Guiness

Mais rápido que piscar os olhos. Novo recorde do Guiness revoluciona a mecânica robótica — é também um grande passo para a engenharia.
“Resolvemos em 103 milissegundos”, orgulha-se o engenheiro Matthew Patrohay. “Um piscar de olhos humano demora cerca de 200 a 300 milissegundos”.
Uma equipa de estudantes conseguiu desenvolver o robô mais rápido de sempre a resolver o cubo de Rubik — quase três vezes mais rápido do que o antigo recordista, que demorava 0,305 segundos.
O sistema utiliza visão artificial para reconhecimento de cores, algoritmos de resolução personalizados otimizados para o tempo de execução e hardware de controlo de movimentos de nível industrial da Kollmorge, explicam os investigadores à SciTechDaily.
A equipa também desenhou a experiência para que fosse interativa. Usando um “Smart Cube” habilitado para Bluetooth, os utilizadores podem voltar a desmontar o quebra-cabeça em tempo real, e o robô espelha cada movimento. O cubo é novamente resolvido instantaneamente.
“O que eu realmente adoro neste projeto é que nos permitiu reunir tudo o que aprendemos”, disse Patrohay. “A partir do nosso primeiro ano, desenvolvemos competências — mas este projeto mostrou como todas elas se juntam para criar algo significativo”.
A equipa desenhou o modelo robótico de forma a que este seja capaz de executar movimentos com perfis de movimento finamente afinados para maximizar a aceleração, a desaceleração e a eficiência mecânica, resultando num controlo de sub-milissegundos coordenado com precisão.
“Esta conquista não se resume a quebrar um recorde: amplia os limites do que os sistemas sintéticos podem fazer“, explica o orientador dos estudantes, Nak-seung Patrick Hyun Hyun. “Isso aproxima-nos da compreensão de sistemas de controlo coordenado ultrarrápidos, como os que encontramos na natureza.”