A fabricante de robôs Agility construiu um robô humanóide bípede chamado Digit, que consegue carregar caixas e que está a ser vendido por 250 mil dólares.
De acordo com o TechXplore, o robô Digit foi projetado para realizar tarefas de mão de obra intensiva, incluindo carregar e descarregar cargas pesadas ou realizar inspeções de locais de trabalho potencialmente perigosos.
Como um robô bípede, Digit tem uma forma familiar: com duas pernas e dois braços. No entanto, o facto de não ter cabeça e ter os joelhos dobrados para trás garante que ninguém poderia confundir este produto com um ser humano.
Digit não tem dedos nem mãos e os seus pés são planos. Porém, tem força e durabilidade, juntamente com um computador capaz de executar tarefas de forma autónoma.
A estrutura do robô é de metal espesso e move-se com eficiência, imitando o movimento de uma pessoa a realizar trabalho manual. Digit pode curvar-se para levantar caixas e carregá-las até ao ponto final desejado para deixar a caixa onde for necessário.
Nem escadas são um obstáculo para o Digit, que as consegue subir e descer.
“Se os robôs vão ser eficazes e úteis para nós, terão que trabalhar nos nossos termos no nosso espaço”, disse Jonathan Hurst, CEO da Agility. Assim, de acordo com o Futurism, tirar o máximo proveito do robô não exigirá alterações no ambiente de trabalho.
Este robô servo pode ser embalado numa mala de rodinhas para entrega e mobilidade ideais.
O robô está a ser vendido por 250 mil dólares, segundo um comunicado da empresa. A Agility também anunciou uma rodada de investimentos de 20 milhões de dólares, o que lhe deu os meios financeiros para entrar em “plena produção comercial”.
Recentemente, a Agility fechou um acordo com a Ford para construir robôs que possam carregar e descarregar caixas de veículos autónomos.
A notícia chega depois de a Boston Dynamics ter colocado à venda o seu cão-robô SpotMini por cerca de 75 mil dólares no ano passado.