Roma recruta “exército” de joaninhas para salvar os seus pinheiros-mansos

Um parasita mortal está a devorar os pinheiros-mansos de Itália. Agora, os moradores locais implantaram um “exército” de joaninhas para defender as árvores da cidade. 

Depois de chegar a Nápoles em 2015 vindo da América, o pequeno inseto Toumeyella parvicornis causou estragos nas árvores ao longo da costa italiana, sugando-lhes a seiva até morrerem.

Enquanto marcha para o norte do país, a praga encontrou ricas colheitas em Roma, onde as árvores plantadas por Mussolini para evocar o passado imperial da cidade surgem entre as ruínas e alinham-se nas antigas estradas consulares romanas.

Com até 80% dos milhares de pinheiros da capital infestados, seis associações de bairro convocaram o inimigo natural do inseto para contra-atacar, de acordo com o jornal britânico The Times.

“As joaninhas podem fazer a diferença, e é natureza versus natureza”, disse o funcionário ambiental local Rino Fabiano. “Os pinheiros de Roma estão a envelhecer e estão já em perigo por causa das obras rodoviárias e da colocação de cabos que destroem as suas raízes, por isso a chegada do inseto gerou uma emergência real”.

A ideia de usar joaninhas de pinheiro, que são pretas com manchas vermelhas, veio de Massimo Proietti Rocchi, de 65 anos, um especialista em software reformado, que estava farto de ver pinheiros a morrer no seu parque local, Villa Leopardi. “É uma técnica usada na Califórnia desde 1890 para proteger as árvores frutíferas e tivemos ótimos resultados”, explicou.

Para evitar que as joaninhas voassem, os funcionários da cidade usaram guindastes para instalar no alto dos pinheiros pequenas caixas de madeira onde os insetos gostam de se reproduzir e usar como esconderijos para evitar serem comidos pelos pássaros.

“Se conseguir incentivá-las a ficar no inverno e procriar, cada casal terá 150 filhos”, disse Proietti Rocchi.

Autoridades municipais e regionais também estão a tentar produtos químicos que podem ser injetados nos troncos dos pinheiros para deter o vírus e estão a ter alguns resultados promissores.

No cemitério protestante da cidade, onde os poetas John Keats e Percy Bysshe Shelley estão enterrados, a infestação foi interrompida quando os administradores gastaram cerca de 100 euros por árvore nas injeções.

No entanto, Proietti Rocchi disse que as joaninhas são muito mais baratas. “O tipo que estamos a comprar custa 1,10 euros cada. O preço subiu de 80 cêntimos devido à demanda recente, mas só precisamos de 15 cêntimos para salvar uma árvore, por isso são muito esconómicas”, rematou.

Maria Campos, ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Irão disponível para negociações sobre acordo nuclear nas próximas semanas

O Irão retornará às negociações sobre a retomada do acordo nuclear de 2015 nas próximas semanas, avançou o Ministério dos Negócios Estrangeiros esta terça-feira, apesar das suspeitas das potências ocidentais sobre a estratégia de Teerão …

Depois do Loon, nasce o Taara. Projeto usou lasers para transmitir 700TB de dados

Depois da morte do Projeto Loon, no início do ano, nasceu o Projeto Taara, que utilizou lasers para transmitir 700TB de dados através do rio Congo. O projeto muda, o nome é diferente, mas a missão …

Vizela - Paços de Ferreira bateu recorde de assistência na I Liga

Maior número de adeptos do campeonato também foi registado nesta jornada, no Benfica-Boavista; mas em termos de ocupação do estádio, o Vizela deixou longe toda a concorrência. Desde os anos 80 do século passado que não …

150 anos antes da viagem histórica de Colombo, um frade italiano escrevia sobre a America

Por volta do ano 1340, Galvano Fiamma registou, na sua Cronica universalis, a existência de terras a oeste da Gronelândia habitadas "por gigantes". Trata-se da primeira menção documentada do continente americano no Mediterrâneo, cerca de …

Os antigos compadres zangaram-se de vez. Trump puxa os cordelinhos nos bastidores para correr com McConnell

A relação de altos e baixos entre os dois azedou de vez depois de McConnell ter reconhecido a vitória de Joe Biden. Trump quer agora que um Republicano concorra contra McConnell pelo cargo da liderança …

Bombeiros embrulharam a maior árvore do mundo em papel de alumínio. Tudo para a proteger

O incêndio consumiu milhares de acres na Califórnia e o National Park Service viu-se obrigado a intensificar os seus esforços para proteger as jóias naturais, incluindo as maiores árvores do mundo. Os incêndios Colony e Paradise …

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …

Crise da energia obriga UE a enfrentar dependência do gás natural

Os países europeus estão a tentar proteger os consumidores de energia, numa região onde, desde o início do ano, os preços do gás aumentaram 250%, resultado de uma série de forças económicas, naturais e políticas.  Na …