Rocha encontrada na Jordânia pode ser a peça de xadrez mais antiga de sempre

Bashar Tabbah / Wikimedia

Humayma (ou Humeima), na Jordânia

O xadrez existe há quase 1.500 anos, apesar de as suas origens não serem claras. Agora, um arqueólogo pensa ter descoberto a peça de xadrez mais antiga de sempre, com cerca de 1.300 anos

Segundo o Science Alert, o objeto de arenito, que tem uma leve semelhança com uma torre, foi escavado em 1991 em Humayma (ou Humeima), no sul da Jordânia, que já foi um importante lugar comercial.

Com base numa nova análise feita por John Oleson, arqueólogo da Universidade de Victoria, no Canadá, a peça pode anteceder os achados existentes em cerca de 100 anos ou mais.

“Apesar da sua forma, de secção retangular com projeções abertas e em forma de chifre no topo, assemelha-se a um altar Nabateu ou um baetylus, paralelos com as primeiras peças de xadrez islâmicas são muito mais convincentes”, explica Oleson.

A forma da rocha corresponde com peças datadas posteriormente, esculpidas em pedra, madeira ou marfim e descobertas na mesma região, diz o investigador. Tendo em conta a ideia de que o jogo de xadrez foi trazido da Índia por comerciantes e diplomatas, a localização da descoberta também faz sentido.

(dr) John Peter Oleson

Humayma fica na Via Nova Traiana, uma famosa rota comercial daquela época, sendo bem provável que esta antiga estrada romana tenha desempenhado um papel importante em trazer o jogo para o Médio Oriente e a Europa.

Segundo o mesmo site, as referências ao xadrez podem ser encontradas desde o século VII nos textos islâmicos, pouco antes da data em que se pensa ser a origem desta torre.

No entanto, o caso ainda não está encerrado: será necessária uma análise mais detalhada para perceber se este bloco de arenito pode realmente ser a peça de xadrez mais antiga encontrada até hoje.

A descoberta foi apresentada no encontro anual de 2019 das Escolas Americanas de Pesquisa Oriental.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Entre críticas a Rio e Marcelo, Ventura teve um drive-in com música de baile (e comparou-se a Sá Carneiro)

Ventura demarcou-se dos insultos de apoiantes à comunicação social, mas não admitiu que o seu mandatário os incentivou, chamando “inimigos” aos jornalistas. Terminou o dia num comício na praia de Leça da Palmeira mas em …

Governo Regional da Madeira garante que aumento de casos se deve às celebrações de fim de ano

O presidente do Governo da Madeira afirmou que o aumento de casos de covid-19 registado nos últimos dias na região é resultado das celebrações do fim do ano, assegurando fiscalização mais apertada nos bares aos …

Novo máximo diário com 218 mortes. Morre uma pessoa com covid-19 a cada 7 minutos

Portugal contabilizou esta terça-feira 218 mortes, um novo máximo de óbitos em 24 horas, relacionados com a covid-19, e 10.455 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Quase metade das …

Ana Gomes teme que processos BES e Operação Marquês acabem como o dos submarinos

A candidata presidencial Ana Gomes disse ontem temer que processos como os do BES e da Operação Marquês terminem como o dos submarinos, em que considerou que se "trabalhou para a prescrição". Na conversa online que …

Recuperação só em 2022, disse Vestager. Leão quer aprovação rápida dos planos para a UE

A vice-presidente executiva da Comissão Europeia, Margrethe Vestager, afirmou que a recuperação europeia só será "sentida como tal" em 2022, mas que no outono já poderão ser visíveis alguns sinais, caso a vacinação contra a …

Marcelo aprova novas medidas e anuncia reunião com especialistas para discutir situação das escolas

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assinou esta terça-feira o decreto do Governo que altera a regulamentação do estado de emergência devido à pandemia de covid-19 e anunciou uma reunião com especialistas na …

Jerónimo na campanha de João Ferreira para homenagear os que "se levantaram contra o fascismo"

O candidato presidencial comunista contou com a presença do secretário-geral do PCP, esta segunda-feira, na Marinha Grande, que destacou a importância de lutar contra os atuais "traços de regressão democrática". Durante uma ação na Escola Secundária …

Gilberto, Vertonghen, Grimaldo, Diogo Gonçalves e Waldschmidt infetados

Os futebolistas do Benfica Gilberto, Vertonghen, Grimaldo, Diogo Gonçalves e Luca Waldschmidt são os mais recentes casos positivos ao novo coronavírus no plantel do Benfica, informou esta terça-feira o clube da Luz. “O Sport Lisboa e …

Hospital de Portalegre abre inquérito a morte de doente que esteve 3 horas em ambulância

O hospital de Portalegre vai abrir um inquérito para apurar as circunstâncias da morte de um octogenário, na noite de segunda-feira, na área dedicada aos doentes respiratórios, depois de estar quase três horas numa ambulância, …

"Não somos heróis". Há quartéis que podem fechar se não houver vacinas para os bombeiros

O presidente da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP), Fernando Curto, disse que se o número de bombeiros infetados com covid-19 continuar a este ritmo muitos quartéis podem ter de encerrar. "As carrinhas de transporte de …