Andrew Parsons / No 10 Downing Street

Rishi Sunak tornou-se oficialmente primeiro-ministro britânico esta manhã após uma audiência com o Rei Carlos III no Palácio de Buckingham, em Londres.
Sunak foi recebido pelo monarca, que, enquanto chefe de Estado, tinha aceite minutos antes a demissão da anterior primeira-ministra, Liz Truss, e foi encarregado de formar um novo governo enquanto líder do Partido Conservador, que tem maioria parlamentar.
O novo primeiro-ministro vai agora viajar para a residência oficial, em Downing Street, para fazer um discurso no exterior.
Sunak prometeu hoje consertar os “erros cometidos” por Liz Truss, colocando a “estabilidade económica” no centro de um governo que promete liderar com “integridade, profissionalismo e responsabilidade”.
Num discurso no exterior de Downing Street, Sunak vincou que a antecessora “não estava errada em querer melhorar o crescimento” no Reino Unido.
“É um objetivo nobre. E admirei a inquietação para promover mudanças. Mas foram cometidos alguns erros”, reconheceu, acrescentando ter sido eleito “em parte para os corrigir”.
Sunak prometeu “colocar a estabilidade económica e a confiança no centro da agenda do governo” e isso, avisou, “significará tomar decisões difíceis”.
// Lusa