Rui Rio abandona Assembleia em protesto contra deputados do próprio partido

Durante o debate quinzenal desta terça-feira, o líder do PSD, Rui Rio, abandonou a Assembleia da República em protesto contra os deputados do próprio partido.

Num debate quinzenal marcado pela discussão da complicado situação que Portugal atravessa face à pandemia de Covid-19, Rui Rio roubou as atenções ao abandonar a Assembleia da República num sinal de protesto contra os próprios deputados do PSD.

“O PSD tem um conjunto de deputados que estão aqui e não deviam estar. Eu vou ser o primeiro a sair para dar o exemplo”, disse Rui Rio ao presidente da Assembleia, Ferro Rodrigues.

Já tinha sido chamado à sua atenção o facto de a bancada do PSD contar com 36 deputados, em vez dos 18 que ficaram determinados como uma das medidas de contenção do novo coronavírus.

O vice-presidente do PSD, Ricardo Batista Leite, disse ao primeiro-ministro, António Costa, que os deputados “não deviam estar ali”, mas que devia estar a decorrer a comissão permanente.

“Há milhões de trabalhadores estão todos os dias a sacrificar-se para que as nossas famílias possam comer e ter uma vida minimamente normal em matéria de segurança”, justificou Ferro Rodrigues, antes de atirar: “Senhor deputado, ficou decidido que íamos ter um quinto dos deputados na sala. O PSD devia ter 18. Sabe quantos tem? 36. Não é responsabilidade do presidente, mas da vossa bancada”.

No final do debate quinzenal, Rio Rio explicou aos jornalistas o seu gesto. “Se não saem eles, saio eu. Tenho de dar o exemplo aos meus deputados, mesmo discordado do que a Conferência de Líderes decidiu”, disse.

Não podemos ter um comportamento diferente do que estamos a exigir ao povo português. Tanto me faz que seja dos outros grupos parlamentares como do meu, é assim que de deve ser, é assim que devemos dar o exemplo”, acrescentou.

Ainda assim, o líder do PSD defendeu que “discorda completamente” que se mantenha em funcionamento o plenário da Assembleia da República, tal como Ricardo Batista Leite tinha argumentado.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Com o modelo de representação que a nossa constituição estabelece é suficiente um deputado por cada partido. Assim, 10 deputados são suficientes para o funcionamento da AR, para isso basta que o voto de cada um tenha o peso da percentagem que o partido obteve nas urnas.

  2. Mau… que eu já não percebo nada disto!
    Então o anterior grupo parlamentar não respeitava o líder partidário porque tinha sido escolhido pelo anterior líder do PSD. E então este grupo parlamente foi escolhido por quem?

  3. A questão que se levanta é se estavam lá presentes para receberem as ajudas de custo inerentes à participação deles no debate. O que é uma afronta ao povo que paga e paga e tornar a pagar essas mordomias.

  4. Isto apenas explica que grande parte desta corja não tem onde cair morta. E vão ao parlamento apenas para mamar as ajudas de custo. É uma vergonha. Só miséria.

RESPONDER

"Charlie" é o robô peixe-gato da CIA que permitiu pesquisas subaquáticas (e já realizou missões secretas)

De várias formas e tamanhos, os robôs têm sido sido muitas vezes usados por muitas entidades para trabalhos de pesquisa e investigação. A CIA não é exceção e por isso desenvolveu um peixe robótico chamado …

Possível obra de Banksy surge na parede de uma famosa prisão. Pode representar Oscar Wilde

Um graffiti possivelmente pintado pelo famoso artista de rua Banksy apareceu durante a noite no lado de fora de uma parede da prisão de Reading, no Reino Unido. Na madrugada desta segunda-feira, a obra foi avistada …

Na tentativa de tirar a selfie perfeita com um elefante, indiano acaba morto pelo animal

No passado domingo, dia 28 de fevereiro, um homem de 21 anos morreu enquanto tentava tirar uma selfie com um elefante. O animal andou a pairar por zona residencial e anteriormente já tinha matado uma …

Milhares de professores vacinados antes de médicos. Presidente do México acusado de fazer política com a vacinação

Milhares de professores do ensino público que lecionam nas zonas mais rurais do México foram vacinados contra o novo coronavírus antes dos profissionais de saúde que combatem a pandemia na mesma região. De acordo com …

Passageiros com documentos e teste de covid-19 falsificados detetados pelo SEF

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve, no domingo, no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, três cidadãos portadores de documentação falsa, dois dos quais na partida de um voo com destino à República da …

Coronadiktatur, Gesichtskondom, Fussgruss. Os alemães inventaram milhares de palavras novas sobre a pandemia

O confinamento de quase quatro meses na Alemanha não colocou restrições ao seu idioma de palavras multissilábicas. Os alemães inventaram mais de 1.200 novas palavras para descrever as regras e realidades da vida em tempo …

Ordem coordena vacinação de 4000 médicos "deixados para trás"

A Ordem dos Médicos vai vacinar cerca de quatro mil médicos que trabalham em hospitais e clínicas privadas e que, por algum motivo, não foram vacinados na altura devida. De acordo com um comunicado da ordem, …

A mais recente turbina eólica chama-se Wind Catcher e é portátil

Uma empresa dinamarquesa decidiu inovar e desenvolver uma turbina eólica portátil. O Wind Catcher é mais leve, mais poderoso e mais fácil de usar do que qualquer outro sistema de energia eólica no mercado. O Wind …

Spike Lee vai produzir série documental para o 20.º aniversário dos atentados de 11 de setembro

O realizador Spike Lee está a preparar uma série documental para estrear no 20.º aniversário dos atentados do 11 de Setembro, um "retrato sem precedentes" dos nova-iorquinos e da capacidade de recuperação depois da destruição …

Guru de investimentos, Warren Buffett, assume ter cometido um "erro"

O bilionário norte-americano Warren Buffett, considerado o "guru" dos mercados de investimento, assumiu ter cometido um erro quando adquiriu, em 2016, a Precision Castparts por 32,1 mil milhões de euros. Na carta que escreve anualmente para …