Rio Tejo está em risco de secar por completo

As alterações climáticas, as barragens e os desvios de água para a agricultura e para campos de golfe, em Espanha, deixam o rio Tejo “à beira do colapso” e da seca completa.

O alerta é deixado por ambientalistas contactados pelo jornal britânico The Guardian, que salientam que o rio mais longo da Península Ibérica está “à beira do colapso” e “em perigo de secar completamente”.

Esta ideia é defendida pelo porta-voz da Plataforma de Defesa do Tejo, Miguel Ángel Sánchez, que, em declarações ao jornal, refere que “o rio entrou em colapso por via de uma combinação de alterações climáticas, de transferências de água e dos resíduos que Madrid produz”.

Organizações ambientalistas portuguesas têm acusado, sucessivamente, as autoridades espanholas de reterem águas nas barragens, de forma indevida.

Mas, actualmente, os níveis das barragens estão muito abaixo do esperado, o que nem sequer permite as transferências de água previstas na lei. As aberturas das comportas só é exigida por lei quando as barragens atingem excedentes de água.

A seca que aflige Espanha é um dos factores mais preocupantes para os níveis decrescentes da água do Tejo. É que grande parte das transferências feitas do rio destina-se à irrigação de produções de frutas e vegetais.

Mas também há desvios de água para a rega de campos de golfe e o Tejo é também usado para o arrefecimento de reactores nucleares, nomeadamente da Central de Almaraz.

Por outro lado, o rio recebe directamente o despejo das águas residuais da cidade de Madrid. Perante todos estes , diz o The Guardian, o futuro do Tejo é negro, sobretudo porque os períodos de seca tendem a ser cada vez mais frequentes, na Península Ibérica.

Um estudo recente divulgou que Portugal e Espanha são particularmente sensíveis aos efeitos das alterações climáticas e que podem ver as “hipóteses de calor extremo” aumentar “até quatro vezes mais” e de forma mais frequente, nos próximos anos.

A juntar a todos estes factores, adiciona-se, ainda, a sobrevalorização dos recursos hídricos disponíveis que tem sido feita no planeamento e na gestão das águas do Tejo. Uma realidade que leva Nuria Hernández-Mora, da Fundação para uma Nova Cultura da Água, a falar dele como “um dos rios no pior estado ecológico da Península”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. Assim como o Rio Tejo… também Portugal está a secar! E os incêndios são exemplo disso…embora a natureza e a incompetência dos governantes neste Verão estão de mão dada!
    Apesar de tudo a natureza é que é culpada das desgraças… que estão abater sobre esta Nação!
    Os Governantes… esses sacodem o pó dos calções… de praia!
    Daí que a única preocupação da maioria do Povo…são as vitórias do Benfica e a falta de responsabilidade dos nossos governantes!
    Será este o triste fado…desta Nação?
    Nota:
    Catarina…regressa de férias, pois sinto saudades das tuas “explicações”…para esta tanta desgraça!

  2. Em Lisboa passa o maior esgoto a céu aberto da cidade de Madrid, a realidade é só uma e qualidade de vida para alguns é mesmo assim. Continuar a chamar “rio” ao Tejo é um pouco exagero e uma ofensa para os verdadeiros e belos rios que ainda existem em Portugal, a designação correcta seria “Tejo el esgoto de Madrid”.

  3. Os autores do estudo são tão sensacionalistas que metem no mesmo saco situações diferentes… A água usada para arrefecer a central é devolvida ao Tejo …
    Seriam mais credíveis se dissessem que a água que sai é demasiado quente para o baixo caudal actual, e que estraga a fauna e flora a jusante. Mas não, o Tejo vai secar, ui como se isso fosse acontecer… Alguém que explique o que são caudais ecológicos a esses estudiosos.

RESPONDER

O "caminho ainda é longo", mas Portugal já administrou um milhão de vacinas

Esta sexta-feira, Portugal ultrapassou o marco do primeiro milhão de vacinas administradas, mas o "caminho ainda é longo". Portugal ultrapassou, esta sexta-feira, um milhão de vacinas contra a covid-19 administradas, uma marca que o secretário de …

Cavaco fala em "democracia amordaçada" (e na "vergonha" dos números da pandemia)

Este sábado, numa participação na Academia de Formação Política das Mulheres Sociais-Democratas, Cavaco Silva deixou duras críticas ao Executivo de António Costa, sublinhando que a pandemia mostrou um "SNS fragilizado por decisões erradas do governo". O …

Remédio contra piolhos está a ser usado contra covid-19. Infarmed e DGS investigam

"Centenas" de doentes de covid-19, em Portugal, têm sido tratados com o antiparasitário Ivermectina que é usado contra piolhos e lombrigas. Há médicos que o prescrevem e que também o tomam a título preventivo, embora …

Sporting bate recorde histórico, mas até o do 6-3 era melhor (quando Amorim não estava "do lado certo")

O Sporting não perde há 22 jogos e bateu o recorde de invencibilidade dos leões em jogos do campeonato que pertencia à equipa de 1981/1982. Um dado que deixa Ruben Amorim orgulhoso, mas o treinador …

"Estou a morrer." Constança luta por um medicamento para se salvar, Infarmed diz que não recebeu pedido do Hospital

Constança Bradell fez um apelo nas redes sociais, numa publicação em que descreve a luta que está a travar contra a fibrose quística. A jovem, de 24 anos, pede a aprovação do medicamento que lhe …

Um século de luta comunista comemorado com 100 ações pelo país

O mais antigo partido político comemora, esta sábado, 100 anos de existência. PCP vai festejar o aniversário com 100 ações pelo país. O PCP assinala, este sábado, os seus 100 anos com 100 ações, em mais …

Relações esfriadas. Moedas consultou Marcelo, mas dispensou conselhos de Passos

Antes de anunciar a sua candidatura a Lisboa, Carlos Moedas consultou Marcelo Rebelo de Sousa e falou com Paulo Portas. Com Pedro Passos Coelho só falou um dia depois de o seu nome ter sido …

Portugal não pode perder o comboio da Europa. Para Marcelo, é hora de aproveitar o novo ciclo

A crise que assolou o nosso país tem de ser aproveitada para "olhar para os problemas estruturais". A mensagem foi deixada pelo Presidente da República, nesta sexta-feira, na conferência de abertura do Festival P, com …

Santana não desiste e admite candidatar-se à Figueira (mesmo à revelia do PSD local)

Pedro Santana Lopes não fecha totalmente a porta e admite vir a candidatar-se à Figueira da Foz como independente. Mesmo que a concelhia do PSD já tenha tomado uma decisão e avance com Pedro Machado, Pedro …

Um Papa na "Terra de Abraão" pela primeira vez na História. Francisco em viagem inédita ao Iraque

Depois de 15 meses em Itália, o Papa Francisco regressou às viagens pastorais com uma visita de quatro dias ao Iraque, uma viagem inédita de um líder da Igreja Católica ao Iraque.  O Papa Francisco desafiou …