Robô humanóide sem cabeça empilha e carrega caixas (e já está à venda)

A fabricante de robôs Agility construiu um robô humanóide bípede chamado Digit, que consegue carregar caixas e que está a ser vendido por 250 mil dólares.

De acordo com o TechXplore, o robô Digit foi projetado para realizar tarefas de mão de obra intensiva, incluindo carregar e descarregar cargas pesadas ou realizar inspeções de locais de trabalho potencialmente perigosos.

Como um robô bípede, Digit tem uma forma familiar: com duas pernas e dois braços. No entanto, o facto de não ter cabeça e ter os joelhos dobrados para trás garante que ninguém poderia confundir este produto com um ser humano.

Digit não tem dedos nem mãos e os seus pés são planos. Porém, tem força e durabilidade, juntamente com um computador capaz de executar tarefas de forma autónoma.

A estrutura do robô é de metal espesso e move-se com eficiência, imitando o movimento de uma pessoa a realizar trabalho manual. Digit pode curvar-se para levantar caixas e carregá-las até ao ponto final desejado para deixar a caixa onde for necessário.

Nem escadas são um obstáculo para o Digit, que as consegue subir e descer.

“Se os robôs vão ser eficazes e úteis para nós, terão que trabalhar nos nossos termos no nosso espaço”, disse Jonathan Hurst, CEO da Agility. Assim, de acordo com o Futurism, tirar o máximo proveito do robô não exigirá alterações no ambiente de trabalho.

Este robô servo pode ser embalado numa mala de rodinhas para entrega e mobilidade ideais.

O robô está a ser vendido por 250 mil dólares, segundo um comunicado da empresa. A Agility também anunciou uma rodada de investimentos de 20 milhões de dólares, o que lhe deu os meios financeiros para entrar em “plena produção comercial”.

Recentemente, a Agility fechou um acordo com a Ford para construir robôs que possam carregar e descarregar caixas de veículos autónomos.

A notícia chega depois de a Boston Dynamics ter colocado à venda o seu cão-robô SpotMini por cerca de 75 mil dólares no ano passado.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Da "política do filho único" a incentivos à natalidade: como a China tem mudado a sua estratégia populacional

A China está a planear incluir novas medidas para estimular a taxa de natalidade do país e lidar com o rápido envelhecimento da população. A estratégia passa pelo “plano de cinco anos” que deverá estar …

Vacinação será “grande prioridade” de presidência portuguesa da UE

O primeiro-ministro português, António Costa, referiu hoje que a vacinação contra a covid-19 deverá ser uma das “grandes prioridades” da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), após um encontro com o presidente do …

No Cambodja, os aldeões usam "espantalhos mágicos" para afastar a covid-19

Os aldeões do Cambodja têm evitado a pandemia de covid-19 sem máscaras nem distanciamento social, mas sim com "espantalhos mágicos" que espantam o vírus mortal. Os dois espantalhos de Ek Chan, um aldeão de 64 anos, …

O Arecibo desabou. É o fim de uma era à procura de vida extraterrestre

O Observatório de Arecibo, em Porto Rico, morreu. Três semanas depois de um dos principais cabos de sustentação da sua cúpula ter desabado, danificado irremediavelmente o radiotelescópio, o icónico caçador de vida extraterrestre antecipou-se à …

O maior elevador panorâmico do mundo tem vista para os cenários de Avatar

Com o recente lançamento de fotografias subaquáticas dos bastidores do Avatar 2 e a notícia de que Avatar 3 está quase a terminar as filmagens, não há melhor momento para revisitar o parque nacional que …

Pandemia tirou comida da mesa, mas deu asas a startup que transforma plástico do mar em máscaras

A startup portuguesa Skizo transformou a pandemia numa oportunidade de crescimento. Quando faltava comida nalgumas mesas, a empresa de produção de sapatilhas e bolsas passou a fazer máscaras a partir de plástico retirado dos oceanos …

Na Irlanda, o Pai Natal é considerado um "trabalhador essencial"

A Irlanda fez esta semana um anúncio especialmente dedicado às crianças, afirmando que o Pai Natal é considerado um trabalhador essencial no país e, por isso, não terá as suas deslocações restringidas no período natalício. …

Mais 2400 novos casos. Portugal ultrapassa os 300 mil desde o início da pandemia

Portugal ultrapassou hoje a barreira dos 300 mil casos de covid-19 desde o início da pandemia no país, em março, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal registou mais 2.401 novos casos, tendo passado a contabilizar …

Medidas para o Natal conhecidas no sábado. Passagem de ano com todas as restrições

O primeiro-ministro, António Costa, adiantou hoje que no sábado anunciará as medidas para o Natal “com as melhores condições possíveis”, mas avisou desde já que “a passagem do ano vai ter todas as restrições”. “O Governo …

Os assentos do meio da Delta Air Lines vão continuar vazios

A companhia norte-americana Delta Air Lines anunciou esta semana que continuará a manter os assentos do meio vazios, mantendo a política de distanciamento social decretada por causa da pandemia de covid-19. A bloqueio destes lugares intermediários …