Fora do top 10 dos melhores do ano para a Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS), Cristiano Ronaldo ironizou as escolhas, com um comentário no Instagram do jornal A Bola, onde se ri e tapa os olhos. Haaland, Mbappé e Messi estão no top 3; Bernardo Silva surge em oitavo lugar.
A IFFHS nomeou, esta terça-feira, Erling Haaland como melhor futebolista de 2023.
O avançado norueguês de 23 anos teve um papel preponderante nas conquistas do Manchester City e foi melhor marcador destacado na Liga dos Campeões (12 golos) e na Premier League (36, batendo o recorde de golos numa só época, na competição).
Em segundo lugar ficou a estrela do Paris Saint-Germain Kylian Mbappé; e a fechar o pódio surge o (crónico) vencedor da Bola de Ouro 2023, atribuída em outubro pela France Football, Lionel Messi.
Nesta lista da IFFHS, Bernardo Silva, que tinha ficado em nono lugar na corrida à Bola de Ouro, sobe um lugar e aparece em oitavo.
O médio português ganhou, em 2023, ao serviço do Manchester City, a Liga dos Campeões, a Premier League, a Taça Inglesa, a Supertaça Europeia e, mais recentemente, o Mundial de Clubes.
Além de Haaland e Bernardo, dos citizens, estão também neste top Rodri – que venceu a Liga das Nações por Espanha e foi o melhor jogador das finais dessa competição, da Liga dos Campeões e do Mundial de Clubes (em quarto lugar) – e o internacional belga Kevin De Bruyne – que somou dez golos e uma incríveis 26 assistências, na época passada (em sétimo lugar).
Eis a lista completa da IFFHS:
- Erling Haaland (Manchester City)
- Kylian Mbappé (Paris Saint-Germain)
- Lionel Messi (Inter Miami)
- Rodri (Manchester City)
- Jude Bellingham (Real Madrid)
- Kevin De Bruyne (Manchester City)
- Harry Kane (Bayern de Munique)
- Bernardo Silva (Manchester City)
- Vinícius Júnior (Real Madrid)
- Lautaro Martínez (Inter de Milão)
“¿Dónde está CR7?”
Esta quinta-feira, o jornal A Bola publicou, na sua página de Instagram, uma infografia do top da IFFHS, que mereceu uma reação caricata de Cristiano Ronaldo.
Ausente da lista e num tom aparente de troça, o capitão da seleção nacional comentou a publicação com emojis a rir-se e a tapar os olhos.
Ver esta publicação no Instagram
Ronaldo – que, ao que tudo indica, vai ser o melhor marcador do ano civil 2023 – não está (para espanto de muitos) neste top 10 dos melhores futebolistas do ano.
Terá tal cenário gerado insatisfação no jogador, levando-o a ironizar a lista onde surge o companheiro de seleção Bernardo Silva?
Cr7 acabou, um jogador irrelevante no panorama do futebol mais competitivo que é o europeu, CR foi uma lenda, mas o seu tempo chegou ao fim , aceita CR que dói menos….
Há jogadores de regionais com mais de 50 golos. A liga da Arábia saudita e golos de penalti não fazem um jogador ser importante. Trocou algum reconhecimento que ainda tinha ( embora cada vez menos) por dinheiro. Por isso não vale a pena queixar-se
Não percebo muito da bola, mas a lista deve ser de jogadores que jogam futebol em campeonatos a sério e não em clubes de ditadores de países manhosos!…
Na mouche, disse tudo.
És intelactual…
Como sempre ar de arrogante, uma dose de humildade nunca fez mal a ninguém!