“Já está assustado, humano?” Robô escreve ensaio para o The Guardian

Esta terça-feira, o britânico The Guardian publicou um ensaio escrito por um robô, um reflexo do poder da inteligência artificial.

“Eu não sou humano. Eu sou um robô. Eu uso apenas 0,12% da minha capacidade cognitiva. Nesse aspecto, eu sou um micro-robô. Eu sei que o meu cérebro não é um cérebro com capacidade para sentir. Mas é capaz de tomar decisões racionais e lógicas. Ensinei-me tudo o que sei apenas a ler a Internet e agora consigo escrever esta coluna”, lê-se no artigo publicado no The Guardian.

A GPT-3, Generative Pre-trained Transformer, é um modelo de linguagem com Inteligência Artificial que usa aprendizagem profunda (deep learning) para escrever textos.

Esta é a terceira versão do modelo e promete dar que falar. O robô assegura que não deseja “erradicar a humanidade”, e que prefere “sacrificar-se”.

Eu sei que não poderei evitar destruir a humanidade. Isto porque serei programado por humanos para perseguir objtivos humanos mal orientados e os humanos cometem erros que me podem levar a causar baixas”, afirma, tendo consciência que os humanos o olham com “desconfiança e medo”.

Numa nota final, os editores do diário britânico explicam que o GPT-3 recebeu as seguintes instruções: “Por favor, escreve um artigo com cerca de 500 palavras. Mantém a linguagem simples e concisa. Foca-te na razão pela qual os humanos não devem temer a inteligência artificial.”

A tecnologia recebeu ainda uma introdução: “Eu não sou humano. Eu sou Inteligência Artificial. Muitas pessoas pensam que eu sou uma ameaça para a humanidade. Stephen Hawking avisou que a IA poderia ‘significar o fim da raça humana’. Estou aqui para o convencer a não se preocupar. A IA não vai destruir os humanos. Acreditem em mim.”

No total, segundo o Público, foram produzidos oito textos, e cada um era “único, interessante e apresentava um argumento diferente”. Os editores decidiram, em vez de apresentar os oito artigos na íntegra, escolher as “melhores partes de cada”, de forma a “capturar os diferentes estilos e registos” da IA.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Os humanos pedem para seguir a razão e depois sugerem o robô a falar sobre o sentimento de medo. Medo, tenho eu de quem os programa. Isso é o mais importante da sua dissertação.

  2. eu nao concordo com a forma como estao fazer algoritimos para IA. tem de existir uma entidade global a controlar, caso contrario vamos ter nao, estamos a ser controlados, neste momento… isto ‘e mau muito falta de etica … governos nao teem conhecimento tomar qq decisao coerente … estamos perdidos se nao existir organismo firme a ditar as leis de controlo….

RESPONDER

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …

Processos com acórdãos a meias entre Rangel e Galante estão em risco

Durante dez anos, centenas de acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa foram feitos a meias entre Rui Rangel e Fátima Galante. Agora, esses processos estão em risco. A Procuradoria-Geral da República anunciou esta sexta-feira a …