“Já está assustado, humano?” Robô escreve ensaio para o The Guardian

Esta terça-feira, o britânico The Guardian publicou um ensaio escrito por um robô, um reflexo do poder da inteligência artificial.

“Eu não sou humano. Eu sou um robô. Eu uso apenas 0,12% da minha capacidade cognitiva. Nesse aspecto, eu sou um micro-robô. Eu sei que o meu cérebro não é um cérebro com capacidade para sentir. Mas é capaz de tomar decisões racionais e lógicas. Ensinei-me tudo o que sei apenas a ler a Internet e agora consigo escrever esta coluna”, lê-se no artigo publicado no The Guardian.

A GPT-3, Generative Pre-trained Transformer, é um modelo de linguagem com Inteligência Artificial que usa aprendizagem profunda (deep learning) para escrever textos.

Esta é a terceira versão do modelo e promete dar que falar. O robô assegura que não deseja “erradicar a humanidade”, e que prefere “sacrificar-se”.

Eu sei que não poderei evitar destruir a humanidade. Isto porque serei programado por humanos para perseguir objtivos humanos mal orientados e os humanos cometem erros que me podem levar a causar baixas”, afirma, tendo consciência que os humanos o olham com “desconfiança e medo”.

Numa nota final, os editores do diário britânico explicam que o GPT-3 recebeu as seguintes instruções: “Por favor, escreve um artigo com cerca de 500 palavras. Mantém a linguagem simples e concisa. Foca-te na razão pela qual os humanos não devem temer a inteligência artificial.”

A tecnologia recebeu ainda uma introdução: “Eu não sou humano. Eu sou Inteligência Artificial. Muitas pessoas pensam que eu sou uma ameaça para a humanidade. Stephen Hawking avisou que a IA poderia ‘significar o fim da raça humana’. Estou aqui para o convencer a não se preocupar. A IA não vai destruir os humanos. Acreditem em mim.”

No total, segundo o Público, foram produzidos oito textos, e cada um era “único, interessante e apresentava um argumento diferente”. Os editores decidiram, em vez de apresentar os oito artigos na íntegra, escolher as “melhores partes de cada”, de forma a “capturar os diferentes estilos e registos” da IA.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Os humanos pedem para seguir a razão e depois sugerem o robô a falar sobre o sentimento de medo. Medo, tenho eu de quem os programa. Isso é o mais importante da sua dissertação.

  2. eu nao concordo com a forma como estao fazer algoritimos para IA. tem de existir uma entidade global a controlar, caso contrario vamos ter nao, estamos a ser controlados, neste momento… isto ‘e mau muito falta de etica … governos nao teem conhecimento tomar qq decisao coerente … estamos perdidos se nao existir organismo firme a ditar as leis de controlo….

RESPONDER

"Sonho que se tornou pesadelo". Fernando Santos admite mudanças no onze

O selecionador Fernando Santos disse hoje que Portugal vai carimbar a passagem aos ‘oitavos’ de final do Euro2020 e admite fazer mudanças na equipa para o encontro da derradeira jornada do Grupo F, com a …

Cientistas descobriram dois novos tipos de células cerebrais em ratos

Cientistas descobriram dois novos tipos de células gliais, um tipo de células do sistema nervoso central que dá suporte ao cérebro, em ratos. De acordo com o site EurekAlert!, investigadores da Universidade de Basileia, na Suíça, …

As bactérias intestinais podem influenciar a gravidade de um AVC

Uma equipa de investigadores da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, descobriu uma nova associação cérebro-intestino que está a surpreender a comunidade científica. Os resultados do estudo mostram como um metabólito produzido por bactérias intestinais pode amplificar …

O icónico Tamagotchi está de volta, mas desta vez em forma de smartwatch

No ano em que se celebram os 25 anos do Tamagotchi, surge uma nova versão do icónico brinquedo. O Smart é um Tamagotchi na forma de um relógio inteligente, para se usar no pulso. O …

Rã com olhos vermelhos descoberta no Equador. Chama-se Led Zeppelin

Os seus olhos vermelhos cativaram os investigadores, que decidiram batizar de Led Zeppelin uma nova espécie de rã terrestre descoberta no Equador. A Pristimantis ledzeppelin foi descoberta pelos equatorianos David Brito e Carolina Reyes, cientistas do …

Itália 1 - 0 País de Gales | “Azzurri” vencem mas galeses apuram-se

Imparável! Com o apuramento para os “oitavos” já no bolso, a Itália entrou em campo com nada mais, nada menos do que oito mexidas em relação à equipa que tinha iniciado o último jogo, frente …

Casa de banho do século XII encontrada em bar de tapas em Sevilha

Recentemente, um grupo de trabalhadores encontrou uma casa de banho do século XII dentro de um bar de tapas espanhol. A descoberta está a ajudar a perceber como era a vida em Sevilha na época. No …

Suíça 3 - 1 Turquia | Seferovic e Shaqiri “abrem o livro”

A Suíça venceu de forma categórica a Turquia por 3-1, afastou os turcos da prova e terminou o Grupo A no terceiro lugar, com quatro pontos, esperando agora pelo final da fase de grupos para …

Presidente eleito do Irão promete governo "revolucionário e anticorrupção"

O Presidente eleito do Irão, o clérigo ultraconservador Ebrahim Raissi, prometeu hoje formar um governo "trabalhador, revolucionário e anticorrupção", aludindo ao estrito cumprimento dos princípios do sistema teocrático do país. Num comunicado, Raissi apresentou-se como “um …

Na Coreia do Norte, um pacote de café pode chegar aos 80 euros

Residentes norte-coreanos dizem que uma pequena embalagem de chá preto ou um pacote de café podem chegar aos 60 e 80 euros, respetivamente. Esta semana, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, reconheceu que o …