Roménia. Bebé morre de ataque cardíaco após batismo em Igreja Ortodoxa

A Igreja Ortodoxa na Roménia está a ser criticada após um bebé sofrer uma paragem cardíaca e morrer durante uma cerimónia de batismo, cujo ritual inclui a prática de imersão em água benta.

A criança, com seis semanas, foi levada às pressas para o hospital, morrendo poucas horas depois, com a autópsia a revelar água nos pulmões. Segundo noticiou esta sexta-feira o Independent, a pressão sobre a Igreja Ortodoxa tem aumentado consoante a media local relata incidentes semelhantes que ocorreram nos últimos anos.

“O bebé estava a chorar, mas o padre submergiu-o três vezes em água e ele inalou água. [Eu] o tirei, limpei, e os médicos descobriram que inalou 110 mililitros de água”, contou o pai da criança ao Monitorul de Suceava.

Os promotores abriram uma investigação por homicídio culposo contra o padre que realizou a cerimónia. Além disso, mais de 56 mil pessoas assinaram uma petição ‘online’, na qual pedem que o ritual seja alterado. “A morte de um bebé por causa dessa prática é uma grande tragédia. Esse risco deve ser descartado para que a alegria do batismo triunfe”, refere a petição.

Em comunicado, a Arquidiocese de Suceava ofereceu as suas condolências aos pais. “Não há palavra ou ação para secar as lágrimas e acalmar os ouvidos partidos dos pais e parentes, mas estamos com eles neste momento particularmente difícil”, escreveu. O porta-voz do Patriarcado Romeno, Vasile Banescu, também prestou as condolências.

Taísa Pagno //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Foi viajar e não voltou. O misterioso desaparecimento de Gabby Petito (e do namorado)

Gabrielle Petito, uma jovem norte-americana de 22 anos, desapareceu misteriosamente. Gabby foi viajar com o namorado, que voltou para casa sozinho e não quis contar o que aconteceu — e agora também está desaparecido. Gabby Petito, …

Aos 101 anos, Ginny é a "Senhora Lagosta" e não planeia reformar-se

Virginia Oliver continua a trabalhar na pesca da lagosta, apesar de já ter 101 anos de idade. 'Ginny' não planeia reformar-se e já se tornou um meme na internet. Virginia 'Ginny' Oliver tem 101 anos e …

Dinamarca. Reclusos condenados a prisão perpétua proibidos de iniciar novos romances

Os reclusos que cumprem prisão perpétua na Dinamarca serão proibidos de iniciar novos relacionamentos amorosos, decisão proposta pelo governo após uma jovem de 17 anos se apaixonar por Peter Madsen, que assassinou a jornalista Kim …

Casal queria que o seu filho se chamasse Vladimir Putin. A Suécia não deixou

Na Suécia, os pais são obrigados a comunicar os nomes dos seus filhos recém-nascidos ao Skatteverket nos primeiros três meses a partir do nascimento. Um casal sueco, que vive na cidade de Laholm, foi proibido pela …

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …

Milionário norte-americano Robert Durst condenado por matar melhor amiga

O milionário norte-americano Robert Durst, tornado famoso por um documentário do canal HBO, foi condenado na sexta-feira num tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, por matar a melhor amiga, um crime que remonta a …

Em Inglaterra, há crianças de 16 anos que vão passar a viver em alojamentos não regulamentados

A 9 de setembro, foi aprovada uma nova lei em Inglaterra, segundo a qual as crianças com 16 e 17 anos podem ser colocadas em alojamentos não regulamentados. O sistema de acolhimento de crianças inglês está …