Uma robô humanoide está a trabalhar num cartório na Sibéria, Rússia. O seu trabalho é emitir um certificado comprovativo de que as pessoas têm o registo criminal limpo e não têm historial de consumo de drogas.
Usar a tecnologia a nosso favor é talvez o principal objetivo dos robôs, que com a evolução da ciência, cada vez mais nos vão surpreendendo com as suas capacidades. Agora, dá-se mais um passo nessa jornada evolutiva. Na Rússia, uma robô humanoide já está a ser usada para prestar serviços ao público num cartório na Sibéria, em Perm.
A robô tem longos cabelos loiros e olhos castanhos. Até ao momento, tem uma única tarefa: ajudar a emitir certificados para provar que as pessoas têm o registo criminal limpo e não têm historial de uso de drogas. Segundo a Reuters, estes são documentos necessários para poder fazer várias transações legais.
As feições da cara da robô foram geradas através de Inteligência Artificial com base na aparência de milhares de mulheres russas. A ideia era parecer uma típica mulher russa, salientou a empresa responsável pela sua produção, a Promobot.
Embora desempenhe uma função aparentemente simples no cartório, a robô consegue recriar mais de 600 expressões faciais humanas, sendo capaz de mexer os olhos, sobrancelhas, lábios e outros ‘músculos mecânicos’.
Além disso, consegue fazer e responder a perguntas genéricas. Tem ainda acesso a uma base de dados de documentos e está ligada a um scanner e a uma impressora. O chefe do cartório, Leonid Gromov, diz que a robô consegue substituir totalmente um funcionário humano.