Ronaldo diz que Portugal é um circo e na Arábia é que é bom. “O maluquinho sou eu?”

9

Cristiano Ronaldo diz que o futebol português está “um circo” e já considera a liga árabe melhor do que a portuguesa. Apesar dos golos ‘nas arábias’, Ronaldo não está nomeado para a Bola de Ouro 2023, pela primeira vez desde 2004.

Esta quarta-feira, em conferência de imprensa, no estágio da seleção nacional de futebol, em Oeiras, Cristiano Ronaldo disse que tudo o que tem acontecido no futebol português é “um circo”.

“Não me surpreende sinceramente. Polémica há em todos campeonatos, mas em Portugal tem havido muita polémica. É mau (…) Aqui, a liga está a ser tratada um pouco como um circo”, disse o capitão da seleção masculina.

“Há pouco abri um jornal desportivo e as primeiras três notícias de futebol não eram sobre futebol. Faz-nos pensar e dizer que afinal o mais importante é uma má notícia“, lamentou.

“Acaba por ser um circo o que tem acontecido nos últimos tempos”, reforçou.

“A liga árabe é melhor que a portuguesa”

Mais uma vez, Cristiano Ronaldo não perdeu a oportunidade para promover a liga da Arábia Saudita, onde atualmente compete.

O craque português lamentou que a liga portuguesa não seja “top” e não prevê que, nos próximos tempos, possa vir a sê-lo: “Gostava que a liga fosse de top, mas não vai ser nem é (…) Achava que podia entrar no top 4 ou 5, mas assim não acredito. Acredito que a liga árabe é melhor do que a portuguesa“, acrescentou.

Ronaldo justificou dizendo que na Arábia “não há tanto barulho e que a qualidade dos nomes é muito melhor” – naquilo que é um evidente contraste com a liga portuguesa, que envolve mais paixão (e emoção) e menos dinheiro (e investimento).

“Toda gente pensava que era maluquinho”

Na conferência de imprensa, Ronaldo insistiu na promoção da liga saudita, demonstrando-se orgulhoso por ter sido pioneiro na ida para a Arábia.

“Toda gente pensava que era maluquinho. Pois, o maluquinho já não é tão maluquinho agora. Agora, já é normal jogar na liga árabe”, considerou o português.

“Eu sabia que isto ia acontecer e fico contente por estar a ajudar a mudar uma cultura. Quero que a liga árabe continue a evoluir nos próximos anos para ser liga top”, acrescentou.

À quinta jornada do campeonato, Ronaldo é o melhor marcador da “Premier League” Saudita, com seis golos apontados pelo Al Nassr.

Só que…

Os brilharetes de Ronaldo na Arábia Saudita não foram suficientes para o craque português estar entre os 30 melhores futebolistas do Mundo, em 2023.

Pela primeira desde 2004, Ronaldo não está nomeado para a Bola de Ouro – prémio individual que CR7 já venceu cinco vezes.

Os únicos portugueses que constam na lista de nomeados são Bernardo Silva e Rúben Dias, destacados pela conquista do treble: Liga dos Campeões, Premier League (a verdadeira) e a FA Cup.

É o segundo ano que a lista tem uma ausência “de peso”. No ano passado, Messi não teve lugar, entre os 30 melhores do Mundo. Este ano, o argentino está de volta e é um dos principais candidatos a vencer o prémio da France Football.

Quem ficou de fora desta vez, 19 anos depois, foi Cristiano Ronaldo… que é “só” o jogador com mais nomeações (18) em toda a história.

Em relação à lista de 2022, dos portugueses nomeados, só Bernardo Silva se manteve. Além de Cristiano Ronaldo, saltaram fora Rafael Leão e João Cancelo.

CR7 mantém o foco e “pensa em grande”

Na conferência de impressa, o capitão da seleção reafirmou o objetivo de marcar presença no Euro 2024, na Alemanha.

“Quero mais e enquanto jogar quero continuar a pensar grande. Estou feliz, as coisas têm corrido bem, tenho feito golos e quero continuar. Sinto-me útil”, afirmou.

Quando questionado sobre a possibilidade de marcar presença Mundial 2026, nos EUA, Canadá e México, Ronaldo disse que nos últimos dois anos apenas se tem preocupado em “viver o momento” e não pensar a longo prazo.

“Eu já aprendi que tudo pode acontecer. Estou a desfrutar do presente. Sinto-me bem. Agora, ambiciono ir ao Europeu e depois tudo o resto veremos. Agora, quero é aproveitar o momento”, sublinhou.

Portugal pode ficar praticamente apurado

Portugal entra em campo esta sexta-feira, às 19h45 (de Lisboa), para defrontar a seleção eslovaca, em Bratislava.

A seleção das Quinas lidera o grupo J, com 12 pontos, após quatro vitórias em quatro jogos.

Na segunda-feira, já em território nacional, Portugal vai receber o Luxemburgo, no Estádio do Algarve, à mesma hora.

“Sabemos que se ganharmos à Eslováquia e depois ao Luxemburgo ficamos praticamente apurados. Vamos ter um jogo difícil [frente à Eslováquia]. Os jogos fora são sempre os mais complicados. Mas, a equipa está bem, está confiante”, garantiu o capitão.

A Eslováquia está em segundo lugar do grupo, com dez pontos e o Luxemburgo em terceiro, com sete. Apenas os primeiros classificados se apuram diretamente para o Campeonato da Europa do próximo verão.

Miguel Esteves, ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

9 Comments

  1. Um circo é a seleção contigo , daqui a pouco com 40 anos e continuas A MONOPOLIZAR TUDO PARA TI , EM FAVOR DA TUA IMAGENS E INTERESSES PESSOAIS ! BAZA DA SELEÇÃO!!

  2. A Arábia Saudita, ainda recentemente notícia de torturas e assassinatos de centenas de cidadãos que discordam do governo, é que bom. Por isso, prefiro os nossos circozinhos patetas. E os de Espanha, com ou sem beijos. Ronaldo> o teu tempo dos bons chutos está a acabar. Depois, é melhor ficares pelas Arábias. É um favor que nos prestas.

  3. “A liga árabe é melhor que a portuguesa”
    Hahahahaaaa… um país de 3º mundo onde matam pessoas à pedrada a usar o futebol para parecer um país civilizado, ainda se compreende; agora o Ronaldo dizer estes disparates quando nem sequer precisa dos milhões pagos pelos terroristas árabes para nada, é triste!…

  4. Podemos não estar de acordo com o CR7 sobre a qualidade da liga árabe e é sabido que aquele país não prima em muitas outras áreas ‘sociais’, mas a liga portuguesa, sobretudo com as “declarações” do senil do fcp, è verdadeiramente uma pantomima de que nos devíamos envergonhar.

  5. Eu respeito o Ronaldo por se ter erguido a pulso (ele que não é exatamente um puro talento nato), por ser um lutador e por ter conseguido desempenhos desportivos e números inéditos até à data (ou só igualados/superados por muito poucos).
    No entanto, nos últimos 2 ou 3 anos, tem sido cada vez mais penoso assistir a um bom par de atitudes/decisões/posturas infelizes da parte dele.
    Quanto a estas declarações, só concordo com a do campeonato português estar transformado num circo, em que 40 canais põem 80 comentadores a tentar perceber se o mosquito avistado a sobrevoar a pequena área naquele lance duvidoso está ou não a usar fio dental… Contudo, não estou certo de que isso traga um contributo exclusivamente prejudicial para o campeonato português… é prejudicial por induzir ao extremar de posições, por incendiar os ânimos e por promover um ambiente de questionamento de tudo e desrespeito por todos… mas creio que é também esse circo que gera um nível de disputa que também resulta positivo desportivamente, já que faz elevar talvez não o nível do debate mas sim o do desempenho competitivo
    Já relativamente ao resto, lamento dizer que se tratou de um remate que saiu muito ao lado da baliza, ó Ronaldo!!!
    Senão vejamos: às tantas, ele parece sugerir que, precisamente por ser esse circo, a liga portuguesa nunca vai chegar ao topo ou vai demorar a chegar lá: não, Ronaldo, não é por isso… é por não movimentar nem metade do dinheiro das ligas de topo.
    Além disso, o que pode ser factualmente demonstrado é que ela está cada vez mais perto dos níveis de resultados/desempenhos das tais ligas de topo (senão, como explicar, por exemplo, a presença de 3 equipas portuguesas na champions? Será que o Ronaldo acha isto fruto do acaso, ou uma mera coincidência?)
    Quanto à ideia de que a liga saudita é já melhor do que a nossa, de facto, faltam comprovativos tanto no sentido afirmativo como no negativo, mas, se me permitem uma avaliação empírica, eu acho que a melhor equipa saudita ficaria para aí a meio da tabela se jogasse no nosso campeonato. Ó Ronaldo, isso aí está cheio de estrelas mas mais de metade delas já estão na fase descendente da carreira e, além disso, só podem jogar 3 ou 4 por jogo, em cada equipa (o que manifestamente não chega para fazer de nenhuma delas uma grande equipa, segundo os padrões europeus).

  6. A estupidez revela-se juntamente com os anti qualquer coisa que na seja vermelha!!!
    Curioso… se o Messi na tivesse formação na Luz, quem iriam contrapor ao CR7… Neymar Jr.???
    Clubite é uma coisa, a Selecção é de TODOS!!!

  7. Para o António Almeida:

    Espero que isso não seja para mim, porque nesse caso você não percebeu mesmo nada do que eu disse: é que eu nem sou anti nada (a não ser anti falta de compreensão daquilo que se lê – iliteracia), nem sou estúpido (eu acho que estúpido é mesmo o facto de se chamar estúpido a alguém,!!) e finalmente não sou contra o Ronaldo (então mas agra que discordar de alguma coisa que o Ronaldo faça ou diga, é logo considerado apoiante do Messi ouafetado pela clubite????).

  8. Grande exibição, fez um poker e a seleção do País que ele adotou está em grande forma conseguiu ganhar à seleção nº 1 Mundial a Costa Rica por 5 a 0.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.