Rui Rio abandona Assembleia em protesto contra deputados do próprio partido

Durante o debate quinzenal desta terça-feira, o líder do PSD, Rui Rio, abandonou a Assembleia da República em protesto contra os deputados do próprio partido.

Num debate quinzenal marcado pela discussão da complicado situação que Portugal atravessa face à pandemia de Covid-19, Rui Rio roubou as atenções ao abandonar a Assembleia da República num sinal de protesto contra os próprios deputados do PSD.

“O PSD tem um conjunto de deputados que estão aqui e não deviam estar. Eu vou ser o primeiro a sair para dar o exemplo”, disse Rui Rio ao presidente da Assembleia, Ferro Rodrigues.

Já tinha sido chamado à sua atenção o facto de a bancada do PSD contar com 36 deputados, em vez dos 18 que ficaram determinados como uma das medidas de contenção do novo coronavírus.

O vice-presidente do PSD, Ricardo Batista Leite, disse ao primeiro-ministro, António Costa, que os deputados “não deviam estar ali”, mas que devia estar a decorrer a comissão permanente.

“Há milhões de trabalhadores estão todos os dias a sacrificar-se para que as nossas famílias possam comer e ter uma vida minimamente normal em matéria de segurança”, justificou Ferro Rodrigues, antes de atirar: “Senhor deputado, ficou decidido que íamos ter um quinto dos deputados na sala. O PSD devia ter 18. Sabe quantos tem? 36. Não é responsabilidade do presidente, mas da vossa bancada”.

No final do debate quinzenal, Rio Rio explicou aos jornalistas o seu gesto. “Se não saem eles, saio eu. Tenho de dar o exemplo aos meus deputados, mesmo discordado do que a Conferência de Líderes decidiu”, disse.

Não podemos ter um comportamento diferente do que estamos a exigir ao povo português. Tanto me faz que seja dos outros grupos parlamentares como do meu, é assim que de deve ser, é assim que devemos dar o exemplo”, acrescentou.

Ainda assim, o líder do PSD defendeu que “discorda completamente” que se mantenha em funcionamento o plenário da Assembleia da República, tal como Ricardo Batista Leite tinha argumentado.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Com o modelo de representação que a nossa constituição estabelece é suficiente um deputado por cada partido. Assim, 10 deputados são suficientes para o funcionamento da AR, para isso basta que o voto de cada um tenha o peso da percentagem que o partido obteve nas urnas.

  2. Mau… que eu já não percebo nada disto!
    Então o anterior grupo parlamentar não respeitava o líder partidário porque tinha sido escolhido pelo anterior líder do PSD. E então este grupo parlamente foi escolhido por quem?

  3. A questão que se levanta é se estavam lá presentes para receberem as ajudas de custo inerentes à participação deles no debate. O que é uma afronta ao povo que paga e paga e tornar a pagar essas mordomias.

  4. Isto apenas explica que grande parte desta corja não tem onde cair morta. E vão ao parlamento apenas para mamar as ajudas de custo. É uma vergonha. Só miséria.

RESPONDER

Covid-19 já matou mais pessoas em Nova Iorque do que o 11 de setembro

O Estado de Nova Iorque recenseou esta segunda-feira 731 mortos num só dia, elevando o total de vítimas mortais para 5.489 desde o início da pandemia de Covid-19 nos Estados Unidos, indicou o governador Andrew …

Cofundador do Twitter doa 28% da riqueza para causas solidárias. Incluindo combate à Covid-19

O cofundador do Twitter, Jack Dorsey, anunciou que vai doar mil milhões de dólares (920 milhões de euros), 28% da sua riqueza pessoal, para causas solidárias, incluindo a luta contra a pandemia da Covid-19. Numa mensagem …

Reclusos libertados e cortes de água, luz, gás e internet suspensos

Esta quarta-feira, no Parlamento, a esquerda viabilizou o projeto do Governo para libertar reclusos. O PS vai ainda viabilizar as propostas do PCP e do BE que suspendem cortes na água, luz, gás e internet. A …

Pandemia deixa passaporte português mais "forte". É o sexto mais poderoso do mundo

A pandemia desencadeada pelo novo coronavírus oriundo da China (covid-19) tornou o passaporte português mais forte. O documento português subiu uma posição no ranking da Henley Passport Index, estando agora o documento na sexta posição dos …

SAD do Leixões avança para lay-off

A SAD do Leixões propôs ao plantel "que nos próximos três meses, abril incluído, pagaria metade do salário em cada mês, valores que seriam repostos ao longo do trimestre que se seguiria". O plantel do Leixões, …

Rui Pinto colocado em prisão domiciliária

O hacker Rui Pinto, criador do Football Leaks e autor das revelações do caso Luanda Leaks, foi colocado em prisão domiciliária esta quarta-feira. Rui Pinto, que estava em prisão preventiva desde 22 de março de 2019, …

Detidas 33 pessoas desde a renovação do estado de emergência

A PSP e a GNR detiveram, até terça-feira, 33 pessoas pelo crime de desobediência desde 3 de abril, totalizando 141 as detenções feitas desde o início do estado de emergência, indicou o Ministério da Administração …

Bruxelas disponibiliza 300 milhões de euros a pequenas e médias empresas para alavancar investimentos

O programa "Escalar" disponibiliza 300 milhões de euros, através do Fundo Europeu de Investimento, para apoiar investimentos de pequenas e médias empresas "promissoras" que queiram crescer. A Comissão Europeia anunciou que vai disponibilizar 300 milhões de …

Maçonaria cancela eleições e proíbe rituais em sessões virtuais

A pandemia de Covid-19 levou o Grão Mestre do Grande Oriente Lusitano, Fernando Lima, a principal obediência maçónica em Portugal, a cancelar as eleições e a proibir os encontros com rituais maçónicos 'online', visto que …

Mourinho quebra regras e assume que errou ao ir treinar com Ndombele

Fotografias e vídeos divulgados nas redes sociais mostram José Mourinho e os jogadores do Tottenham a treinar juntos e a violar as regras de segurança impostas devido ao surto do novo coronavírus. O Tottenham, treinado por …