Rio escusa-se a revelar opinião sobre quebra de disciplina

Rodrigo Antunes /Lusa

Rui Rio já informou órgão jurisdicional do PSD acerca dos sete deputados que votaram contra fim dos debates quinzenais com o primeiro-ministro, contra a orientação da direção da bancada.

O presidente do PSD, Rui Rio, escusou-se a revelar a sua opinião sobre a quebra de disciplina de sete deputados na votação dos debates quinzenais, alegando que não quer influenciar o órgão de jurisdição nacional.

“Tenho uma opinião pessoal, mas não a revelarei publicamente, até porque isso significava quase estar a dizer ao conselho de jurisdição nacional o que devia fazer. Isso não posso fazer nem devo”, disse.

Rio confirmou apenas que, enquanto líder parlamentar da bancada, já informou o órgão jurisdicional do partido: “Já comuniquei o que todos sabem, mas formalmente tinha de o fazer ao conselho de jurisdição nacional”, a quem cabe ou não instaurar os processos disciplinares aos parlamentares, disse aos jornalistas à margem de uma reunião com associações empresariais e turísticas, em Albufeira, no Algarve.

Segundo o líder social-democrata, ao grupo parlamentar “compete apenas, formalmente, informar o conselho de jurisdição nacional, sobre o que foi a quebra da disciplina partidária por parte de sete deputados, para então o conselho de jurisdição levantar os respetivos processos”

Recorde-se que sete deputados do PSD votaram contra o fim dos debates quinzenais com o primeiro-ministro no Parlamento e contra a orientação da direção da bancada parlamentar social-democrata.

Os deputados em causa foram o novo líder da JSD Alexandre Poço e a ex-presidente deste órgão Margarida Balseiro Lopes, bem como Álvaro Almeida, Emídio Guerreiro, Pedro Pinto, Pedro Rodrigues e Rui Silva.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.