Rui Rio abandona Assembleia em protesto contra deputados do próprio partido

Durante o debate quinzenal desta terça-feira, o líder do PSD, Rui Rio, abandonou a Assembleia da República em protesto contra os deputados do próprio partido.

Num debate quinzenal marcado pela discussão da complicado situação que Portugal atravessa face à pandemia de Covid-19, Rui Rio roubou as atenções ao abandonar a Assembleia da República num sinal de protesto contra os próprios deputados do PSD.

“O PSD tem um conjunto de deputados que estão aqui e não deviam estar. Eu vou ser o primeiro a sair para dar o exemplo”, disse Rui Rio ao presidente da Assembleia, Ferro Rodrigues.

Já tinha sido chamado à sua atenção o facto de a bancada do PSD contar com 36 deputados, em vez dos 18 que ficaram determinados como uma das medidas de contenção do novo coronavírus.

O vice-presidente do PSD, Ricardo Batista Leite, disse ao primeiro-ministro, António Costa, que os deputados “não deviam estar ali”, mas que devia estar a decorrer a comissão permanente.

“Há milhões de trabalhadores estão todos os dias a sacrificar-se para que as nossas famílias possam comer e ter uma vida minimamente normal em matéria de segurança”, justificou Ferro Rodrigues, antes de atirar: “Senhor deputado, ficou decidido que íamos ter um quinto dos deputados na sala. O PSD devia ter 18. Sabe quantos tem? 36. Não é responsabilidade do presidente, mas da vossa bancada”.

No final do debate quinzenal, Rio Rio explicou aos jornalistas o seu gesto. “Se não saem eles, saio eu. Tenho de dar o exemplo aos meus deputados, mesmo discordado do que a Conferência de Líderes decidiu”, disse.

Não podemos ter um comportamento diferente do que estamos a exigir ao povo português. Tanto me faz que seja dos outros grupos parlamentares como do meu, é assim que de deve ser, é assim que devemos dar o exemplo”, acrescentou.

Ainda assim, o líder do PSD defendeu que “discorda completamente” que se mantenha em funcionamento o plenário da Assembleia da República, tal como Ricardo Batista Leite tinha argumentado.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Com o modelo de representação que a nossa constituição estabelece é suficiente um deputado por cada partido. Assim, 10 deputados são suficientes para o funcionamento da AR, para isso basta que o voto de cada um tenha o peso da percentagem que o partido obteve nas urnas.

  2. Mau… que eu já não percebo nada disto!
    Então o anterior grupo parlamentar não respeitava o líder partidário porque tinha sido escolhido pelo anterior líder do PSD. E então este grupo parlamente foi escolhido por quem?

  3. A questão que se levanta é se estavam lá presentes para receberem as ajudas de custo inerentes à participação deles no debate. O que é uma afronta ao povo que paga e paga e tornar a pagar essas mordomias.

  4. Isto apenas explica que grande parte desta corja não tem onde cair morta. E vão ao parlamento apenas para mamar as ajudas de custo. É uma vergonha. Só miséria.

RESPONDER

Novas linhas ferroviárias de alta velocidade. Porto-Lisboa vai fazer-se em 1h15 (e Porto-Vigo em apenas 1h)

O Governo anunciou, esta quinta-feira, o Programa Nacional de Investimentos (PNI) 2030, que tem como um dos principais focos uma nova linha ferroviária de alta velocidade para ligar Lisboa-Porto num hora e 15 minutos. O jornal …

Arqueólogos descobrem esqueleto que acreditam pertencer a guerreiro anglo-saxão

Uma equipa de arqueólogos desenterrou um esqueleto que parece ter pertencido a um guerreiro anglo-saxão. Os especialistas dizem que a descoberta lança uma nova luz sobre a ascensão e queda das tribos locais. O esqueleto foi …

Ana Rita Cavaco ataca plano de inverno (e duvida que Marcelo "tenha ficado mais sossegado")

Ana Rita Cavaco reuniu-se com Marcelo Rebelo de Sousa, mas duvida que o Presidente tenha ficado mais tranquilo após ter ouvido os representantes do setor da Saúde, no Palácio de Belém. Ana Rita Cavaco, presidente da …

Nuno Mendes, "hábil como Ronaldinho"

  Portal conceituado destaca o jovem lateral do Sporting e cita Cristiano Ronaldo... várias vezes. Gigantes europeus atentos à evolução do jogador. Nuno Mendes é o foco de um artigo do portal Goal, embora Ronaldo (e Ronaldinho) …

Irão e Rússia estarão a tentar interferir nas presidenciais dos EUA

O diretor nacional dos serviços de informação dos Estados Unidos disse na quarta-feira que Irão e Rússia obtiveram informações dos eleitores norte-americanos e que estão a tentar interferir nas eleições presidenciais de 3 de novembro. "Queremos …

Cientistas revertem a doença de Parkinson em ratos

Uma equipa de cientistas conseguiu reverter totalmente a doença de Parkinson em ratos. Os animais deixaram de apresentar sintomas e recuperaram neurónios. A doença de Parkinson resulta da redução dos níveis de uma substância que funciona …

Entrevista a Carlos Cueva, autor de estudo inédito sobre os jogos à porta fechada

Carlos Cueva, 34 anos e professor na Universidade de Alicante há seis anos. Estudou em Inglaterra, onde completou um doutoramento em Economia. O ensino e a investigação ocupam o seu tempo. É especialista em investigação …

Ministro da Saúde do Brasil infetado com covid-19

Eduardo Pazuello, ministro da Saúde brasileiro, está infetado. Também esta quarta-feira, o governante foi admoestado por Jair Bolsonaro, que negou haver intenção do Brasil comprar 46 milhões de doses de vacina chinesa. O ministro da Saúde …

PSD vai votar contra o OE2021. PS acusa Rio de abandonar defesa do "interesse nacional"

O secretário-geral adjunto socialista disse esta quarta-feira que não surpreende o voto contra do PSD à proposta de Orçamento do Estado para 2021 (OE2021), considerando, no entanto, que Rui Rio “deixou cair” o valor do …

As vacas preferem interagir cara a cara com as pessoas. Ficam mais relaxadas

Um novo estudo descobriu que as vacas preferem interagir com os seres humanos cara a cara e que ficam os animais ficam mais relaxados com este tipo de interação do que quando ouvem uma voz …