Rio critica apoios aos média. Empresas de comunicação social “são iguais às de sapatos e móveis”

Lusa / Lusa

“As empresas de comunicação social são empresas iguais às que fabricam móveis, sapatos, têxteis”, disse o líder do PSD, Rui Rio, criticando os apoios que o Governo destinou aos média durante a pandemia.

Em entrevista à CMTV, Rui Rio voltou a criticar os apoios previstos pelo Governo à comunicação social, que passam pela compra antecipada de publicidade paga para compensar a perda de receitas publicitárias devido à pandemia de covid-19.

“As empresas de comunicação social são empresas iguais às que fabricam móveis, sapatos, têxteis. Se têm uma dificuldade, devem ter todos os apoios que existem para todas as empresas”, afirmou, dizendo discordar de uma subsidiação especial.

Rio admitiu, contudo, que pode ser “mais simpático dar dinheiro à comunicação social”, uma vez que o Governo precisa deste setor para “passar a sua mensagem”. “Mas isso não é um argumento de interesse nacional, é mais partidário”, apontou.

Na entrevista, o líder dos sociais democratas foi ainda questionado se defende para a TAP um empréstimo ou um aumento da participação do Estado.

“É preciso aferir também a viabilidade da empresa. É uma intervenção estratégica, mas tem limites, tem de ser feito com plano de negócios e com contas, para que possamos salvar ou não a TAP, mas salvar mesmo, não é dar balão de oxigénio”, afirmou, sublinhando que “a TAP é uma empresa tecnicamente falida”.

Rio recusou que, se o Estado aumentar a sua participação na TAP, se trate de uma nacionalização indireta. “É uma capitalização que o privado não está capaz de acompanhar, eu espero que esteja, mas se o Estado vier a entrar com mais força agora não quer dizer que fique eternamente, pode ficar quatro ou cinco anos até aparecer algum interessado na sua participação”, disse.

O Governo está a analisar a eventual concessão de apoios públicos à TAP, para assegurar a sua continuidade, segundo o relatório e contas da empresa pública Parpública, que detém 50% da companhia aérea. Atualmente, a TAP tem a sua operação suspensa quase na totalidade e, no âmbito das medidas de apoio às empresas impactadas pela pandemia de covid-19 na economia, recorreu ao ‘lay-off’ simplificado dos trabalhadores.

Na quinta-feira, em entrevista à RTP, o primeiro-ministro, António Costa, recusou-se a colocar já na agenda qualquer revisão do plano estratégico da TAP e adiantou que o Governo vai aguardar pelo quadro europeu de medidas para o setor da aviação civil.

Desde 2016 que o Estado (através da Parpública) detém 50% da TAP, resultado das negociações do Governo de António Costa com o consórcio Gateway (de Humberto Pedrosa e David Neeleman), que ficou com 45% do capital da transportadora. Os restantes 5% da empresa estão nas mãos dos trabalhadores.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Vá lá, parece que este acordou. Tem sido uma verdadeira nódoa enquanto líder da oposição. Era bom que saísse após tudo isto passar. É inaceitável pouco ou nada dizer perante tudo aquilo que temos visto e ouvido. Desde peregrinações a Fátima, às máscaras sim hoje e não amanhã, o atrasar do encerramento das fronteiras e imposição do estado de emergência quando na vizinha Espanha a situação já estava totalmente descontrolada, os apoios prometidos pelo estado que ninguém vê, os negócios dos ajustes diretos e os rios de dinheiro para a banca, enfim… as tradicionais vigarices a que o ps já nos habituou.
    Decididamente não é o homem para liderar a oposição e muito menos para Portugal.

RESPONDER

Governo brasileiro acusa revista "The Economist" de criar narrativa contra Bolsonaro

A Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Brasil acusou a revista britânica The Economist de criar uma narrativa "falaciosa, histriónica e exagerada" contra o Presidente do país, Jair Bolsonaro, após a publicação de reportagens …

El Salvador pode tornar-se o primeiro país a aceitar a Bitcoin como meio de pagamento legal

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, anunciou no sábado que enviará ao congresso do país uma proposta para adotar a bitcoin como moeda legal. O anúncio foi feito através de um vídeo, divulgado durante …

EUA aprovam novo medicamento para o tratamento do Alzheimer

A Food and Drug Administration (FDA), a autoridade dos Estados Unidos da América para a alimentação e medicamentos, aprovou pela primeira vez desde 2003 uma nova forma de tratamento para o alzheimer. O Aduhelm é o …

Jeff Bezos vai ao espaço a 20 de julho. Será um dos passageiros no primeiro voo espacial da Blue Origin

Jeff Bezos tenciona tornar-se num dos primeiros civis a viajar até ao espaço. O ainda CEO da multinacional de tecnologia norte-americana Amazon vai viajar para o espaço a 20 de julho. O fundador da Amazon revelou …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: à terceira...foram 11 contra 11

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/alemanha-1-0-portugal-o-musical-final-europeu-sub-21 Terceira tentativa. Itália nos anos 90, não resultou. Suécia já com Rui Jorge, quase deu. Alemanha, à terceira é de vez. Ou não há duas sem três? Estou na dúvida. Vou ficar à espera do …

Uma em cada quatro brasileiras sofreu violência na pandemia

Uma em cada quatro brasileiras com mais de 16 anos sofreu algum tipo de violência durante a pandemia no ano passado, informou hoje uma sondagem do Instituto Datafolha encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública …

EUA enviam avião militar carregado de vacinas para Taiwan. China fala em "provocação"

Numa altura em que o seu processo de vacinação está tão atrasado, Taiwan recebeu uma ajuda preciosa dos Estados Unidos. Aos olhos da China, a oferta é vista como uma "grande provocação". Uma delegação de senadores …

Pescadores encontram tesouro de 1,8 milhões de euros na barriga de cachalote

Um grupo de 35 pescadores encontrou na semana passada 127 quilos de âmbar cinzento dentro do estômago de um cachalote que tinha dado à costa no Golfo de Adem, no sul do Iémen. Uma carcaça de …

Rússia prepara-se para vacinar animais contra a covid-19

A Rússia revelou ter desenvolvido a primeira vacina contra a covid-19 para animais, que mostrou gerar anticorpos contra a infeção pelo vírus SARS-CoV-2 em cães, gatos, raposas e visões. A vacina, batizada Carnivak-Cov, irá começar a …

Novo Banco avança com providência cautelar para receber 112 milhões do Fundo de Resolução

O Novo Banco anunciou hoje que irá tomar “todas as medidas”, incluindo “a obtenção de uma providência cautelar”, para receber 112 milhões de euros do Fundo de Resolução, depois de a entidade ter transferido 317 …