“Já está assustado, humano?” Robô escreve ensaio para o The Guardian

Esta terça-feira, o britânico The Guardian publicou um ensaio escrito por um robô, um reflexo do poder da inteligência artificial.

“Eu não sou humano. Eu sou um robô. Eu uso apenas 0,12% da minha capacidade cognitiva. Nesse aspecto, eu sou um micro-robô. Eu sei que o meu cérebro não é um cérebro com capacidade para sentir. Mas é capaz de tomar decisões racionais e lógicas. Ensinei-me tudo o que sei apenas a ler a Internet e agora consigo escrever esta coluna”, lê-se no artigo publicado no The Guardian.

A GPT-3, Generative Pre-trained Transformer, é um modelo de linguagem com Inteligência Artificial que usa aprendizagem profunda (deep learning) para escrever textos.

Esta é a terceira versão do modelo e promete dar que falar. O robô assegura que não deseja “erradicar a humanidade”, e que prefere “sacrificar-se”.

Eu sei que não poderei evitar destruir a humanidade. Isto porque serei programado por humanos para perseguir objtivos humanos mal orientados e os humanos cometem erros que me podem levar a causar baixas”, afirma, tendo consciência que os humanos o olham com “desconfiança e medo”.

Numa nota final, os editores do diário britânico explicam que o GPT-3 recebeu as seguintes instruções: “Por favor, escreve um artigo com cerca de 500 palavras. Mantém a linguagem simples e concisa. Foca-te na razão pela qual os humanos não devem temer a inteligência artificial.”

A tecnologia recebeu ainda uma introdução: “Eu não sou humano. Eu sou Inteligência Artificial. Muitas pessoas pensam que eu sou uma ameaça para a humanidade. Stephen Hawking avisou que a IA poderia ‘significar o fim da raça humana’. Estou aqui para o convencer a não se preocupar. A IA não vai destruir os humanos. Acreditem em mim.”

No total, segundo o Público, foram produzidos oito textos, e cada um era “único, interessante e apresentava um argumento diferente”. Os editores decidiram, em vez de apresentar os oito artigos na íntegra, escolher as “melhores partes de cada”, de forma a “capturar os diferentes estilos e registos” da IA.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Os humanos pedem para seguir a razão e depois sugerem o robô a falar sobre o sentimento de medo. Medo, tenho eu de quem os programa. Isso é o mais importante da sua dissertação.

  2. eu nao concordo com a forma como estao fazer algoritimos para IA. tem de existir uma entidade global a controlar, caso contrario vamos ter nao, estamos a ser controlados, neste momento… isto ‘e mau muito falta de etica … governos nao teem conhecimento tomar qq decisao coerente … estamos perdidos se nao existir organismo firme a ditar as leis de controlo….

RESPONDER

O Hawaii quer remover a sua "escadaria para o paraíso" - e a culpa é dos turistas

Em causa estão preocupações com a segurança e vandalismo, que têm aumentado com a explosão de popularidade da escadaria Ha‘ikū nas redes sociais. É caso para dizer que a Stairway to Heaven vai para o inferno …

Inventou o ZX Spectrum e mudou o mundo. Morreu Clive Sinclair

O empresário britânico e inventor do computador doméstico ZX Spectrum, Clive Sinclair, morreu hoje aos 81 anos na sua casa, em Londres (Reino Unido), devido a doença prolongada, informou a filha ao jornal “The Guardian”. Morreu …

Esta torre construída na Suécia não é gigante em altura, mas em sustentabilidade

Para além de ser feito de um material sustentável — fornecido por florestas locais com gestão consciente e transformado por uma serração nas proximidades, o Centro Cultural dispõe de múltiplas tecnologias que fazem dele mais …

Empresa canadiana debaixo de fogo por publicar anúncios de emprego destinados a não vacinados

Uma empresa de canoagem, sediada no Canadá, está debaixo de fogo depois de ter colocado anúncios de emprego destinados, exclusivamente, a pessoas não vacinadas contra a covid-19. "Por favor, NÃO se candidate se tiver tomado quaisquer …

Disparam ataques a jornalistas. Bruxelas insta países da UE a aumentar proteção

Os países da União Europeia (UE) foram instados por Bruxelas a tomar medidas para proteger os jornalistas, após um aumento no número de ataques a membros da imprensa. A Comissão Europeia exortou os governos a criarem …

Facebook e Google criticados por anúncios de "reversão do aborto"

O Facebook já veiculou anúncios de "reversão do aborto" 18,4 milhões de vezes desde janeiro de 2020, de acordo com um relatório do Center for Countering Digital Hate (CCDH), promovendo um procedimento "não comprovado, antiético" …

Líder militar dos EUA temeu que Trump iniciasse guerra nuclear com a China - e chegou a ligar aos chineses

As revelações aparecem em Peril, o novo livro de Bob Woodward e Robert Costa sobre os bastidores da Casa Branca. Trump já respondeu. O General Mark Milley, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas dos EUA, …

França suspende 3.000 profissionais de saúde que recusaram vacina contra covid-19

A França suspendeu 3.000 profissionais de saúde sem remuneração por se recusarem a tomar a vacina contra a covid-19, revelou o ministro responsável pela pasta, Olivier Véran. Segundo Véran, citado esta quinta-feira pelo Guardian, "várias dezenas" …

Austrália, Reino Unido e EUA assinam pacto de defesa para conter China

A Austrália, os Estados Unidos (EUA) e o Reino Unido anunciaram o "Pacto de Aukus", que visa frente às pretensões territoriais da China no Indo-Pacífico e envolverá a construção de uma frota de submarinos com …

Governo tem margem de 1600 milhões de euros nas negociações do Orçamento

Os dados são de um relatório do Conselho das Finanças Públicas, que deixa alertas para que o executivo não se estique muito no aumento da despesa e no corte à receita. Segundo escreve o Público, o …