA”, superando os 41 do “rei” Eusébio da Silva Ferreira.

Falecido a 5 de janeiro, o “Pantera Negra” foi líder durante mais de quatro décadas, num “reinado” iniciado a 13 de junho de 1965, quando “bisou” face à Roménia, em jogo de qualificação para o Mundial de 1966.

Nesse embate, realizado no Estádio Nacional, em Lisboa, o avançado do Benfica passou a contar 14 golos, mais um do que Fernando Peyroteo (Sporting) e Matateu (Belenenses), que, então, repartiam o comando.

Eusébio ultrapassou os dois históricos avançados e só parou nos 41 golos, marca atingida, de grande penalidade, a 28 de março de 1973, dia em que Portugal empatou 1-1 em Coventry, face à anfitriã Irlanda do Norte, na corrida ao Mundial de 1974.

Cristiano Ronaldo é agora o primeiro, com 49 golos em 110 jogos, contra 47 de Pauleta, em 88 encontros, e 41 do “rei” Eusébio, em apenas 64.

Golos marcados pelos 10 melhores marcadores lusos:

49. Cristiano Ronaldo
47. Pauleta
41. Eusébio
32. Luís Figo
29. Nuno Gomes
27. Hélder Postiga
26. Rui Costa
23. João Vieira Pinto
22. Nené
22. Simão Sabrosa

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Albânia demoliu restaurante do homem que perseguiu turistas no capô do carro

O dono de um restaurante ilegal na Albânia meteu-se em sérios apuros depois de ter perseguido uma família de turistas espanhóis, colocando-se no capô do carro onde seguiam e partindo o pára-brisas. O restaurante que …

Sensores de radiação da Rússia desligaram-se misteriosamente após recente explosão nuclear

Nas semanas após um acidente nuclear fatal num campo de tiro de armas navais em Nyonoksa, quatro sensores de partículas radioativas que enviavam dados do território russo para uma rede de monitorização internacional desligaram-se misteriosamente. As …

Zumba. O negócio milionário que começou com uma distracção de um colombiano

Foi uma distracção que levou o bailarino colombiano Beto Pérez a criar a zumba e a construir um dos negócios actuais com mais sucesso em todo o mundo, avaliado em mais de 450 milhões de …

Ligações a Jeffrey Epstein abalam um dos mais prestigiados laboratórios de tecnologia do mundo

O MIT Media Lab junta áreas que vão do design à robótica e é responsável pelas mais vanguardistas inovações do Massachusetts Institute of Technology, uma das mais reputadas universidades do mundo na área da tecnologia. Agora, …

Choveu água preta em São Paulo

Na tarde de segunda-feira um fenómeno climático transformou o dia em noite na cidade de São Paulo em plena tarde. E choveu água preta. Nas redes sociais há inúmeras imagens de copos, garrafas e baldes que …

Macron vai encontrar-se com iranianos para debater acordo nuclear

O Presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou na quarta-feira que vai encontrar-se com representantes do Irão antes da reunião do G7, que decorre no próximo fim de semana, para trabalhar em propostas que salvaguardem o …

Pentágono confirma morte do filho de Osama bin Laden

O secretário de Defesa dos Estados Unidos (EUA), Mark Esper, confirmou a morte de Hamza bin Laden, filho e herdeiro do fundador da Al-Qaeda, Osama bin Laden. "Esse é o meu entendimento", disse Mark Esper, numa …

Homem detido por filmar por baixo das saias de mais de 550 mulheres no metro de Madrid

Um colombiano de 53 anos foi detido e ficou em prisão preventiva nesta quarta-feira, em Madrid, acusado de filmar vídeos por baixo das saias de mais de 550 mulheres — algumas menores — e publicá-los …

Tempo de espera nos CTT é principal causa de insatisfação dos clientes

Um inquérito da associação Deco a 1.800 clientes dos CTT revela que esperam, em média, 18 minutos para serem atendidos e que o tempo de espera é o que causa mais insatisfação. O inquérito realizado a …

Gronelândia não é só um capricho de Trump. EUA querem comprar a ilha há 70 anos

A proposta de Donald Trump para comprar a Gronelândia terá parecido apenas mais uma ideia megalómana do presidente dos EUA, mas não é a primeira vez que o país tenta ficar com a ilha que …