Rio Tejo está em risco de secar por completo

As alterações climáticas, as barragens e os desvios de água para a agricultura e para campos de golfe, em Espanha, deixam o rio Tejo “à beira do colapso” e da seca completa.

O alerta é deixado por ambientalistas contactados pelo jornal britânico The Guardian, que salientam que o rio mais longo da Península Ibérica está “à beira do colapso” e “em perigo de secar completamente”.

Esta ideia é defendida pelo porta-voz da Plataforma de Defesa do Tejo, Miguel Ángel Sánchez, que, em declarações ao jornal, refere que “o rio entrou em colapso por via de uma combinação de alterações climáticas, de transferências de água e dos resíduos que Madrid produz”.

Organizações ambientalistas portuguesas têm acusado, sucessivamente, as autoridades espanholas de reterem águas nas barragens, de forma indevida.

Mas, actualmente, os níveis das barragens estão muito abaixo do esperado, o que nem sequer permite as transferências de água previstas na lei. As aberturas das comportas só é exigida por lei quando as barragens atingem excedentes de água.

A seca que aflige Espanha é um dos factores mais preocupantes para os níveis decrescentes da água do Tejo. É que grande parte das transferências feitas do rio destina-se à irrigação de produções de frutas e vegetais.

Mas também há desvios de água para a rega de campos de golfe e o Tejo é também usado para o arrefecimento de reactores nucleares, nomeadamente da Central de Almaraz.

Por outro lado, o rio recebe directamente o despejo das águas residuais da cidade de Madrid. Perante todos estes , diz o The Guardian, o futuro do Tejo é negro, sobretudo porque os períodos de seca tendem a ser cada vez mais frequentes, na Península Ibérica.

Um estudo recente divulgou que Portugal e Espanha são particularmente sensíveis aos efeitos das alterações climáticas e que podem ver as “hipóteses de calor extremo” aumentar “até quatro vezes mais” e de forma mais frequente, nos próximos anos.

A juntar a todos estes factores, adiciona-se, ainda, a sobrevalorização dos recursos hídricos disponíveis que tem sido feita no planeamento e na gestão das águas do Tejo. Uma realidade que leva Nuria Hernández-Mora, da Fundação para uma Nova Cultura da Água, a falar dele como “um dos rios no pior estado ecológico da Península”.

ZAP //

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. Assim como o Rio Tejo… também Portugal está a secar! E os incêndios são exemplo disso…embora a natureza e a incompetência dos governantes neste Verão estão de mão dada!
    Apesar de tudo a natureza é que é culpada das desgraças… que estão abater sobre esta Nação!
    Os Governantes… esses sacodem o pó dos calções… de praia!
    Daí que a única preocupação da maioria do Povo…são as vitórias do Benfica e a falta de responsabilidade dos nossos governantes!
    Será este o triste fado…desta Nação?
    Nota:
    Catarina…regressa de férias, pois sinto saudades das tuas “explicações”…para esta tanta desgraça!

  2. Em Lisboa passa o maior esgoto a céu aberto da cidade de Madrid, a realidade é só uma e qualidade de vida para alguns é mesmo assim. Continuar a chamar “rio” ao Tejo é um pouco exagero e uma ofensa para os verdadeiros e belos rios que ainda existem em Portugal, a designação correcta seria “Tejo el esgoto de Madrid”.

  3. Os autores do estudo são tão sensacionalistas que metem no mesmo saco situações diferentes… A água usada para arrefecer a central é devolvida ao Tejo …
    Seriam mais credíveis se dissessem que a água que sai é demasiado quente para o baixo caudal actual, e que estraga a fauna e flora a jusante. Mas não, o Tejo vai secar, ui como se isso fosse acontecer… Alguém que explique o que são caudais ecológicos a esses estudiosos.

RESPONDER

A atmosfera deste exoplaneta "infernal" está cheia de metal

Uma equipa de astrónomos observou um dos exoplanetas mais quentes já encontrados e conseguiu identificar, pelo menos, sete metais a flutuar na sua atmosfera. O WASP-121b, localizado a 850 anos-luz da Terra, orbita a sua estrela …

A supergigante Betelgeuse é mais pequena e está mais perto da Terra do que se pensava

De acordo com um novo estudo feito por uma equipa internacional de investigadores, podem ser necessários mais 100.000 anos até que a estrela gigante vermelha Betelgeuse morra numa explosão de fogo. O estudo, liderado pela Dra. …

Mulheres menos propensas à covid-19 por respeitarem mais o distanciamento social

Uma das razões pelas quais as mulheres podem ser menos vulneráveis ​​a infeção pelo novo coronavírus deve-se ao facto de serem mais propensas a aderir às políticas de distanciamento social, sugeriu uma nova pesquisa. Uma pesquisa …

Braga 3 - 0 AEK | Minhotos de gala conquistam atenienses

O Sporting de Braga iniciou a sua participação no Grupo G da Liga Europa com uma vitória. Na recepção aos gregos do AEK de Atenas, os minhotos mostraram ser muito mais equipa e ganharam por …

Capitalismo vai arruinar o planeta até 2050, alertam cientistas

Um grupo de cientistas alerta que se continuarmos com este capitalismo desenfreado, o nosso planeta vai sofrer consequências a nível climático e ambiental. Até 2050, o planeta Terra pode sofrer seriamente às mãos do capitalismo desenfreado. …

Os novos faróis inteligentes da Audi levam-no ao cinema sem sair do carro

Os novos faróis LED da Audi levam-no ao cinema sem sair do carro, já que são capazes de projetar imagens na estrada ou em paredes. A novidade é lançada na nova linha de SUVs elétricos da …

FC Porto foi "histriónico" e não se portou bem, escreve-se em Manchester

Jornal inglês alega que os elementos do FC Porto foram exagerados, turbulentos e não tiveram um comportamento adequado. Não há uma única palavra sobre o árbitro. Na manhã seguinte à derrota (3-1) do FC Porto em …

De passagem secreta a cemitério de carros. Túnel sob Nápoles "esconde" veículos enferrujados da II Guerra

No centro de Nápoles, em Itália, há veículos e motocicletas abandonados e enferrujados dos anos 1940 alinhados num túnel a mais de 30 metros abaixo dos seus pés. A Piazza del Plebiscito foi nomeada após uma …

Primeira ministra islandesa interrompida por um terramoto quando dava uma entrevista em direto

Um terramoto de magnitude 5.6 interrompeu uma entrevista em direto da primeira ministra islandesa ao The Washington Post. Mas Katrin Jakobsdottir reagiu à situação de forma tranquila: "Isto é a Islândia". Katrin Jakobsdottir estava a dar …

O voo mais longo do mundo está de volta (e agora é ainda mais longo)

O voo da Singapore Airlines que partia de Singapura com destino até Nova Iorque, foi uma das vítimas do covid-19 e ficou suspendo a 23 de março. Agora, é possível viajar nesta rota novamente, e …