Roménia era o mais pobre da UE. Agora deverá ultrapassar Portugal no PIB per capita

13

Tiago Petinga / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa (D) conversa com o Ministro das Finanças, Fernando Medina (E)

Em 2024, a Roménia deverá ultrapassar Portugal no indicador de PIB per capita, segundo as mais recentes previsões da Comissão Europeia.

O Produto Interno Bruto (PIB) per capita em Portugal foi o sétimo mais baixo da União Europeia (UE) em 2021. Os dados divulgados pelo Eurostat em março deste ano mostravam que Portugal estava 26% abaixo da média comunitária.

Portugal registou um PIB per capita de 74% da média da União Europeia no ano passado, sendo o sétimo país com o índice mais baixo. Este número é inferior ao que se tinha registado em 2020, de 76,4%.

Agora, a confirmarem-se as mais recentes previsões da Comissão Europeia, em 2024, a Roménia deverá ultrapassar Portugal no raking de desenvolvimento económico da UE, escreve o Expresso.

A Roménia, outrora a nação mais pobre dos 27 Estados-membros da UE, deverá subir ao 19.º lugar do ranking, com um PIB per capita de 79% da média europeia.

Por sua vez, detalha o semanário, Portugal cairá para o 20.º lugar, com um PIB per capita equivalente a 78,8% da média europeia.

Quando a Roménia aderiu à União Europeia em 2007, já Portugal levava duas décadas de apoios comunitários. Há pouco mais de 20 anos, Portugal era três vezes mais desenvolvido do que a Roménia — 85,3% contra 26,4%, respetivamente.

Ao longo deste século, Portugal já foi ultrapassado por Eslovénia, Malta, Chéquia, Eslováquia, Lituânia, Estónia, Polónia e Hungria. E, segundo o Expresso, só não está mais afundado no ranking por demérito dos outros países.

ZAP //

13 Comments

  1. «…Portugal, por culpa da passividade e da incompetência, foi transformado num protectorado de uma Europa sem coragem de se autoconstruir, afundada no Relativismo e rejeitando Princípios, Valores e Ideologias.
    Está assim comprometido o Interesse Nacional e o Bem Comum dos Portugueses. Também a posse das máquinas informativas pelos poderes aqui denunciados, ajuda a convencer os Portugueses de que não há outro caminho de Regeneração, de Democracia e de Desenvolvimento Integral da Pátria, a não ser o deste percurso de “apagada e vil tristeza” por onde nos forçam os “velhos do Restelo” do século XXI português.
    Os socialmente mais débeis são os mais covardemente atingidos e sofredores, porque assim o escolheram as oligarquias e as sociedades secretas. A crise tinha de ser enfrentada, mas não desta maneira de genocídio social…» – Alberto João Jardim in «A Tomada da Bastilha»

  2. É aqui que se vê a facilidade como os políticos do costume têm enriquecido empobrecendo o país
    É aqui que se vê a facilidade como os nossos político têm manipulado os incultos portugueses fazendo crer que tudo de mal que acontece a Portugal é resultado de crises, guerras, troika etc….
    É aqui que um país que tem tudo para ser rico é pobre por incompetência do seu povo e por conseguinte dos seus governantes.

  3. Isto de citar uma citação em segunda mão, sem fontes nem nada…. onde está o tal relatório de origem?
    porque assim de repente, outros casos em que arrotam postas de pescada sem verificar nada….. ora…. ah, ainda outro dia a Associated Press gritava a berros que a Russia tinha disparado mísseis na Polónia, perguntando à NATO, e o artigo 5, não fazem nada?

    e afinal, depois de a AP, sem fontes, mostrar que só estava a guinchar histéricamente, lá teve que voltar atrás…. isto de simplesmente fazer copy/paste sem fontes….. bom, vou voltar ao twitter, parece-me mais profissional…. 😉

  4. Portugal está no chafurdo. Com a pobreza a aumentar significativamente, vamos ficar agora na cauda da Europa. Que tristeza e que vergonha. Só temos papagaios, tanto na Presidência da República, como na chefia do governo e na Presidência do Parlamento.

  5. Talvez a Roménia tenha Empresários com mais visão que os Empresários portugueses que só querem enriquecer à custa de pagar baixos salários e menos impostos e não são um motor de desenvolvimento do país.

    • Agora o problema é dos empresários…. Está boa essa. Muito provavelmente o problema estás nos políticos ladrões que tivemos desde o 25 de abril que só querem roubar dinheiro às empresas e aos trabalhadores para distribuir pelos amigos.

    • Talvez tu não tenhas cérebro…. talvez…que te permita ver que a culpa do nosso atraso é do conjunto de ladrões que governaram o país desde o 25 de abril.

  6. Muitos Parabéns aos Políticos, Corruptos, e justiça Portuguesa que finalmente alcançaram os seus desígnios de tornar Portugal no país mais pobre da União Europeia,

  7. E o eleitorado portugues, que deu a maioria a Costa, está muito precupado com a ultrapassagem da Romenia, querem é subsidios e dinheiro facil do alheio.
    Venha é o dinheiro das empresas para alimentar as mordomias publicas. Nova forma de ditadura bem-falante.

  8. Em 2024, a Roménia deverá ultrapassar Portugal no indicador de PIB per capita, segundo as mais recentes previsões da Comissão Europeia.
    Portugal tem o 10º MAIS BAIXO salário médio da União Europeia (e quase metade da média da União Europeia).
    AFINAL QUAL É A TARTARUGA QUE NÃO CONSEGUE ULTRAPASSAR UMA (DES)ORGANIZAÇÃO COM A ECONOMIA PARADA?
    QUEM CONTINUAR A VOTAR EM QUEM JÁ MOSTROU INCAPACIDADE DE GOVERNAR, É CONIVENTE!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.