Rocha de 2.500 anos revelou o nome de uma poderosa deusa etrusca

(dr) Mugello Valley Project

Investigadores norte-americanos traduziram uma inscrição em uma antiga pedra etrusca e descobriram uma referência a uma poderosa divindade, Uni, que sugere a possível existência de um culto subterrâneo na área dedicada à deusa há 2500 anos atrás.

Os cientistas acreditam que Uni é a equivalente etrusca da deusa grega Hera e da deusa romana Juno, provavelmente adorada como uma divindade da fertilidade e figura de mãe pelo povo do norte da Etruria, na Itália.

Segundo o autor principal do estudo, Gregory Warden, a menção à deusa Uni é parte de um texto sagrado que pode ser a mais longa inscrição etrusca de seu tipo já descoberta, e um dos três mais longos textos sagrados até agora.

O texto possui cerca de 120 letras legíveis e sinais de pontuação, e algumas palavras desconhecidas para a arqueologia moderna.

“Podemos, neste ponto, afirmar que esta é uma das mais importantes descobertas etruscas das últimas décadas”, diz Warden, investigador do Projeto Arqueológico do Vale Mugello e da Universidade Metodista do Sul no Texas, EUA, à Phys.org.

O texto, inscrito numa laje de pedra – ou estela – mede 1,2 por 0,6 metros e pesa 227 kg.

Datado do século 6 A.C., foi encontrado enterrado nas fundações do que foi outrora um templo monumental em Poggio Colla, um sítio arqueológico.

O local mantém várias camadas de habitação antiga etrusca, desde o século 7 A.C. até à altura em que terá sido abandonado ou destruído, no final do século 3 A.C.

A partir do período helenístico, marcado pela morte de Alexandre, o Grande em 323 A.C., os etruscos passaram de um povo que dominou a Itália durante 500 anos para uma civilização absorvida pelo Império Romano.

Para se ter uma ideia da riqueza do sítio arqueológico de Poggio Colla, há quase 5 décadas que os arqueólogos escavam o local por quase cinco décadas, e ainda estão a encontrar novos dados sobre práticas religiosas e literárias etruscas.

A identificação de Uni na estela está ligada à descoberta do nome Tinia, que era adorada pelos etruscos como uma divindade suprema, uma versão local do Zeus grego ou do Júpiter romano.

Uni era a esposa ou companheira de Tinia, e o santuário onde a estela foi descoberta parece ter-lhe sido dedicado – conclusão baseada na riqueza de ferramentas de tecelagem e jóias de ouro anteriormente descobertas no local.

Foram também encontrados no local fragmentos de um vaso de cerâmica que descreve uma cena de uma deusa dando à luz – a primeira cena conhecida de parto na arte europeia ocidental.

Os arqueólogos ligaram a menção de Uni à existência de um culto subterrâneo no santuário, com base na forma como a estela foi colocada nas fundações do templo.

Segundo os investigadores, cultos subterrâneos deste tipo eram frequentemente associados a divindades femininas.

Uma vez que o texto tenha sido traduzido, provavelmente viremos a saber muito mais sobre o que acontecia no local – há mais de dois milénios atrás.

ZAP / HypeScience

PARTILHAR

RESPONDER

João Ferreira desafia Marcelo a assumir candidatura "o quanto antes"

  João Ferreira, candidato comunista às presidenciais, acredita, como os "todos" os portugueses, que Marcelo Rebelo de Sousa será recandidato, mas desafiou-o esta segunda-feira a dizê-lo "quanto antes", por "uma questão de transparência". “Já todos perceberam o …

Irão. Líder Supremo pede punição pela morte de cientista que liderou programa nuclear

O líder supremo do Irão, o Ayatollah Ali Khamenei, exigiu no sábado punição pela morte do cientista Mohsen Fakhrizadeh, que liderou o programa nuclear de Teerão, enquanto a República Islâmica culpa Israel pelo assassinato. Israel, há muito …

Portugal é o país da UE mais próximo de atingir metas climáticas para 2030

Portugal é o país da União Europeia (UE) mais perto de atingir as suas metas climáticas de redução de emissões até 2030, relativamente aos níveis de 2005, segundo um relatório esta segunda-feira publicado pela Comissão …

Novos casos aumentam mais de 50% em oito concelhos do Norte

O número de novos casos de infeção no Norte aumentou mais de 50% em oito concelhos da região, seis dos quais no distrito de Vila Real e dois em Bragança, segundo o relatório da Administração …

União Europeia convida Joe Biden para cimeira presencial durante presidência portuguesa em 2021

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, convidou o Presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, para uma cimeira presencial no primeiro semestre de 2021, durante a presidência portuguesa da União Europeia. Fontes europeias informaram que …

Maior controlo nas fronteiras não foi eficaz para conter o vírus, diz Cabrita

O ministro da Administração Interna considerou esta segunda-feira que o maior controlo nas fronteiras internas do espaço Schengen, durante os primeiros meses da pandemia, não foi eficaz para conter o novo coronavírus. “Ao nível das fronteiras …

Hospitais de Coimbra estão "muito próximos" do limite de capacidade

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) está "muito próximo do limite de capacidade" de resposta à covid-19, devido à falta de recursos humanos, disse esta segunda-feira o presidente do conselho de administração da …

Médico de Maradona apresenta-se voluntariamente às autoridades judiciais

O médico Leopoldo Luque apresentou-se esta segunda-feira voluntariamente às autoridades judiciais para explicar as circunstâncias em que ocorreu a morte do ex-futebolista Diego Maradona, depois de a sua casa e o seu consultório terem sido …

Itália mantém recolher obrigatório no Natal e Ano Novo

O ministro dos Assuntos Regionais italiano anunciou esta segunda-feira que o recolher obrigatório se vai manter durante o Natal e Ano Novo, no mesmo dia em que o Governo aprovou um novo plano de apoio …

Papa Francisco defende distanciamento social e é criticado por radicais de direita

Num artigo no New York Times sobre o Dia de Ação de Graças, o Papa Francisco defendeu as restrições levantadas para combater a pandemia covid-19, acabando por ser criticado por alguns radicais de direita, que …