Robô humanóide mais avançado do mundo imita as vozes de Morgan Freeman e Spongebob

O robô Ameca, que é um dos mais realistas no mercado, já consegue clonar as vozes de celebridades de forma perfeita.

Ameca, o robô humanóide desenvolvido pela empresa britânica Engineered Arts, está novamente a chamar a atenção no campo da robótica com as suas impressionantes imitações de celebridades, incluindo Morgan Freeman, Elon Musk e Donald Trump.

O robô, descrito pela Engineered Arts como o “robô humanóide mais avançado do mundo”, demonstra não apenas um vasto leque de expressões faciais realistas, como também a capacidade de interagir com as pessoas utilizando microfones e câmaras montadas nos olhos, com a ajuda de software de reconhecimento facial.

No vídeo, Ameca identifica objetos na sala e depois realiza imitações vocais solicitadas por Will Jackson, fundador e CEO da Engineered Arts, que vão desde o famoso tom grave de Morgan Freeman até Elon Musk ou o desenho animado Spongebob Squarepants.

O sistema de Inteligência Artificial do robô consegue até fazer um discurso sobre naves espaciais robôs enviadas para Marte no estilo de Donald Trump — mas imitando a voz de Spongebob.

“Deixem-me dizer-vos, ninguém sabe mais sobre naves espaciais robôs do que eu. Já as vi, são enormes, as melhores. Vamos até Marte e vai ser fantástico. Vamos descobrir coisas, coisas grandes. E deixem-me dizer-vos: ninguém gosta de Marte mais do que eu. É verdade. Vamos fazer a exploração espacial grande outra vez”, afirma Ameca.

Apesar de não poder caminhar atualmente, a Engineered Arts está a desenvolver uma versão completa e ágil de Ameca, prometendo torná-la ainda mais semelhante aos humanos. O robô é apontado frequentemente como um dos poucos que já atravessou o temido “uncanny valley” — a sensação sinistra que muitas pessoas têm quando interagem com robôs humanóides que ainda não são suficientemente realistas.

A empresa publica regularmente vídeos interativos com a máquina, incluindo um onde Ameca copia expressões faciais humanas em tempo real, outro onde conta piadas, ou um terceiro onde testa as suas capacidades artísticas e desenha um gato.

Embora ainda haja muitos desafios a superar antes que Ameca possa caminhar, a Engineered Arts permanece optimista. Estes robôs estão disponíveis para venda comercial, com os preços a começar nos 100 mil dólares e a variar dependendo das características que o cliente quer.

Adriana Peixoto, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.