Ex-Presidente do Zimbabué Robert Mugabe morreu vítima de cancro

Aaron Ufumeli / EPA

Robert Mugabe

O ex-Presidente do Zimbabué, que morreu no passado dia 6 de setembro num hospital em Singapura, sofria de cancro em fase terminal, anunciou esta segunda-feira o novo chefe de Estado do país.

O atual Presidente, Emmerson Mnangagwa, que se encontra em Nova Iorque para participar na Assembleia-Geral das Nações Unidas, explicou a membros do seu partido nos Estados Unidos que os médicos decidiram suspender o tratamento de quimioterapia a Robert Mugabe, atendendo à idade muito avançada do antigo chefe de Estado.

“Os médicos suspenderam o tratamento de quimioterapia, em primeiro lugar devido à idade e também porque o cancro se tinha disseminado e já não era útil”, disse Emmerson Mnangagwa, em declarações ao diário estatal zimbabweano Herald.

“Podia ter regressado a casa, mas a família disse que queria ficar (em Singapura)”, acrescentou ainda o novo chefe de Estado.

Mugabe foi afastado do poder por um golpe de Estado sem derramamento de sangue perpetrado por militares próximos de Mnangagwa em novembro de 2017, altura em que se afastou dos meios políticos.

Em 2008, o amigo da família e antigo governador do banco central do Zimbabwe, Gideon Gono, terá garantido que Mugabe sofria de um cancro na próstata em estado avançado.

Numa conversa com um embaixador dos EUA, revelada em 2011 pela Wikileaks, Gono afirmou que os médicos de Mugabe tinham-no instado a renunciar ao cargo, declarações que Gono negou mais tarde.

Mugabe deu entrada em abril deste ano num hospital de Singapura, país para o qual viajava com frequência, de acordo com fontes oficiais, para fazer “exames de rotina”.

O corpo de Mugabe permanece na sua mansão nos arredores da capital zimbabweana, enquanto se constrói um mausoléu, onde se espera que os restos mortais do antigo Presidente sejam enterrados, no próximo mês.

O regime de Mugabe foi caracterizado pela repressão dos seus opositores, eleições de credibilidade duvidosa, forte restrição da liberdade e falência da economia do Estado, ainda que muitos o considerem um lutador contra o domínio colonial branco e herói maior da independência nacional.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Depressão Glória. Quedas de árvores, falhas de eletricidade e um ferido grave

A depressão Glória já provocou várias quedas de árvores, falhas na eletricidade e um ferido grave. Coimbra, Viseu e Castelo Branco são os distritos mais afetados. "O concelho mais afetado, neste momento, é Coimbra", afirmou o …

Ministério Público contratou ex-agente da PJ para analisar contas da Operação Tutti Frutti

As contas do caso Tutti-Frutti foram entregues a Edígio Cardoso, antigo diretor da Unidade de Perícia Financeira e Contabilística (UPFC) da Polícia Judiciária, reformado há mais de um ano. A investigação do caso Tutti-Frutti iniciou-se em …

Reconstruções em Pedrógão. Gulbenkian exige indemnização de meio milhão por suspeita de ilegalidades

A Fundação Calouste Gulbenkian exige uma indemnização de meio milhão de euros por ilegalidades na reconstrução de casas de Pedrógão. Estão em causa cinco habitações. A fundação Calouste Gulbenkian exige uma indemnização de meio milhão de …

Austrália. Depois dos incêndios, chega o granizo (e já está a provocar estragos)

A Austrália está a recuperar dos enormes incêndios dos últimos meses. No entanto, a costa oriental do país debate-se agora com chuvas intensas que tem provocado inúmeras inundações. As fortes chuvas que caíram esta segunda-feira proporcionaram …

Taxa sobre produtos poluentes rendeu 200 milhões em dois anos

A taxa aplicada sobre produtos poluentes - plástico, cartão, embalagens de vidro, entre outros -, rendeu ao Estado português 199,6 milhões de euros em dois anos, avança o Jornal de Notícias esta segunda-feira. O valor, arrecadado …

"Mito sem sentido". Santos Silva rejeita que Portugal seja "amigo especial" da China

O ministro dos Negócios Estrangeiros rejeitou, em entrevista ao Financial Times, que Portugal esteja a desenvolver uma dependência problemática relativamente à China. É um "mito sem sentido", defendeu Augusto Santos Silva. O governante falou ao …

Justiça espanhola liga ex-ministro a alegado caso de corrupção. António Vitorino nega

A Justiça espanhola diz que o ex-ministro socialista se terá apropriado de 35 milhões de euros da petrolífera estatal venezuelana PDVSA. António Vitorino nega. A justiça espanhola alega que uma sociedade de António Vitorino, antigo ministro …

Há um obstáculo que pode travar a primeira condenação de Salgado

Ricardo Salgado foi condenado a pagar 4 milhões de euros e proibido de ser banqueiro nos próximos dez anos. No entanto, ainda há um último obstáculo que pode travar a sua condenação. O Tribunal Constitucional rejeitou …

Diplomatas portugueses salvaram entre 60 mil e 80 mil vidas durante a II Guerra Mundial

Os diplomatas portugueses terão salvo entre 60 mil a 80 mil refugiados do regime nazi, maioritariamente judeus, durante o período da II Guerra Mundial, estimou a historiadora Irene Flunser Pimentel em entrevista à agência Lusa. Além …

"Absolutamente determinantes." Autárquicas de 2021 vão ser a prova de fogo de Rui Rio

Rui Rio foi reeleito presidente do PSD este sábado, mas tem pela frente vários desafios. O maior deles todos serão as autárquicas de 2021 que vão ditar muito do seu futuro político.  Rui Rio mostrou-se disponível …