Rio Tejo está em risco de secar por completo

As alterações climáticas, as barragens e os desvios de água para a agricultura e para campos de golfe, em Espanha, deixam o rio Tejo “à beira do colapso” e da seca completa.

O alerta é deixado por ambientalistas contactados pelo jornal britânico The Guardian, que salientam que o rio mais longo da Península Ibérica está “à beira do colapso” e “em perigo de secar completamente”.

Esta ideia é defendida pelo porta-voz da Plataforma de Defesa do Tejo, Miguel Ángel Sánchez, que, em declarações ao jornal, refere que “o rio entrou em colapso por via de uma combinação de alterações climáticas, de transferências de água e dos resíduos que Madrid produz”.

Organizações ambientalistas portuguesas têm acusado, sucessivamente, as autoridades espanholas de reterem águas nas barragens, de forma indevida.

Mas, actualmente, os níveis das barragens estão muito abaixo do esperado, o que nem sequer permite as transferências de água previstas na lei. As aberturas das comportas só é exigida por lei quando as barragens atingem excedentes de água.

A seca que aflige Espanha é um dos factores mais preocupantes para os níveis decrescentes da água do Tejo. É que grande parte das transferências feitas do rio destina-se à irrigação de produções de frutas e vegetais.

Mas também há desvios de água para a rega de campos de golfe e o Tejo é também usado para o arrefecimento de reactores nucleares, nomeadamente da Central de Almaraz.

Por outro lado, o rio recebe directamente o despejo das águas residuais da cidade de Madrid. Perante todos estes , diz o The Guardian, o futuro do Tejo é negro, sobretudo porque os períodos de seca tendem a ser cada vez mais frequentes, na Península Ibérica.

Um estudo recente divulgou que Portugal e Espanha são particularmente sensíveis aos efeitos das alterações climáticas e que podem ver as “hipóteses de calor extremo” aumentar “até quatro vezes mais” e de forma mais frequente, nos próximos anos.

A juntar a todos estes factores, adiciona-se, ainda, a sobrevalorização dos recursos hídricos disponíveis que tem sido feita no planeamento e na gestão das águas do Tejo. Uma realidade que leva Nuria Hernández-Mora, da Fundação para uma Nova Cultura da Água, a falar dele como “um dos rios no pior estado ecológico da Península”.

ZAP //

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. Assim como o Rio Tejo… também Portugal está a secar! E os incêndios são exemplo disso…embora a natureza e a incompetência dos governantes neste Verão estão de mão dada!
    Apesar de tudo a natureza é que é culpada das desgraças… que estão abater sobre esta Nação!
    Os Governantes… esses sacodem o pó dos calções… de praia!
    Daí que a única preocupação da maioria do Povo…são as vitórias do Benfica e a falta de responsabilidade dos nossos governantes!
    Será este o triste fado…desta Nação?
    Nota:
    Catarina…regressa de férias, pois sinto saudades das tuas “explicações”…para esta tanta desgraça!

  2. Em Lisboa passa o maior esgoto a céu aberto da cidade de Madrid, a realidade é só uma e qualidade de vida para alguns é mesmo assim. Continuar a chamar “rio” ao Tejo é um pouco exagero e uma ofensa para os verdadeiros e belos rios que ainda existem em Portugal, a designação correcta seria “Tejo el esgoto de Madrid”.

  3. Os autores do estudo são tão sensacionalistas que metem no mesmo saco situações diferentes… A água usada para arrefecer a central é devolvida ao Tejo …
    Seriam mais credíveis se dissessem que a água que sai é demasiado quente para o baixo caudal actual, e que estraga a fauna e flora a jusante. Mas não, o Tejo vai secar, ui como se isso fosse acontecer… Alguém que explique o que são caudais ecológicos a esses estudiosos.

RESPONDER

Perda de habitat pode aumentar doenças que passam de animais para humanos, prevê ONU

Um novo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) alertou que podem surgir mais doenças que passam de animais para humanos, como a covid-19, à medida que os habitats são devastados pela exploração da vida …

Rússia ameaça retaliar face às sanções "hostis" do Reino Unido

A Rússia ameaçou responder às sanções "hostis" anunciadas por Londres contra 59 pessoas e entidades, 25 delas russas. A Rússia vai responder às sanções "hostis" anunciadas pelo Governo britânico contra 49 pessoas e organizações, 25 das …

Ministério dispensa quase todos os alunos da renovação de matrículas (após ataques informáticos e o desespero dos pais)

As matrículas online são agora obrigatórias apenas para os alunos que no próximo ano lectivo vão iniciar os 5.º, 7.º e 10.º anos de escolaridade. O anúncio é feito pelo Ministério da Educação depois das …

"Estavam prontos para bater". Atleta Ricardo dos Santos vai processar polícia londrina

O atleta português Ricardo dos Santos disse na segunda-feira que não demorou mais de 20 segundos a parar o carro, quando lhe foi pedido pelas autoridades em Londres, e garantiu que vai processar a polícia …

Motorista de autocarro em morte cerebral depois de agressões de passageiros em França

Um motorista de autocarro foi declarado em morte cerebral esta segunda-feira, em França, depois de ter sido agredido no domingo por passageiros a quem recusou a entrada no transporte público. No domingo à noite, um motorista …

Erro de laboratório origina 20 casos em dois clubes da Liga búlgara

Vinte pessoas estão infetadas com o novo coronavírus, após um futebolista com covid-19 ter participado no duelo entre o Cherno More e o Tsarko Selo, da Liga búlgara, devido ao erro de um laboratório, foi …

Soleimani foi assassinado de forma "ilegal e arbitrária", considera perita da ONU

A relatora especial da ONU, Agnes Callamard, considera que os Estados Unidos não apresentaram provas suficientes para justificar o ataque. Uma especialista da ONU concluiu que o general iraniano Qasem Soleimani, morto num raide norte-americano …

Bolsonaro infetado com covid-19

A imprensa brasileira confirmou, esta terça-feira, que o Presidente Jair Bolsonaro está infetado com covid-19. O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, testou positivo à covid-19. De acordo com a Globo, a informação foi avançada pelo próprio, …

Costa avisa que vem aí a "fase mais crítica" dos incêndios e pede prevenção

O primeiro-ministro participou numa reunião de acompanhamento e monitorização sobre prevenção e combate a fogos florestais e advertiu, esta terça-feira, que Portugal entra agora na fase mais crítica. Esta terça-feira, o primeiro-ministro advertiu que Portugal entra …

"Fracasso" no combate à covid-19. Diretora de Saúde de Israel demite-se

Siegal Sadetzki, diretora dos serviços públicos do Ministério da Saúde de Israel, denunciou o "fracasso" das autoridades em retardar a propagação da covid-19 no país, apresentando a sua demissão. Uma responsável do Ministério da Saúde de …