Roménia. Bebé morre de ataque cardíaco após batismo em Igreja Ortodoxa

1

A Igreja Ortodoxa na Roménia está a ser criticada após um bebé sofrer uma paragem cardíaca e morrer durante uma cerimónia de batismo, cujo ritual inclui a prática de imersão em água benta.

A criança, com seis semanas, foi levada às pressas para o hospital, morrendo poucas horas depois, com a autópsia a revelar água nos pulmões. Segundo noticiou esta sexta-feira o Independent, a pressão sobre a Igreja Ortodoxa tem aumentado consoante a media local relata incidentes semelhantes que ocorreram nos últimos anos.

“O bebé estava a chorar, mas o padre submergiu-o três vezes em água e ele inalou água. [Eu] o tirei, limpei, e os médicos descobriram que inalou 110 mililitros de água”, contou o pai da criança ao Monitorul de Suceava.

Os promotores abriram uma investigação por homicídio culposo contra o padre que realizou a cerimónia. Além disso, mais de 56 mil pessoas assinaram uma petição ‘online’, na qual pedem que o ritual seja alterado. “A morte de um bebé por causa dessa prática é uma grande tragédia. Esse risco deve ser descartado para que a alegria do batismo triunfe”, refere a petição.

Em comunicado, a Arquidiocese de Suceava ofereceu as suas condolências aos pais. “Não há palavra ou ação para secar as lágrimas e acalmar os ouvidos partidos dos pais e parentes, mas estamos com eles neste momento particularmente difícil”, escreveu. O porta-voz do Patriarcado Romeno, Vasile Banescu, também prestou as condolências.

Taísa Pagno //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.