Rocha de 2.500 anos revelou o nome de uma poderosa deusa etrusca

(dr) Mugello Valley Project

Investigadores norte-americanos traduziram uma inscrição em uma antiga pedra etrusca e descobriram uma referência a uma poderosa divindade, Uni, que sugere a possível existência de um culto subterrâneo na área dedicada à deusa há 2500 anos atrás.

Os cientistas acreditam que Uni é a equivalente etrusca da deusa grega Hera e da deusa romana Juno, provavelmente adorada como uma divindade da fertilidade e figura de mãe pelo povo do norte da Etruria, na Itália.

Segundo o autor principal do estudo, Gregory Warden, a menção à deusa Uni é parte de um texto sagrado que pode ser a mais longa inscrição etrusca de seu tipo já descoberta, e um dos três mais longos textos sagrados até agora.

O texto possui cerca de 120 letras legíveis e sinais de pontuação, e algumas palavras desconhecidas para a arqueologia moderna.

“Podemos, neste ponto, afirmar que esta é uma das mais importantes descobertas etruscas das últimas décadas”, diz Warden, investigador do Projeto Arqueológico do Vale Mugello e da Universidade Metodista do Sul no Texas, EUA, à Phys.org.

O texto, inscrito numa laje de pedra – ou estela – mede 1,2 por 0,6 metros e pesa 227 kg.

Datado do século 6 A.C., foi encontrado enterrado nas fundações do que foi outrora um templo monumental em Poggio Colla, um sítio arqueológico.

O local mantém várias camadas de habitação antiga etrusca, desde o século 7 A.C. até à altura em que terá sido abandonado ou destruído, no final do século 3 A.C.

A partir do período helenístico, marcado pela morte de Alexandre, o Grande em 323 A.C., os etruscos passaram de um povo que dominou a Itália durante 500 anos para uma civilização absorvida pelo Império Romano.

Para se ter uma ideia da riqueza do sítio arqueológico de Poggio Colla, há quase 5 décadas que os arqueólogos escavam o local por quase cinco décadas, e ainda estão a encontrar novos dados sobre práticas religiosas e literárias etruscas.

A identificação de Uni na estela está ligada à descoberta do nome Tinia, que era adorada pelos etruscos como uma divindade suprema, uma versão local do Zeus grego ou do Júpiter romano.

Uni era a esposa ou companheira de Tinia, e o santuário onde a estela foi descoberta parece ter-lhe sido dedicado – conclusão baseada na riqueza de ferramentas de tecelagem e jóias de ouro anteriormente descobertas no local.

Foram também encontrados no local fragmentos de um vaso de cerâmica que descreve uma cena de uma deusa dando à luz – a primeira cena conhecida de parto na arte europeia ocidental.

Os arqueólogos ligaram a menção de Uni à existência de um culto subterrâneo no santuário, com base na forma como a estela foi colocada nas fundações do templo.

Segundo os investigadores, cultos subterrâneos deste tipo eram frequentemente associados a divindades femininas.

Uma vez que o texto tenha sido traduzido, provavelmente viremos a saber muito mais sobre o que acontecia no local – há mais de dois milénios atrás.

ZAP / HypeScience

PARTILHAR

RESPONDER

Organização dos Jogos Olímpicos estima cerca de sete casos diários

Os organizadores dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020 estimam que haverá cerca de sete casos de covid-19 por dia entre as pessoas envolvidas no evento, disse a emissora pública japonesa NHK. A estimativa foi …

Mais dois militares vão a julgamento por agressões em curso dos Comandos

Estão em causa dois cursos anteriores ao que levou à morte, em 2016, dos recrutas Hugo Abreu e Dylan da Silva. Um dos casos segue já para julgamento, o outro vai para a fase de …

Remodelação à vista (com saídas e trocas de pastas por "um Governo de combate")

O Governo de António Costa tem pela frente um mês de Julho decisivo que ficará marcado pela chegada dos fundos da bazuca europeia. E há dirigentes socialistas que acreditam que o primeiro-ministro deve aproveitar a …

Líderes da UE alertam Londres para respeitar acordo do Brexit

Os líderes da União Europeia (UE) alertaram o Governo britânico, este sábado, que os dois lados devem implementar o acordo do Brexit, numa reunião com o primeiro-ministro britânico à margem da cimeira do G7. A presidente …

Variante Delta está a crescer em Portugal. Lisboa e Vale do Tejo é a região mais afetada

As autoridades de saúde confirmam que já foi detetada, em Portugal, a transmissão comunitária da variante Delta do novo coronavírus. Esse cenário estará a ser mais evidente na região de Lisboa e Vale do Tejo. "Até …

Vírgula permite aos deputados receberem abono de exclusividade mesmo mantendo cargos em empresas

Um parecer da Comissão de Transparência permite aos deputados acumularem funções em empresas enquanto recebem o subsídio de exclusividade na Assembleia da República. Tudo por culpa de uma vírgula que desperta interpretações diversas. A situação é …

Grupo Espírito Santo só tem verbas para pagar 2,6% das dívidas

Os credores reclamam 11,5 mil milhões de euros em dívida, mas o império Espírito Santo só tem cerca de 300 milhões de euros. De acordo com o semanário Expresso, aquilo que resta do império Espírito Santo …

CTT reclamam dívidas de 67 milhões ao Estado

Os CTT iniciaram um processo de arbitragem contra o Estado, reclamando um total de 67 milhões de euros em compensações pelo impacto da pandemia de covid-19 e pela extensão unilateral do contrato de concessão. "Os CTT …

O candidato de Costa ao Porto só durou 24 horas (e a "asneira" pode sair-lhe cara)

Está lançada a confusão no PS Porto com a escolha do candidato do partido às próximas eleições autárquicas. O secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro, não resistiu às reacções negativas à sua escolha para …

Mourinho Félix ao ataque. BdP "subjugou-se" à ex-ministra das Finanças

O antigo secretário de Estado Adjunto e das Finanças criticou, esta sexta-feira, a "falha grave" do Banco de Portugal (BdP) ao se ter subjugado à antiga ministra das Finanças quanto à capitalização inicial do Novo …