“Estado está a ganhar dinheiro com aumento do preço do petróleo”. Rio exige descida do ISP

14

ppdpsd / Flickr

Rui Rio, presidente do PSD

Rui Rio, presidente do PSD

Polémica sobre os preços dos combustíveis serviu para o líder dos sociais-democratas acusar o primeiro-ministro de não cumprir as suas promessas relativas ao imposto.

O líder do PSD, Rui Rio, entende que o Orçamento do Estado “está a ganhar dinheiro” com o aumento do preço do petróleo, como consequência da guerra na Ucrânia, defendendo que o Governo está em condições de baixar os impostos. “Impõe-se que cumpra isso, que baixe os impostos“, afirmou.

“O ISP (Imposto sobre Produtos Petrolíferos) são valores fixos, mas o IVA são 23% sobre o global do preço do crude, mais os outros impostos. Portanto, os 23% que incidiam sobre ‘x’ agora incidem sobre um ‘x’ maior e 23% sobre um ‘x’ maior é muito mais“, explicou Rui Rio. O líder dos sociais-democratas reforçou ainda que o Orçamento do Estado “está a ganhar dinheiro” com o aumento do preço do petróleo devido ao Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA).

Isto leva Rui Rio a concluir que “o Governo pode baixar os impostos. Pode, porque neste momento está a ganhar muito mais dinheiro do que aquilo que ganhava quando a gasolina e quando o petróleo estavam mais baratos.” A polémica sobre os preços dos combustíveis serviu para o líder dos sociais-democratas acusar o primeiro-ministro de não cumprir as suas promessas.

“Impunha-se que o Dr. António Costa pelo menos cumprisse aquilo que disse que ia fazer quando aumentou o imposto sobre os combustíveis e que eu disse que, quando o crude subisse, ele baixava o imposto. O crude já subiu e ele não baixou o imposto”, apontou.

No plano internacional, Rui Rio mostrou-se preocupado com o rumo que as sanções impostas pelo ocidente à Rússia possam ter em Vladimir Putin e nas suas intenções de as devolver. “É difícil de engolir”, disse, referindo-se ao presidente russo e ao facto de este se sentir encurralado.

“Se ele não tiver saída possível, vamos todos sofrer uma consequência brutal e, por isso, por mais que nos possa partir o coração, nós temos de pôr a cabeça, a lógica, acima de tudo”, apontou. Por mais que ele não mereça uma palavra, tal é o desprezo que penso que todos nós sentimos por ele, infelizmente não se pode cortar o diálogo, porque será pior para todos nós e até pior para muito povo russo.”

O líder do PSD disse ainda que os portugueses vão pagar pelas sanções que estão a ser impostas à Rússia alertou para o aumento da inflação e para a perda de poder de compra.

“A verdade é que os portugueses têm de estar conscientes daquilo que todos nós também vamos ter de pagar por essas sanções, que temos de impor à Rússia e que são absolutamente fundamentais para o equilíbrio e para a paz mundial”.

ZAP //

14 Comments

  1. Tentem andar de transportes publicos ou outros alternativos de forma a não abastecerem de combustivel e todos veremos a volta que a coisa dá.
    Este governo é de RÉPTILIANOS

    • Reptilianos? 😀 ok, suponho que seja uma forma de humor. Mas concordo com o resto, procurar formas de não precisar de combustíveis. Andar a pé, de bicicleta, de transportes públicos. Fazer compras nos comércios locais e limitar ao máximo o uso de combustíveis. No início da pandemia o gasóleo chegou a custar um euro por litro… quando não há procura, os preços diminuem!

    • Infelizmente não tem como fugir, mesmo que ande de transportes, o custo deste aumento vai traduzir-se em aumentos generalizados em praticamente tudo, o melão que custava 30 centimos a chegar ao supermercado agora passa a custar 35 centimos, obvio que o supermercado não pode perder o lucro porque tem de pagar os salários e outros custos e o preço aumenta para compensar este aumento.
      Agora reproduza este custo sobre praticamente tudo e tem uma idea de que o único que não aumenta é o salário, mas vamos pagar mais por tudo, mesmo que deixe o carro em casa e vá a pé.

      Quanto ao boicote do combustível, se quando era um governo de coligação o Costa aumentou taxas sobre o combustível para compensar a perda no orçamento de estado gerada pelo baixo custo do petróleo na altura!!!
      Agora que é um governo de maioria absoluta o que acha que vai acontecer? Passamos a andar a pé para mostrar ao governo o que acontece com a falta de imposto sobre o combustível e o Costa aumenta o IVA para 25% para compensar essa perda, resultado final: Andamos a pé e pagamos mais.

      A sensação de impotência é uma me*** mas o povo devia ter pensado nisso antes de votar (ou não) e dar-lhe a maioria absoluta, não é que esta maneira de governar seja novidade, mas como vivemos em democracia, eu respeito a maioria que dignou a sair de suas casas e foi votar, repudio aqueles que não votam (estão no seu direito mas não se queixem) e aguento com aqueles que como eu votaram em outros partidos.
      Chama-se democracia, e a pesar de ter falhas … é melhor que ditadura (a meu ver).

      Aguenta e não chora ;-(

  2. Baixar os impostos?! Tipo, fazer um gesto realmente positivo que ajude a melhorar o nível de vida dos cidadãos?

    Não me parece… nem com o PS, nem com o PSD, CêDêéSses, CêDê-Us ou PêCêPês…!
    Já não acredito em nenhum dos partidos históricos.

    Precisamos de verdadeiras alternativas na vida política portuguesa, iniciativas que se destaquem e tenham a coragem de fazer o que nenhum outro fez. Obviamente não estou a falar dos Chegas desta vida, esse partido que é mais uma cambada de mamões a tentar surfar na vaga de direita populista que anda a invadir o mundo nestes últimos anos. Falo de iniciativas politicas com ideias novas, ou até algumas antigas mas que as apliquem! Com membros mais novos e ativos, que queiram realmente fazer evoluir o nosso país, ao contrário dos geriatricos que por lá andam a agarrarem-se ao poder a ao dinheiro que dali advém.

    Mas dificilmente algo mudará. O nosso povo, infelizmente, desde que haja dinheiro para vinho e futebol, não se importa de ir sobrevivendo de mês a mês, queixando-se da porcaria de vida que tem, insultando os ministros no poder, quando estão no café e continuando assim enquanto se espera pela vez de morrer… enquanto isso, vão votando sempre nos mesmos “porque são do partido X ou Y desde pequeninos” … como se de futebol se tratasse.

    Eu nasci após o 25 de Abril, nunca presenciei a alma e coragem que as histórias contam sobre o povo português. Acreditei nelas quando era mais novo, hoje em dia questiono-me sobre a veracidade das mesmas.

  3. Pois António… Não moro em Lisboa não, mas já tinha pensado precisamente no que o Rui Rio disse, em relação ao governo não pensar nas pessoas que necessitam de combustíveis para as suas deslocações e manter os super impostos que seria só ganhar mais com a situação.
    Não tenho preferências politicas mas tenho uma consciência sobre a qual permite que a atenção flutue livremente sem direção.
    Abram todos os olhos para as realidades.

  4. Em tempos que já lá vão houve um buzinão .
    Hoje é só lembrança , todos estamos contentes com os subsidios e contamos com mais para estarmos .
    quietos sossegados e sem levantar ondas .
    O POVO É MUITO SERENO

  5. É vergonhoso!!! Um governo que é contra a guerra ganha só em combustíveis 11,5 milhões por dia à custa da guerra!!! Vergonha!!! E até o nosso palrador Presidente não vê isso!!!
    Se um orçamento tem uma previsão de receita proveniente dos combustíveis, qual a razão de cobrar mais à custa da inflação do crude? É o nosso governo o primeiro cúmplice dessa inflação, só para tornar um qualquer nabo num “Ronaldo das Finanças”? A nadar em dinheiro qualquer cego é capaz de governar…Vergonha!
    Só falta o Medina agradecer ao Putin, se é que já não agradeceu, pois está assim a fazer a cama para ser o próximo Ronaldo! Haja vergonha meu Povo!

  6. A ideia do” Fernando Lopes” associada a um buzinão como modo de protesto, quando passarmos pelos “Edifícios Autárquicos ou Governamentais”, permite-nos a todos protestar em todo o país e ao longo do dia …

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.