Rocha encontrada na Jordânia pode ser a peça de xadrez mais antiga de sempre

Bashar Tabbah / Wikimedia

Humayma (ou Humeima), na Jordânia

O xadrez existe há quase 1.500 anos, apesar de as suas origens não serem claras. Agora, um arqueólogo pensa ter descoberto a peça de xadrez mais antiga de sempre, com cerca de 1.300 anos

Segundo o Science Alert, o objeto de arenito, que tem uma leve semelhança com uma torre, foi escavado em 1991 em Humayma (ou Humeima), no sul da Jordânia, que já foi um importante lugar comercial.

Com base numa nova análise feita por John Oleson, arqueólogo da Universidade de Victoria, no Canadá, a peça pode anteceder os achados existentes em cerca de 100 anos ou mais.

“Apesar da sua forma, de secção retangular com projeções abertas e em forma de chifre no topo, assemelha-se a um altar Nabateu ou um baetylus, paralelos com as primeiras peças de xadrez islâmicas são muito mais convincentes”, explica Oleson.

A forma da rocha corresponde com peças datadas posteriormente, esculpidas em pedra, madeira ou marfim e descobertas na mesma região, diz o investigador. Tendo em conta a ideia de que o jogo de xadrez foi trazido da Índia por comerciantes e diplomatas, a localização da descoberta também faz sentido.

(dr) John Peter Oleson

Humayma fica na Via Nova Traiana, uma famosa rota comercial daquela época, sendo bem provável que esta antiga estrada romana tenha desempenhado um papel importante em trazer o jogo para o Médio Oriente e a Europa.

Segundo o mesmo site, as referências ao xadrez podem ser encontradas desde o século VII nos textos islâmicos, pouco antes da data em que se pensa ser a origem desta torre.

No entanto, o caso ainda não está encerrado: será necessária uma análise mais detalhada para perceber se este bloco de arenito pode realmente ser a peça de xadrez mais antiga encontrada até hoje.

A descoberta foi apresentada no encontro anual de 2019 das Escolas Americanas de Pesquisa Oriental.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Novo aumento de internados em Portugal, mais 1.610 infeções e nove mortes

Portugal registou esta segunda-feira 1.610 novos casos de infeção por covid-19 e mais nove mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal …

BE acusa Governo de “nunca ter concretizado” medidas para fixar profissionais no SNS

A coordenadora do BE acusou esta segunda-feira o Governo de “nunca ter concretizado” as medidas no Orçamento do Estado de 2019 para fixar profissionais no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e apontou como “absoluta necessidade” …

Bebés voltam a poder ser registados no hospital

No início da pandemia, o serviço "Nascer Cidadão" foi encerrado, Agora, mais de um ano depois, já é possível voltar a registar os bebés nos hospitais onde nascem. Os balcões "Nascer Cidadão" foram instalados há mais …

Fauci revela que uso de máscara está a ser revisto nos EUA para pessoas vacinadas

Anthony Fauci, conselheiro de saúde da Casa Branca, disse que os Estados Unidos estão a estudar a possibilidade de levantar a obrigatoriedade do uso de máscara para pessoas vacinadas contra a covid-19. Este domingo, Anthony Fauci …

Tratamentos de radioterapia em risco no IPO de Lisboa

Tratamentos de radioterapia no Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa estão em risco devido à falta de profissionais. O IPO de Lisboa conta com sete aceleradores lineares, aparelhos sofisticados que obrigam à presença física de …

Presidente de associação solidária acusado de violar e escravizar mulheres em situações precárias

O presidente da associação "Paz no Coração" está a ser acusado por 60 crimes sexuais. Atualmente, encontra-se em prisão preventiva. Alfredo Marques Carvalho, líder da associação, acolhia vítimas de violência doméstica, atiradas para a rua com …

Sócrates sai em defesa de Vieira. Em Portugal, "prende-se primeiro e pergunta-se depois"

Em Portugal, "prende-se primeiro e pergunta-se depois", considera o antigo primeiro-ministro José Sócrates, num artigo de opinião publicado esta segunda-feira no qual reage às detenções de Luís Filipe Vieira e Joe Berardo. "Tudo igual, tudo igual, …

Thomas Daley: o ouro para quem sofreu muito

Bullying na escola, morte do pai, homossexualidade, incapaz de caminhar. Thomas Daley venceu uma prova de saltos para a água, em Tóquio, ao lado do também britânico Matty Lee. Surpresa nos saltos para a água, nos …

Depois de uma época dourada, Portugal cai sete lugares no ranking da inovação

A economia nacional caiu sete posições, naquela que é a primeira inversão na trajetória ascendente desde 2014. Apesar do recuo, Portugal melhorou em 18 dos 32 indicadores. A notícia, avançada esta segunda-feira pelo jornal Público, dá …

Mortes de crianças com covid-19 disparam na Indonésia. No Reino Unido aumentam casos graves entre jovens

Médicos britânicos alertaram para o aumento do número de crianças e jovens infetados com covid-19 a dar entrada nos hospitais, apelando à vacinação para não "sofrerem desnecessariamente" com a evolução da doença. "Os doentes estão a …