Rui Rio abandona Assembleia em protesto contra deputados do próprio partido

Durante o debate quinzenal desta terça-feira, o líder do PSD, Rui Rio, abandonou a Assembleia da República em protesto contra os deputados do próprio partido.

Num debate quinzenal marcado pela discussão da complicado situação que Portugal atravessa face à pandemia de Covid-19, Rui Rio roubou as atenções ao abandonar a Assembleia da República num sinal de protesto contra os próprios deputados do PSD.

“O PSD tem um conjunto de deputados que estão aqui e não deviam estar. Eu vou ser o primeiro a sair para dar o exemplo”, disse Rui Rio ao presidente da Assembleia, Ferro Rodrigues.

Já tinha sido chamado à sua atenção o facto de a bancada do PSD contar com 36 deputados, em vez dos 18 que ficaram determinados como uma das medidas de contenção do novo coronavírus.

O vice-presidente do PSD, Ricardo Batista Leite, disse ao primeiro-ministro, António Costa, que os deputados “não deviam estar ali”, mas que devia estar a decorrer a comissão permanente.

“Há milhões de trabalhadores estão todos os dias a sacrificar-se para que as nossas famílias possam comer e ter uma vida minimamente normal em matéria de segurança”, justificou Ferro Rodrigues, antes de atirar: “Senhor deputado, ficou decidido que íamos ter um quinto dos deputados na sala. O PSD devia ter 18. Sabe quantos tem? 36. Não é responsabilidade do presidente, mas da vossa bancada”.

No final do debate quinzenal, Rio Rio explicou aos jornalistas o seu gesto. “Se não saem eles, saio eu. Tenho de dar o exemplo aos meus deputados, mesmo discordado do que a Conferência de Líderes decidiu”, disse.

Não podemos ter um comportamento diferente do que estamos a exigir ao povo português. Tanto me faz que seja dos outros grupos parlamentares como do meu, é assim que de deve ser, é assim que devemos dar o exemplo”, acrescentou.

Ainda assim, o líder do PSD defendeu que “discorda completamente” que se mantenha em funcionamento o plenário da Assembleia da República, tal como Ricardo Batista Leite tinha argumentado.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Com o modelo de representação que a nossa constituição estabelece é suficiente um deputado por cada partido. Assim, 10 deputados são suficientes para o funcionamento da AR, para isso basta que o voto de cada um tenha o peso da percentagem que o partido obteve nas urnas.

  2. Mau… que eu já não percebo nada disto!
    Então o anterior grupo parlamentar não respeitava o líder partidário porque tinha sido escolhido pelo anterior líder do PSD. E então este grupo parlamente foi escolhido por quem?

  3. A questão que se levanta é se estavam lá presentes para receberem as ajudas de custo inerentes à participação deles no debate. O que é uma afronta ao povo que paga e paga e tornar a pagar essas mordomias.

  4. Isto apenas explica que grande parte desta corja não tem onde cair morta. E vão ao parlamento apenas para mamar as ajudas de custo. É uma vergonha. Só miséria.

RESPONDER

Cientistas calculam probabilidade de contágio ao viajar de comboio

Investigadores da Universidade de Southampton, no Reino Unido, calcularam a probabilidade de contrair covid-19 ao viajar numa carruagem de comboio com uma pessoa infetada. Em colaboração com a Academia Chinesa de Ciências, a Academia Chinesa de …

Hong Kong. Magnata da imprensa Jimmy Lai libertado sob caução

O magnata da imprensa e uma das principais figuras do movimento pró-democracia de Hong Kong Jimmy Lai foi esta terça-feira libertado sob caução, constatou a agência France-Presse. Jimmy Lai tinha sido detido na segunda-feira, ao …

Lar de Reguengos de Monsaraz diz ter feito tudo para salvar vidas

A direção do lar de Reguengos de Monsaraz (Évora) onde surgiu o surto de covid-19 que causou 18 mortos garantiu ter feito “tudo” ao seu “alcance” para “salvar vidas”, nesta “crise” com “contornos dramáticos”. A Fundação …

Israel fecha os olhos e deixa palestinianos cruzarem a fronteira para ir a banhos

As autoridades israelitas têm deixado milhares de palestinianos cruzar a barreira de separação entre os dois territórios para poderem ir às praias. Este foi um fim-de-semana muito especial para Siham e os seus cinco filhos. …

Diabéticos e hipertensos voltam a ter faltas justificadas

Os diabéticos e hipertensos sem condições para desempenharem funções em teletrabalho voltam a ter direito a justificar as faltas ao trabalho devido à pandemia de covid-19, segundo um diploma publicado em Diário da República. “Os imunodeprimidos …

Deputada da Coreia do Sul debaixo de fogo. Usou um vestido no Parlamento

Na semana passada, a deputada sul-coreana Ryu Ho-jeong usou um vestido numa assembleia legislativa, sendo bombardeada com críticas que gerou um debate sobre sexismo e a cultura patriacal do país. De acordo com a CNN, na …

SC Braga oficializa "top gun" Gaitán por duas temporadas

O internacional argentino Nicolas Gaitán assinou um contrato com o Sporting de Braga válido por uma época, com outra de opção, informou esta terça-feira o clube minhoto da I Liga de futebol. Formado no Boca Juniors, …

Vacina russa chama-se "Sputnik V" e foi já pedida por 20 países

A vacina russa contra a covid-19, cujo registo foi esta terça-feira anunciado pelo Presidente, Vladimir Putin, chama-se "Sputnik V", vai começar a ser fabricada em setembro e já foi encomendada por 20 países. De acordo com …

Rui Pinto no Twitter: "Travessia do deserto” terminou mas a “luta continua”

Rui Pinto assumiu que a “árdua e longa ‘travessia do deserto’” chegou ao fim, aludindo à sua libertação, mas avisou que “a luta continua”, pois Portugal “continua um paraíso para a grande corrupção” e branqueamento …

PJ deteve suspeita de atear fogo florestal no Parque Nacional da Peneda-Gerês

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve uma mulher de 57 anos suspeita de atear um incêndio florestal registado em 4 de agosto no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), no concelho de Terras de Bouro. Em …