O concelho de Vila Franca de Xira volta a ter uma “casa dos robôs” a partir de segunda-feira num novo local da freguesia de Alverca, depois de o primeiro Robotarium ter sido desativado devido a vandalismo.
O Robotarium original, o primeiro ‘Zoo para Vida Artificial’ em todo o mundo, estava localizado no Jardim do Bom Sucesso, em Alverca, mas foi desativado este ano pela Câmara de Vila Franca de Xira por causa dos atos de vandalismo, seis anos após a inauguração.
Na segunda-feira, pelas 11:30, será inaugurado o novo Robotarium, da autoria do artista plástico Leonel Moura, responsável também pelo primeiro projeto e autor do livo ‘Robot Art’. O Robotaroum vai agora ficar instalado no Jardim Municipal José Álvaro Vidal, igualmente em Alverca.
“Trata-se de uma casa dos robôs e de um projeto inovador da robótica em Portugal. O Robotarium ocupa uma área de cerca de 25 m2, onde habitam, nesta fase, 15 robôs terrestres e 8 robôs aéreos, equiparados a animais e plantas e movidos a energia solar. O projeto é da autoria do professor Leonel Moura, criador conhecido pela sua capacidade de inovar e de interligar arte e ciência”, explica o município de Vila Franca de Xira.
O novo equipamento é mais pequeno do que o anterior Robotarium, que albergava 45 robôs alimentados a energia solar e que custou, em 2007, cerca de 100 mil euros à autarquia. Na ocasião, a obra foi considerada inovadora e peça única no mundo.
A câmara de Vila Franca de Xira pretende, no futuro, abrir o novo Robotarium “a contributos externos, a fim de estimular a criatividade e o desenvolvimento desta tecnologia, que se revela cada vez mais proeminente para a economia”.
Veja aqui a construção do primeiro Robotarium:
ZAP/Lusa